Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

A cultura da empresa e a equipe da linha de frente

   

A cultura da empresa ainda fica muito entre gerentes e supervisores, porém pouco chega desse assunto na equipe de linha de frente. A cultura empresarial é composta pelo propósito, pelos valores daquele lugar e pela missão de entregar o prometido ao cliente.

Mas esse assunto ainda está muito no mundo da teoria entre gerentes e supervisores e pouco discutido com quem atende o cliente diretamente. Mas aqui não me refiro a meia duzia de treinamentos por ano para explicar o que significa cada um dos itens do propósito da empresa. Transmitir a cultura de forma adequada e diária para equipe por intermédio de gerentes e supervisores além do acompanhamento constante de treinamentos.

São os gerentes e supervisores que serão encarregados de mostrar no dia a dia qual o significado daquelas palavras bonitas que estão em um código de ética por exemplo. São eles que irão demostrar de forma ativa como se faz um bom atendimento e como o cliente gosta de ser tratado.

Em boa parte das empresas o atendimento ao cliente ainda está muito aquém do que poderia ser. Quando um vendedor está esperando o cliente entrar: faz o quê? com que semblante ele deve estar? como deve ser esse primeiro contato com o cliente? a equipe da linha de frente que está aguardando o cliente entrar (no varejo por exemplo) deve ficar no celular? tratando assuntos internos em voz alta? O caixa deve ser solícito ou carrancudo na hora do pagamento? essas atitudes e muitas outras fazem parte do acompanhamento diário de gerentes e supervisores.

Gerentes e supervisores são os facilitadores entre o que a empresa espera do colaborador e o que o colaborador espera da empresa. Esse acompanhamento é de suma importância para que ambos saiam satisfeitos e o cliente ainda mais feliz! 

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas expectativas.