Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Um aprendiz ao lado de um mestre


Formar profissionais dentro da equipe que ajudem os novatos a se adequarem e se sentirem pertencentes ajuda demais no entrosamento, permanência e produtividade da empresa. Isso quer dizer um aprendiz ao lado de um mestre sempre. 

Pense em formar essa pessoa para que ocupe o lugar de mestre dentro da equipe e esse membro não é o líder pelo contrário é alguém, também ou mais, competente para tal e que irá ajudar nesse entrosamento entre profissional e empresa. O líder nem sempre pode acompanhar a equipe nas atividades diárias, porém um colega que é capacitado para tal: sim!

Essa pessoa escolhida deve ter alguns atributos como: paciência, gostar de ensinar, generosidade, gostar de trabalhar em equipe, saber as regras da empresa, saber a cultura da empresa, honestidade, ética etc. Esse profissional deve gostar muito do que faz pois ele pode ensinar alguém que poderá em pouco tempo ser ainda melhor que ele e o líder deve estar atento para não existir uma briga de egos. Egocêntricos não servem para um cargo como esse.

Quando um profissional estiver sendo formado para mestre ele deve saber disso para que o líder possa observar quais serão suas atitudes tendo esse "poder" de formação. Ele pode se sentir feliz e gratificado assim como pode se sentir poderoso e pronto para semear a discórdia. Se ele se sentir pronto para semear a discórdia essa não é a pessoa certa para o cargo. Fique atento aos sinais e colocações. 

Esse pode ser um posto ocupado por profissionais que passaram por determinadas etapas e se saíram muito bem. Essas etapas devem ser pensadas e criadas pelo líder de acordo com a cultura e necessidades da empresa. Uma sugestão: ao final de cada etapa concluída (com excelente desempenho) o profissional  receba um botons/pins daquela etapa para pendurar em sua corda do crachá. 

Esse método é uma forma de estreitar os laços da empresa com o novo membro mas não substitui os outros métodos de treinamento contínuo.

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...