Pular para o conteúdo principal

Racionamento! Foco em melhorias!

Quem tem um negócio próprio sabe que, na maioria das vezes, permanecer ativo não é nada fácil!

Porém, manter a calma é necessário para o bem estar do empreendedor, da empresa e de todos aqueles que dela dependem.

Claro, que aqui estou me referindo a tempos difíceis de racionamento e não de "falência"...o que, sem dúvida, pode ser um assunto para outro dia!

Nos momentos mais complicados as vendas caem e o otimismo é afetado diretamente mas pensar no problema não ajuda em nada! Então quem sabe voltar o pensamento para melhorias, sem custos, nesse momento, seja a melhor opção.

Se seu negócio é um escritório ou prestador de serviços ou loja física/virtual e comércio em geral aproveite esse tempo e observe os processos. Avalie o que pode ser melhorado neles.

Três momentos importantes:

1) Atendimento ao telefone:

a) Você acha que esse momento está satisfatório?
b) a pessoa que atende o cliente ao telefone tem todas as informações que precisa para auxiliar o cliente?
c) Se não tem todas as informações: ela tem a quem recorrer facilmente?
d) Quem sabe perguntar a essa pessoa quais as dificuldades que ela tem com o cliente?
e) Ela ou ele estão motivados e tem paciência para esse atendimento?

2) Estoque:

a) Tem algum produto meio paradão? Quem sabe colocar ele em destaque, avaliar um desconto especial?
b) Na loja física: se os produtos são embalados! como andam as embalagens? Oferecem embalagens para presente mesmo que sejam vendidas?
    Na loja virtual: Qual caixas são usadas para enviar os produtos? podem ser caixas recicladas por exemplo? ou os valores e outras opções podem ser revistas com o fornecedor?
c) Você faz algum tipo de cadastro de cliente? quem sabe fazer um para os clientes que desejam ser avisados de produtos novos? nome, e-mail e Whatsapp?! Com isso terá um novo canal de relacionamento com os clientes que assim desejarem.

3) No momento em que o cliente paga o que comprou:

a) A cobrança é ágil e rápida?
b) Se loja física: existem pequenos itens perto do caixa que o cliente ainda possa fazer uma última compra por impulso? Esses produtos são trocados ou revistos sempre? Estão expostos de forma atrativa para o cliente?
c) Se loja virtual: no carrinho ainda existe o botão voltar para comprar? Pois ele pode olhar a compra e lembrar de algo que esqueceu ou mesmo acha que pode gastar mais. Mas nesse momento não encontra mais o botão de voltar para comprar!

Procure respostas dentro do seu ramo de atuação para essas questões com objetivo de melhorar ao máximo!

Mãos a obra! Colocar em prática! Evoluir!

Posts relacionados:

Rever Processos Administrativos e Gerenciais

Treinamento Humanizado

Paciência

5 Dicas para Prosperar em dias Difíceis

Padronização do atendimento ao telefone

No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Meu livro da consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia

Esse livro é um dos que uso muito: é pequeno deve ter em torno de 12 cm x 17 cm mas tem 400 páginas. Acho ele otimista sem ser exagerado e traz reflexões que muitas vezes ficam lá guardadas no subconsciente. O título é bem propício pois traz reflexões para que sejam conscientizadas e adequadas para realidade de cada um. 


O autor é Terapeuta e professor universitário. Esse é um livro que pode ser usado em diversos momentos da vida mas nesses momentos de insegurança e descrença mundial é ainda mais útil. Cada folha dele tem data (sem ano) e uma reflexão para o dia. É bom colocar na balança determinados assuntos como: vida profissional, forma de vida cotidiana, pessoas e coisas que não acrescentam etc. Enfim, uma vida mais leve e satisfatória de acordo com as expectativas de cada um.
Livro: Meu livro da Consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia Autor: Tadashi Kadomoto Editora: Gente  Número de páginas: 400 ISBN: 978-85-452-0212-7 Ano da Edição: 2017
Posts Relacion…

Chocolate, Vida saudável e Trabalho!

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Confesso que um chocolate após o almoço com cafezinho me deixa mais alerta para trabalhar durante o resto do dia. Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Na foto estão os 85% cacau e o, que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?

Eu escolhi me adaptar aos poucos. fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%... 85% que é amargo mesmo e 99% cacau!

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Abaixo duas opções da Hershey's que são ótimas! O primeiro é caramelo salgado:

E o segundo aerado! Como ele é aerado a minha impressão é que deixa o chocolate ma…

Aprendizados que a quarentena me trouxe

Aqui um PDF para impressão com uma lista para reflexão e para ser posta em prática após os acontecimentos. E qual o motivo dessa lista agora? se a quarentena nem terminou ainda? Geralmente, temos mais detalhes do problema no momento em que ele está sendo vivido. Depois do caso passado ele é lembrado mas não mais com a riqueza de detalhes do momento.
O importante é escrever os pontos mais importantes agora no "calor" das emoções. Para depois de passado o problema com a cabeça fria o profissional possa começar a refletir em cima de sua lista e em uma terceira etapa começar a planejar como colocará em prática.
Muitos dos problemas individuais vividos nesse momento nem se quer serão lembrados depois dos fatos terminados. Com essa lista será possível agir para quem sabe em uma próxima crise ser possível viver com mais tranquilidade em relação a vida profissional.
Mas o que vou anotar nessa folha? Tudo que está lhe fazendo falta nesse momento de crise por exemplo: "preciso te…