Pular para o conteúdo principal

Racionamento! Foco em melhorias!

Quem tem um negócio próprio sabe que, na maioria das vezes, permanecer ativo não é nada fácil! Porém, necessário para o bem estar do empreendedor, da empresa e de todos aqueles que dela dependem.

Claro, que aqui estou me referindo a tempos difíceis de racionamento e não de "falência"...o que, sem dúvida, pode ser um assunto para outro dia!

Nos momentos mais complicados as vendas caem e o otimismo é afetado diretamente mas pensar no problema não ajuda em nada! Então quem sabe voltar o pensamento para melhorias, sem custos, no momento, seja a melhor opção.

Se seu negócio é um escritório ou prestador de serviços ou loja física/virtual e comércio em geral aproveite esse tempo e observe os processos. Avalie o que pode ser melhorado neles.

Três momentos importantes:

1) Atendimento ao telefone:

a) Você acha que esse momento está satisfatório?
b) a pessoa que atende o cliente ao telefone tem todas as informações que precisa para auxiliar o cliente?
c) Se não tem todas as informações: ela tem a quem recorrer facilmente?
d) Quem sabe perguntar a essa pessoas quais as dificuldades que ela tem com o cliente?
e) Ela ou ele estão motivados e tem paciência para esse atendimento?

2) Estoque:

a) Tem algum produto meio paradão? Quem sabe colocar ele em destaque, avaliar um desconto especial?
b) Na loja física: se os produtos são embalados como andam as embalagens? Oferecem embalagens para presente mesmo que sejam vendidas?
    Na loja virtual: Qual caixas são usadas para enviar os produtos? podem ser caixas recicladas por exemplo? ou os valores e outras opções podem ser revistas com o fornecedor?
c) Você faz algum tipo de cadastro de cliente? quem sabe fazer um para os clientes que desejam ser avisados de produtos novos? nome, e-mail e whats?! Com isso terá um novo canal de relacionamento com os clientes que assim desejarem.

3) No momento em que o cliente paga o que comprou:

a) A cobrança é ágil e rápida?
b) Se loja física: existem pequenos itens perto do caixa que o cliente ainda possa fazer uma última compra por impulso? Esses produtos são trocados ou revistos sempre? Estão expostos de forma atrativa para o cliente?
c) Se loja virtual: no carrinho ainda existe o botão voltar para comprar? Pois ele pode olhar a compra e lembrar de algo que esqueceu ou mesmo acha que pode gastar mais. Mas nesse momento não encontra mais o botão de voltar para comprar!

Procure respostas dentro do seu ramo de atuação para essas questões com objetivo de melhorar ao máximo!

Mãos a obra! Colocar em prática! Evoluir!

Posts relacionados que podem te ajudar:

Rever Processos Administrativos e Gerenciais

Treinamento Humanizado

Paciência

5 Dicas para Prosperar em dias Difíceis

Padronização do atendimento ao telefone

Lá no meu instagram faço postagens sobre treinamento, sustentabilidade, empreendedorismo, planejamento, organização, comércio e ética me segue por lá: @svdanielle

Para receber por e-mail os posts que escrevo...se inscreve no blog!
No topo da página a direita diz inscrever-se...é aí que você digita seu e-mail para receber as novidades sempre!

Posso ajudar em sua empresa! Quer saber como? Clique aqui: Mentoria e Desenvolvimento Profissional

Bom Trabalho!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chocolate e vida saudável

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Essa é minha bomboniere de hoje! Estou comendo 85% cacau no momento...e o que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?
Eu preferi me adaptar aos poucos...fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%...e por fim o de 85% que é amargo mesmo.

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Aqui 70% da cacau show...mais fortinho que o anterior e não conheço, ainda, alguma marca com sabor...


Aqui 80% cacau da Lindt e da Cacau show...essa é a etapa em que estouuuuuuu!!!É mais amargo que o 70%. Os dois são bons, porém o L…

Oportunidade para Startups

A EDP Starter começa a criar raízes no Brasil!! E elas serão cada vez mais profundas a cada etapa de seleção das novas startups brasileiras!!
Que oportunidade legal hein?! 
As inscrições estão abertas e esperando empreendedores motivados, dispostos a trabalhar muito e com grandes ideias inovadoras!




Eles estão em busca de:
1) Armazenamento de energia: Baterias, Painéis Solares + Armazenamento, Integração Solar e Eólica, Micro-redes, Mobilidade Elétrica, Baterias Domésticas;
2) Inovação Digital: Analytics, API, AI, AR, VR, Big Data, Business Intelligence, Chatbots, Serviços na Nuvem, IoT, Reconhecimento de Imagem, Análise Preditiva, Cyber Segurança;
3) Energias Limpas: Novas Fontes de Energia Renovável, Geração Distribuída, Tecnologias de Geração, Eficiência Energética;
4) Redes Inteligentes: Soluções IoT, Distribuição Bidirecional, Geração Distribuída, Sensorização, Automação e Gestão de Redes, Medição Inteligente, Manutenção de Rede, Tarifa Dinâmica;
5) Soluções com Foco no Cliente: …

Montar lanchinhos práticos em casa

Carregar lanchinhos saudáveis na bolsa é tudo de bom! É importante se organizar para hora que a fome aparecer ter a melhor escolha sempre a mão! Planejar...nem que seja em pensamento a semana é a forma mais eficaz de conseguir manter um bom cardápio alimentar.
Preparar eles em casa é mais barato e mais saudável. As oleaginosas podem ser compradas por quilo nas feiras ou em mercados públicos. Podem ser guardadas em potes separados ou nos saquinhos que foram compradas. Eu guardo separadas em potes com divisórias e vou organizando sempre que preciso em saquinhos pequenos.



Os saquinhos pequenos e o rolo de barbante podem ser encontrados em papelarias ou no próprio mercado público onde estão as oleaginosas. As embalagens ficam com preço super amigável e duram por muito tempo pois são vendidas com 100 unidades ou 50 unidades e o barbante vem com vários metros.


Para uma vida mais saudável o mais importante é ter persistência e insistência, pois os resultados virão sempre a curto, médio e lon…