Lamentavelmente, minhas experiências e os relatos que ouço sobre atendimento ao cliente não são dos melhores. Em momentos de crise essas empresas que não oferecem a devida atenção para o assunto ao longo do ano sofrem em dobro.
O atendimento é ruim presencial? não será diferente no on line! Porque o problema não é o meio de comunicação com o cliente e sim as pessoas que ali estão. Escrevo muito aqui no blog que para existir um atendimento de qualidade as pessoas devem ter treinamento constante e não um cursinho lá e outro cá. Atendimento com qualidade significa gerenciamento constante dos pontos positivos e negativos daquela equipe.
Se os negócios não estão bons pode acreditar que tudo pode piorar com atendimento de baixa qualidade. O que esperar de uma empresa que os poucos clientes que procuram ainda são mal atendidos? Nada muito produtivo!
Se no momento não é possível trazer profissionais externos que possam ajudar nesse gerenciamento: pare! Observe a equipe mas não com olhar de quem procura culpados e sim com uma visão de desenvolvimento. Estude! Leia! aqui mesmo no blog tem muitos textos sobre atendimento e gerenciamento.
Busque entender porque suas vendas não estão vingando nos meios à distância e pense em melhorias!
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Ótima reflexão Dani! Podemos acrescentar também a falta de divulgação do seu negócio. A internet hoje está disponível para contribuir como ferramenta para levar os empreendimentos para dentro dos lares das pessoas, mas mesmo assim, os empreendedores se limitam ao usar ela ou as vezes nem recorrem a este recurso.
ResponderExcluirExatamente! Muito bem colocado, inclusive, quando um negócio é divulgado digitalmente de forma profissional atrai cada vez mais interessados naquela empresa. Mas lembrando que o atendimento presencial deve ter a mesma qualidade do virtual e vice versa. Obrigada por sua colocação é de extrema relevância para a reflexão.
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