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O Atendimento ao cliente é o reflexo dos processos internos


O atendimento ao cliente é o reflexo dos processos internos administrativos e gerenciais da empresa. Sim! É importante que os processos sejam organizados e revisitados sempre que necessário para manter um atendimento de qualidade e pensado para o cliente.

Um processo importante dentro da área administrativa da empresa é o planejamento e execução de treinamento para equipe, porém se esse treinamento não for gerenciado de forma qualificada o cliente quem vai sofrer parte das consequências. 

Um outro exemplo de processo e esse faz parte do comércio em geral mas em estabelecimentos menores atinge demais o cliente: é a chegada de produtos. Pois eles chegam em caixas e caso essas caixas precisem entrar e passar pelo mesmo local onde estão os clientes: a equipe deve estar muito bem treinada e ter jogo de cintura para não criar uma indisposição ou um desagrado. Eu ouço muito de comerciante: "mas o cliente tem que entender" - Minha resposta: A compreensão do cliente não passará de 10% e os outros 90% é planejamento, organização e gerenciamento de processos. 

A concorrência profissional e comercial está cada dia mais acirrada, portanto dar atenção aos processos administrativos e gerenciais é de suma importância.

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