Pular para o conteúdo principal

5 Fatores gerenciais para um bom atendimento ao cliente


Sim! Fatores gerenciais influenciam diretamente e indiretamente na forma como a equipe atende o cliente. Separei aqui cinco desses fatores que fazem muita diferença no atendimento ao cliente:

1) Regras claras para todos os colaboradores (independente de hierarquia): aqui me refiro em regras que foram pensadas e são coerentes com aquela empresa e com o ambiente. Um código de conduta ética. Regras subentendidas não servem para um lugar que trabalham profissionais e que pretende crescer.

2) Gerenciamento constante: isso quer dizer alguém que acompanha a equipe na maior parte do tempo. Que dá suporte para as dúvidas pois elas surgem no decorrer do dia e se não sanadas na hora são esquecidas. 

3) Gerenciamento de qualidade: a pessoa que acompanha a equipe deve estar capacitada para isso. Ter paciência, estar pronto para lidar com situações inusitadas, estar disposto a ensinar, saber dizer não, ser um bom exemplo, saber que a sua função é de facilitador e não de ditador etc.

4) Treinamento constante da equipe: treinamento deve ser feito pelo menos duas vezes ao mês. Para criar raízes nos assuntos que não devem ser perdidos de vista. Um treinamento a cada trimestre ou semestre funcionam mas apenas por um curto período motivacional.

5) Treinamento de qualidade: fazer um planejamento por semestre e por ano de todos os assuntos importantes a serem tratados com aquela equipe e ou com aquele líder. Para isso não pode ser algo pronto pois cada equipe e cada líder tem as suas necessidades e suas peculiaridades. Deve ser construído com líderes, gerentes e equipe.

Não existe uma fórmula pronta para que uma equipe ofereça resultados de bom atendimento e sim trabalho conjunto e constante. Sempre que se trabalha com fator humano se trabalha em um ambiente plural, incerto e variável.

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira pelos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos

Doando Plantas: que você não quer mais!

Que tal doar as plantas que você não quer mais? Aqui surge uma oportunidade para aqueles que tem uma planta , árvore e ou flor em casa e também para aqueles que não têm plantas mas querem ter. Se você tem uma planta em sua casa ou no seu escritório que não vingou  e ou quer mudar a decoração e não sabe o que fazer com elas? Doe! Sabe aquele velho ditado "se você não quer tem quem queira" essa situação se aplica! Porque colocar no lixo algo que ainda pode ser cuidado por alguém? As vezes a situação é de viagem: vai viajar? passar um bom tempo fora e não tem quem cuide de suas plantas? quem sabe doar para alguém que se interesse antes de viajar? Conte para todos que você conhece que está doando! Via mídias sociais! Tire fotos e mostre para os amigos! logo aparecerá um novo lar para sua planta!   Caso deseje escrever uma mensagem aqui nesse post como tantas pessoas já fizeram: lembre de escrever qual seu Estado, sua Cidade e suas redes sociais pois o blog recebe leito

Livro: Meu livro da consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia

Esse livro é um dos que uso muito: é pequeno deve ter em torno de 12 cm x 17 cm mas tem 400 páginas. Acho ele otimista sem ser exagerado e traz reflexões que muitas vezes ficam lá guardadas no subconsciente. O título é bem propício pois traz reflexões para que sejam conscientizadas e adequadas para realidade de cada um.  O autor é Terapeuta e professor universitário. Esse é um livro que pode ser usado em diversos momentos da vida mas nesses momentos de insegurança e descrença mundial é ainda mais útil. Cada folha dele tem data (sem ano) e uma reflexão para o dia. É bom colocar na balança determinados assuntos como: vida profissional, forma de vida cotidiana, pessoas e coisas que não acrescentam etc. Enfim, uma vida mais leve e satisfatória de acordo com as expectativas de cada um. Livro: Meu livro da Consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia Autor: Tadashi Kadomoto Editora: Gente  Número de páginas: 400 ISBN: 978-85-452-0212-7 Ano da Edi