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Saber pedir ajuda.


Saber pedir ajuda é uma característica valiosa para quem deseja se desenvolver na vida profissional. Mas pedir ajuda quando necessário é diferente de se aproveitar em excesso dos colegas. Pedir ajuda é muitas vezes essencial para que um dia de trabalho fique mais produtivo.

Pedir ajuda não é sinal de fraqueza e menos ainda de incompetência. Pedir ajuda é sinal de quem deseja fazer melhor suas tarefas e de valorização do trabalho que desempenha. Se existe um projeto em andamento que pode ser entregue antes do prazo ou com melhor qualidade caso um outro colega ajude: solicite esse aporte.

E se o tipo de ajuda que você precisa é sobre a vida profissional mas não propriamente sobre um trabalho específico: uma opinião ou ajuda para uma decisão. Escolha um amigo que você sinta confiança em conversar e que você admira, também, enquanto profissional. Ter uma pessoa em quem confiar assuntos profissionais é muito reconfortante.

E um Mentor? Se você tem acesso a uma pessoa mais experiente do que você (e isso não tem muito haver com idade e sim com experiência naquilo que você busca) procure esse profissional. Nesse caso pode ser um amigo, um familiar ou até uma profissional contratado. Mas peça ajuda!

Sempre que se pede ajuda se cresce um pouco profissionalmente com a troca de experiências. Não fique com aquela dúvida sobre o que fazer ou como fazer, se está certo ou errado - peça ajuda. Dúvidas e inseguranças são comuns para todos os trabalhadores.

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