Quando se faz uma seleção para contratar um colaborador é necessário pensar antes de começar: quais são os requisitos que o cargo exige e quais são as características profissionais que busco nessa pessoa. Contratar sem pensar e planejar pode surtir em mais rotatividade, estresse desnecessário, desperdício de dinheiro e de tempo.
O cargo exige que a pessoa tenha quais requisitos técnicos? ensino médio, superior, pós graduação? Algum curso específico? quais tipos de conhecimento tecnológico que o cargo exige? é necessário ter experiência no mercado? de quanto tempo? qual período de tempo que será executado o trabalho? oito horas por dia? meio turno? é possível trabalhar remotamente? precisar viajar? saber dirigir? O termo atual para essas habilidades técnicas relacionadas ao cargo são chamadas de (hard skills).
Porém, além dessas habilidades técnicas existem as habilidades de relacionamento. Quais as habilidades são necessárias para trabalhar com essa atividade nessa empresa? paciência, introspeção, extroversão, adaptabilidade, resiliência, organização, empatia, negociação? Essas habilidades comportamentais que dizem respeito aos relacionamentos interpessoais são designadas soft skills, atualmente.
Faça um plano de cargos pois a probabilidade de contratar a pessoa certa para o cargo é maior. Porém, sua empresa é atrativa para essas pessoas que você busca?
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