Com frequência se ouve chefes falando mal de seus colaboradores com outros colaboradores e com outras pessoas, inclusive, de fora da empresa. Essa atitude faz sentido? é coerente? Visto que o chefe é o responsável pela contratação da equipe?
Vamos esclarecer algo importante: a responsabilidade pela formação da equipe de quem é? do chefe do setor mesmo quando a empresa tem RH exclusivo para contratação e treinamento porque quem passa as diretrizes para nova contratação é ele ou são eles que opinam. Se quem contratou ou ajudou a contratar é chefe como ele pode falar mal dos colaboradores? Ajudando ou não na contratação a responsabilidade pelo desempenho da equipe é dele.
Quanto antes chefes entenderem que a responsabilidade pelo desempenho da equipe é deles mais eficientes serão os treinamentos. Quanto antes entender que falar mal só mina os relacionamentos e ainda é um demérito para a própria competência melhor serão os diálogos.
Não fale mal de sua equipe jamais! Se você acha que existe pontos a serem melhorados com os colaboradores ofereça treinamento contínuo e se envolva com a responsabilidade do desempenho de todos. Incentive os colaboradores a serem melhores todos os dias e divida, compartilhe o conhecimento com eles, ouça e pergunte o que pode ser melhor.
A contratação e a dispensa é responsabilidade do chefe! Se chegou ao ponto de pensar em falar mal: pense, avalie e veja o que está faltando em relação a treinamento e desenvolvimento profissional da equipe.
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