O objetivo de mapear os processos de uma empresa ou um processo específico é reunir todas os detalhes possíveis do andamento diário daquele local ou daquele sistema para melhorar cada etapa. Com o uso de ferramentas administrativas é possível observar e entender como os fluxos de tarefas cotidianas estão sendo executadas e onde estão os pontos críticos.
Com o mapeamento de processos e o gerenciamento constante dele é possível tê-lo como método de vantagem competitiva. Quanto melhor os detalhes de cada etapa estão mapeados melhores serão os resultados finais, isso quer dizer: mais agilidade nos processos, menor retrabalho, melhor desempenho da equipe, redução de desperdícios, maximização dos recursos, melhor satisfação do cliente final, melhor relação com fornecedores, qualidade na relação com os colaboradores etc.
Depois de feito o mapeamento de processos pela primeira vez é interessante que se mantenha uma constância de gerenciamento das etapas. Fazer uma vez e nunca mais gerenciar irá funcionar por um período mas depois ele perde um grande percentual de eficiência pois deve ser acompanhado sempre que: se perde eficiência e ou aumentam os gargalos, e ou pioram os resultados, se quer melhorar um detalhe específico ou simplesmente pelo fato de fazer meses que não se dá atenção aos processos.
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