Pular para o conteúdo principal

Não tenha medo de errar


O medo de errar, muitas vezes, paralisa ações que seriam espontâneas e criativas. Errar é uma das vias para o acerto pois quem está errando é quem está tentando melhorar ou acertar. Olhe o erro pela perspectiva do aprendizado: errar é como se você pegasse uma rua por engano. E quando se pega uma rua por engano qual a atitude imediata? dar a volta e tentar outra. Você não fica voltando na rua errada por várias vezes correto? com os erros é a mesma situação. 

Errar faz parte de acertar mas insistir no erro é desnecessário e perda de tempo. Tente por inúmeras vezes e erre por inúmeras vezes até conseguir mas que cada um dos erros seja diferente do outro. Tem erros que atingem outras pessoas e são irreparáveis: não estou me referindo a esses. Estou me referindo a erros do dia a dia. 

Exemplo: ao invés de guardar os papeis para impressão na gaveta que foi ensinado o colaborador coloca em outra. O almoxarifado é avisado que não tem mais papéis e compra. Esse é um erro de falta de atenção? Sim! mas pode ser reparado com um: me desculpe isso não se repetirá? sim! O problema está em ser chamado atenção por guardar os papeis errados inúmeras vezes ou pedir desculpas e no outro momento fazer o mesmo erro.

Quando se pede desculpas e se faz a promessa que isso não se repetirá! Seja impecável com sua palavra! É no momento que se cumpre que a confiança é firmada. Não se recebe confiança apenas com promessas. Prometeu? cumpre!

Outro exemplo: chego atrasado todos os dias e peço desculpas todos os dias. O que isso demostra para os colegas e para o  líder? Que essa pessoa não tem compromisso e por isso não merece confiança. Erros devem ser apenas erros e não virar cotidiano. Errar é comum mas não persista neles caso contrário sua reputação termina.

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Acompanha PDF exclusivo e gratuito para baixar!)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente que não é só seu. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Coma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns comerem os lanches dos outros, se se quer pedir permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? imediatamente: limpe. Cada um

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos

Regras para uso de geladeira coletiva?

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras são importantes por alguns motivos mas dois são muito importantes: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras seja postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa forma não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trabalho . Evitar desavenças desnecessárias no ambiente profissional é importante para o bom andamento do todo. Organizar todos os ambientes da