Pular para o conteúdo principal

Racionamento! Foco em melhorias!

Quem tem um negócio próprio sabe que, na maioria das vezes, permanecer ativo não é nada fácil!

Porém, manter a calma é necessário para o bem estar do empreendedor, da empresa e de todos aqueles que dela dependem.

Claro, que aqui estou me referindo a tempos difíceis de racionamento e não de "falência"...o que, sem dúvida, pode ser um assunto para outro dia!

Nos momentos mais complicados as vendas caem e o otimismo é afetado diretamente mas pensar no problema não ajuda em nada! Então quem sabe voltar o pensamento para melhorias, sem custos, nesse momento, seja a melhor opção.

Se seu negócio é um escritório ou prestador de serviços ou loja física/virtual e comércio em geral aproveite esse tempo e observe os processos. Avalie o que pode ser melhorado neles.

Três momentos importantes:

1) Atendimento ao telefone:

a) Você acha que esse momento está satisfatório?
b) a pessoa que atende o cliente ao telefone tem todas as informações que precisa para auxiliar o cliente?
c) Se não tem todas as informações: ela tem a quem recorrer facilmente?
d) Quem sabe perguntar a essa pessoa quais as dificuldades que ela tem com o cliente?
e) Ela ou ele estão motivados e tem paciência para esse atendimento?

2) Estoque:

a) Tem algum produto meio paradão? Quem sabe colocar ele em destaque, avaliar um desconto especial?
b) Na loja física: se os produtos são embalados! como andam as embalagens? Oferecem embalagens para presente mesmo que sejam vendidas?
    Na loja virtual: Qual caixas são usadas para enviar os produtos? podem ser caixas recicladas por exemplo? ou os valores e outras opções podem ser revistas com o fornecedor?
c) Você faz algum tipo de cadastro de cliente? quem sabe fazer um para os clientes que desejam ser avisados de produtos novos? nome, e-mail e Whatsapp?! Com isso terá um novo canal de relacionamento com os clientes que assim desejarem.

3) No momento em que o cliente paga o que comprou:

a) A cobrança é ágil e rápida?
b) Se loja física: existem pequenos itens perto do caixa que o cliente ainda possa fazer uma última compra por impulso? Esses produtos são trocados ou revistos sempre? Estão expostos de forma atrativa para o cliente?
c) Se loja virtual: no carrinho ainda existe o botão voltar para comprar? Pois ele pode olhar a compra e lembrar de algo que esqueceu ou mesmo acha que pode gastar mais. Mas nesse momento não encontra mais o botão de voltar para comprar!

Procure respostas dentro do seu ramo de atuação para essas questões com objetivo de melhorar ao máximo!

Mãos a obra! Colocar em prática! Evoluir!

Posts relacionados:

Rever Processos Administrativos e Gerenciais

Treinamento Humanizado

Paciência

5 Dicas para Prosperar em dias Difíceis

Padronização do atendimento ao telefone

Lá no meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, empreendedorismo, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @dsenvolvimentoprofissional

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!

Como posso tirar dúvidas e contratar a T&V Mentoria e DP?


Bom Trabalho!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fale Menos da Sua Vida Pessoal em um Ambiente Profissional

Que mistura hein?! Sabe aquele colega que chega todos os dias e comenta como foi suas últimas horas? Perceba, que na maioria das vezes quem está metido em debates acalorados, desavenças e fofocas é sempre ele! Fala demais: assuntos desnecessários para um ambiente profissional.
O ambiente de trabalho fica muito mais leve quando a conversa gira em torno do trabalho ou sobre amenidades como: cultura em geral, passeios interessantes, livros, séries de tv etc. Existem "N" temas para serem debatidos em um local de trabalho que não o relato constante da vida pessoal.
A vida pessoal de cada um interessa a si e aos envolvidos quando muito com aos amigos íntimos!
Com as mídias sociais surgiu o hábito de postar frequentemente a vida pessoal, porém, lembre que entre os amigos também estão os colegas de trabalho. Muitos deles se sentem a vontade em comentar suas fotos no dia seguinte no trabalho. E qual a solução para isso? não poste cada momento de sua vida se você não é um youtuber ou…

Chocolate, Vida saudável e Trabalho!

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Confesso que um chocolate após o almoço com cafezinho me deixa mais alerta para trabalhar durante o resto do dia. Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Na foto estão os 85% cacau e o, que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?

Eu escolhi me adaptar aos poucos. fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%... 85% que é amargo mesmo e 99% cacau!

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Aqui 70% da cacau show! Mais forte que o anterior!



Aqui 80% cacau da Lindt e da Cacau show!!! Os dois são bons, porém o Lindt tem o preço de importação então é mai…

Vender: seja na loja Física ou Virtual!

Vender, realmente, é uma arte! Seja a venda física ou virtual cada pessoa que trabalha com comércio ou serviço deve encontrar o que de mais interessante pode passar ao seu cliente! A Diferença está nos Detalhes!

A venda engloba muitas áreas - perceba: um blogueiro, também, é um vendedor; Ele pode nem sempre ter um produto em mãos, porém está vendendo a sua imagem diariamente ou seja lá quantas vezes faz vídeos na semana. Não é necessário ter um objeto em mãos para exercer a venda! Saber os detalhes do produto ou serviço é essencial para alcançar os objetivos. Encante seu Cliente!

A internet trouxe a concorrência para dentro da casa de cada um mas também trouxe a informação para todos! Com ela você pode refletir e observar quem são seus clientes nas mídias sociais, o que eles fazem, quais são seus gostos etc.

Da mesma forma o cliente, também, está mais informado e não se contenta com qualquer informação superficial. Percebi ao longo dos anos trabalhando, que o cliente da loja física p…