Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Não tenha medo de errar


O medo de errar, muitas vezes, paralisa ações que seriam espontâneas e criativas. Errar é uma das vias para o acerto pois quem está errando é quem está tentando melhorar ou acertar. Olhe o erro pela perspectiva do aprendizado: errar é como se você pegasse uma rua por engano. E quando se pega uma rua por engano qual a atitude imediata? dar a volta e tentar outra. Você não fica voltando na rua errada por várias vezes correto? com os erros é a mesma situação. 

Errar faz parte de acertar mas insistir no erro é desnecessário e perda de tempo. Tente por inúmeras vezes e erre por inúmeras vezes até conseguir mas que cada um dos erros seja diferente do outro. Tem erros que atingem outras pessoas e são irreparáveis: não estou me referindo a esses. Estou me referindo a erros do dia a dia. 

Exemplo: ao invés de guardar os papeis para impressão na gaveta que foi ensinado o colaborador coloca em outra. O almoxarifado é avisado que não tem mais papéis e compra. Esse é um erro de falta de atenção? Sim! mas pode ser reparado com um: me desculpe isso não se repetirá? sim! O problema está em ser chamado atenção por guardar os papeis errados inúmeras vezes ou pedir desculpas e no outro momento fazer o mesmo erro.

Quando se pede desculpas e se faz a promessa que isso não se repetirá! Seja impecável com sua palavra! É no momento que se cumpre que a confiança é firmada. Não se recebe confiança apenas com promessas. Prometeu? cumpre!

Outro exemplo: chego atrasado todos os dias e peço desculpas todos os dias. O que isso demostra para os colegas e para o  líder? Que essa pessoa não tem compromisso e por isso não merece confiança. Erros devem ser apenas erros e não virar cotidiano. Errar é comum mas não persista neles caso contrário sua reputação termina.

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...