Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Racionamento! Foco em melhorias!

Quem tem um negócio próprio sabe que, na maioria das vezes, permanecer ativo não é nada fácil! Porém, manter a calma é necessário para o bem estar do empreendedor, da empresa e de todos aqueles que dela dependem. Claro, que aqui estou me referindo a tempos difíceis de racionamento e não de "falência" o que, sem dúvida, pode ser um assunto para outro dia!

Nos momentos mais complicados as vendas caem e o otimismo é afetado diretamente mas pensar no problema não ajuda em nada! Então quem sabe voltar o pensamento para melhorias, sem custos, nesse momento, seja a melhor opção. Se seu negócio é um escritório ou prestador de serviços ou loja física/virtual e comércio em geral aproveite esse tempo e observe os processos. Avalie o que pode ser melhorado neles.

Três momentos importantes:

1) Atendimento ao telefone:

a) Você acha que esse momento está satisfatório?
b) a pessoa que atende o cliente ao telefone tem todas as informações que precisa para auxiliar o cliente?
c) Se não tem todas as informações: ela tem a quem recorrer facilmente?
d) Quem sabe perguntar a essa pessoa quais as dificuldades que ela tem com o cliente?
e) Ela ou ele estão motivados e tem paciência para esse atendimento?

2) Estoque:

a) Tem algum produto parado? Quem sabe colocar ele em destaque, avaliar um desconto especial?
b) Na loja física: se os produtos são embalados! como andam as embalagens? Oferecem embalagens para presente mesmo que sejam vendidas?
    Na loja virtual: Quais caixas são usadas para enviar os produtos? podem ser caixas recicladas por exemplo? ou os valores e outras opções podem ser revistas com o fornecedor?
c) Você faz algum tipo de cadastro de cliente? quem sabe fazer um para os clientes que desejam ser avisados de produtos novos (sempre respeitando os direitos do consumidor)? nome, e-mail e WhatsApp?! Com isso terá um novo canal de relacionamento com os clientes que assim desejarem.

3) No momento em que o cliente paga o que comprou:

a) A cobrança é ágil e rápida?
b) Se loja física: existem pequenos itens perto do caixa que o cliente ainda possa fazer uma última compra por impulso? Esses produtos são trocados ou revistos sempre? Estão expostos de forma atrativa para o cliente?
c) Se loja virtual: no carrinho ainda existe o botão voltar para comprar? Pois ele pode olhar a compra e lembrar de algo que esqueceu ou mesmo acha que pode gastar mais. Mas nesse momento não encontra mais o botão de voltar para comprar!

Procure respostas dentro do seu ramo de atuação para essas questões com objetivo de melhorar ao máximo!

Mãos a obra! Colocar em prática! Evoluir!





Sabia que aqui no blog tem mais de 50 títulos que já li e gostei?

Gostou do conteúdo? Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Não seja leva e traz!

Situação muito mais comum do que se imagina é a do " leva e traz" . Mas o que significa uma pessoa "leva e traz"? é o colega de trabalho que não se sente um fofoqueiro (mas é) e entende que contando assuntos que sabe é uma forma de alertar ou mesmo "ajudar" os colegas de trabalho . Essa pessoa gosta, geralmente, de manipular os outros por intermédio da informação privilegiada. Fique atento com esse colega pois, muitas vezes, ele está disposto a levar e trazer um assunto desnecessário. Dificilmente ele está concentrado em seu trabalho e sabe tudo que acontece com os outros dentro da empresa. Lamentavelmente, alguns líderes têm essa pessoa como "pessoa de confiança" mal sabem eles que esse colaborador (que não colabora de forma nenhuma) leva e traz informações inclusive do chefe e da empresa . Ele não poupa ninguém. Se você tem um colega que com frequência conta histórias que soube de outros colegas ou do chefe: desconfie! pois ele nã...