Formar profissionais dentro da equipe que ajudem os novatos a se adequarem e se sentirem pertencentes ajuda demais no entrosamento, permanência e produtividade da empresa. Isso quer dizer um aprendiz ao lado de um mestre sempre.
Pense em formar essa pessoa para que ocupe o lugar de mestre dentro da equipe e esse membro não é o líder pelo contrário é alguém, também ou mais, competente para tal e que irá ajudar nesse entrosamento entre profissional e empresa. O líder nem sempre pode acompanhar a equipe nas atividades diárias, porém um colega que é capacitado para tal: sim!
Essa pessoa escolhida deve ter alguns atributos como: paciência, gostar de ensinar, generosidade, gostar de trabalhar em equipe, saber as regras da empresa, saber a cultura da empresa, honestidade, ética etc. Esse profissional deve gostar muito do que faz pois ele pode ensinar alguém que poderá em pouco tempo ser ainda melhor que ele e o líder deve estar atento para não existir uma briga de egos. Egocêntricos não servem para um cargo como esse.
Quando um profissional estiver sendo formado para mestre ele deve saber disso para que o líder possa observar quais serão suas atitudes tendo esse "poder" de formação. Ele pode se sentir feliz e gratificado assim como pode se sentir poderoso e pronto para semear a discórdia. Se ele se sentir pronto para semear a discórdia essa não é a pessoa certa para o cargo. Fique atento aos sinais e colocações.
Esse pode ser um posto ocupado por profissionais que passaram por determinadas etapas e se saíram muito bem. Essas etapas devem ser pensadas e criadas pelo líder de acordo com a cultura e necessidades da empresa. Uma sugestão: ao final de cada etapa concluída (com excelente desempenho) o profissional receba um botons/pins daquela etapa para pendurar em sua corda do crachá.
Esse método é uma forma de estreitar os laços da empresa com o novo membro mas não substitui os outros métodos de treinamento contínuo.
Posts Relacionados:
No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle
No Facebook: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!