Pular para o conteúdo principal

Devo compartilhar meu conhecimento com os colegas de trabalho?

   

Vamos começar esclarecendo que conhecimento não tem nada haver com informações confidenciais ou privilegiadas que essas não devem ser compartilhadas! 
Aqui estou me referindo a conhecimento de fato: você trabalha a mais tempo na empresa e conhece bem o sistema, portanto ensine para o colega que é mais novo e que tem dificuldades.

Compartilhe sim o seu conhecimento dentro da empresa. Quem compartilha o conhecimento está pensando no crescimento de todos: da empresa, da equipe e de si. Não finja que não tem tempo se o colega lhe solicitar ajuda. Ajude! 

Geralmente, as pessoas que não compartilham conhecimento com os colegas de trabalho porque têm medo de o colega tomar o seu posto: inseguranças da vida em equipe. Mas para isso os profissionais mais requisitados vivem se atualizando e mantendo os estudos e cursos em dia para não ficarem desatualizados e perderem seus postos.

Se o seu caso é insegurança: aja! procure melhorar enquanto trabalhador. Faça uma avaliação da sua vida profissional e veja o que pode evoluir para ter mais segurança. Se precisar de ajuda para resolver problemas privados procure auxílio psicológico. Tratar da mente é o mesmo que tratar de qualquer outra parte do corpo quero dizer com isso: que é tão importante quanto. 

Tenha o desejo genuíno de ver os colegas de trabalho bem profissionalmente pois se cada um está satisfeito a equipe se desenvolve melhor. Compartilhe conhecimento e solicite o conhecimento do colega quando necessário. Incentive esse tipo de ação.

Posts Relacionados:






No instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, empreendedorismo, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!



Bom Trabalho!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chocolate, Vida saudável e Trabalho!

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Confesso que um chocolate após o almoço com cafezinho me deixa mais alerta para trabalhar durante o resto do dia. Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Na foto estão os 85% cacau e o, que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?

Eu escolhi me adaptar aos poucos. fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%... 85% que é amargo mesmo e 99% cacau!

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Aqui 70% da cacau show! Mais forte que o anterior!



Aqui 80% cacau da Lindt e da Cacau show!!! Os dois são bons, porém o Lindt tem o preço de importação então é mai…

Aprendizados que a quarentena me trouxe

Aqui um PDF para impressão com uma lista para reflexão e para ser posta em prática após os acontecimentos. E qual o motivo dessa lista agora? se a quarentena nem terminou ainda? Geralmente, temos mais detalhes do problema no momento em que ele está sendo vivido. Depois do caso passado ele é lembrado mas não mais com a riqueza de detalhes do momento.
O importante é escrever os pontos mais importantes agora no "calor" das emoções. Para depois de passado o problema com a cabeça fria o profissional possa começar a refletir em cima de sua lista e em uma terceira etapa começar a planejar como colocará em prática.
Muitos dos problemas individuais vividos nesse momento nem se quer serão lembrados depois dos fatos terminados. Com essa lista será possível agir para quem sabe em uma próxima crise ser possível viver com mais tranquilidade em relação a vida profissional.
Mas o que vou anotar nessa folha? Tudo que está lhe fazendo falta nesse momento de crise por exemplo: "preciso te…

Por que Planejar é importante?

1) Definir os objetivos é o primeiro passo para ir de encontro a eles. Ter claro! de onde vai sair - para saber onde quer chegar! Se os objetivos estão sendo traçadas em conjunto ou em dupla é necessário organizar para observar se todos estão pensando da mesma forma. Assim, ninguém vai se perder no caminho. Metas Pessoais X Metas Profissionais

2) Para alcançar os objetivos com êxito é necessário, que tarefas sejam feitas diariamente . Objetivos Claros?! As metas diárias podem ser agendadas e traçadas com competência e exercidas com desempenho. Para que  nenhum detalhe importante será esquecido e tudo se desenvolva com mais tranquilidade. A Minha Estratégia é o Planejamento

3) Cada meta deve ser avaliada em relação a seus custos benefícios e ser cuidadosamente pensada. Será que vale a pena? O preço que ela custa é ideal para o bolso? O tempo que leva está de acordo com a vida real? Ou pode ser trocada por algo parecido e mais barato em custo e tempo?

4) Quando tudo está planejado os r…