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Líder: não aceite comportamentos inadequados


Com frequência, alguns líderes, preferem fingir que não viram determinados comportamentos para "não se incomodar". Sim! o líder precisa se desacomodar e tomar gerência dos maus hábitos. Vou listar aqui cinco comportamentos inadequados que não devem ser admitidos para que não evoluam para algo pior:

1) Aumentar o tom de voz. Nem pensar! Ambiente profissional não é lugar de se aumentar o tom de voz. Como solicitar que a pessoa baixe o tom:" fulano, por gentileza, baixe o tom de voz." Com educação mas firme! e se a pessoa seguir: "fulano, quando você se acalmar me procure para que possamos seguir esse assunto"e não retorne com a pessoa para área comum da equipe para não minar o trabalho de todos. Peça que ela fique ali onde está para se acalmar.

2) Dizer palavrões e palavras de baixo calão mesmo que em tom de voz baixo. Como solicitar que isso não aconteça. Seja direto: "fulano, palavrões e palavras de baixo calão - não! E seja direto quantas vezes for necessário. Com educação e gentileza mas com convicção.

3) Qualquer atitude fora do código de conduta e ética empresarial da empresa. Não finja que não viu pois se está no código da empresa e o código prevê algum tipo de advertência - faça sem pensar duas vezes. Os grandes comportamentos inadequados começam com pequenas ações inadequadas e são elas que devem ser estancadas.

4) Comportamento grosseiro ou desrespeitoso com colegas de trabalho. Fale na hora que você viu e se foi um colaborador que veio reclamar desse tipo de comportamento - resolva na hora. Não deixe para depois.

5) Fofoqueiro no ambiente profissional que mina o relacionamento da equipe. As providências devem ser tomadas tão logo o líder souber ou perceber.

Lembre: o líder deve ser exemplo de comportamento para qualquer uma dessas 5 atitudes citadas acima. Se o líder age de forma inadequada, como qualquer uma das formas acima mencionadas, com seus colaboradores não pode cobrar uma atitude diferente pois não acontecerá. É incoerente

Seja o profissional que você quer ver em seus colaboradores.

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