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Não tenha medo de errar


O medo de errar, muitas vezes, paralisa ações que seriam espontâneas e criativas. Errar é uma das vias para o acerto pois quem está errando é quem está tentando melhorar ou acertar. Olhe o erro pela perspectiva do aprendizado: errar é como se você pegasse uma rua por engano. E quando se pega uma rua por engano qual a atitude imediata? dar a volta e tentar outra. Você não fica voltando na rua errada por várias vezes correto? com os erros é a mesma situação. 

Errar faz parte de acertar mas insistir no erro é desnecessário e perda de tempo. Tente por inúmeras vezes e erre por inúmeras vezes até conseguir mas que cada um dos erros seja diferente do outro. Tem erros que atingem outras pessoas e são irreparáveis: não estou me referindo a esses. Estou me referindo a erros do dia a dia. 

Exemplo: ao invés de guardar os papeis para impressão na gaveta que foi ensinado o colaborador coloca em outra. O almoxarifado é avisado que não tem mais papéis e compra. Esse é um erro de falta de atenção? Sim! mas pode ser reparado com um: me desculpe isso não se repetirá? sim! O problema está em ser chamado atenção por guardar os papeis errados inúmeras vezes ou pedir desculpas e no outro momento fazer o mesmo erro.

Quando se pede desculpas e se faz a promessa que isso não se repetirá! Seja impecável com sua palavra! É no momento que se cumpre que a confiança é firmada. Não se recebe confiança apenas com promessas. Prometeu? cumpre!

Outro exemplo: chego atrasado todos os dias e peço desculpas todos os dias. O que isso demostra para os colegas e para o  líder? Que essa pessoa não tem compromisso e por isso não merece confiança. Erros devem ser apenas erros e não virar cotidiano. Errar é comum mas não persista neles caso contrário sua reputação termina.

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