Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Não tenha medo de errar


O medo de errar, muitas vezes, paralisa ações que seriam espontâneas e criativas. Errar é uma das vias para o acerto pois quem está errando é quem está tentando melhorar ou acertar. Olhe o erro pela perspectiva do aprendizado: errar é como se você pegasse uma rua por engano. E quando se pega uma rua por engano qual a atitude imediata? dar a volta e tentar outra. Você não fica voltando na rua errada por várias vezes correto? com os erros é a mesma situação. 

Errar faz parte de acertar mas insistir no erro é desnecessário e perda de tempo. Tente por inúmeras vezes e erre por inúmeras vezes até conseguir mas que cada um dos erros seja diferente do outro. Tem erros que atingem outras pessoas e são irreparáveis: não estou me referindo a esses. Estou me referindo a erros do dia a dia. 

Exemplo: ao invés de guardar os papeis para impressão na gaveta que foi ensinado o colaborador coloca em outra. O almoxarifado é avisado que não tem mais papéis e compra. Esse é um erro de falta de atenção? Sim! mas pode ser reparado com um: me desculpe isso não se repetirá? sim! O problema está em ser chamado atenção por guardar os papeis errados inúmeras vezes ou pedir desculpas e no outro momento fazer o mesmo erro.

Quando se pede desculpas e se faz a promessa que isso não se repetirá! Seja impecável com sua palavra! É no momento que se cumpre que a confiança é firmada. Não se recebe confiança apenas com promessas. Prometeu? cumpre!

Outro exemplo: chego atrasado todos os dias e peço desculpas todos os dias. O que isso demostra para os colegas e para o  líder? Que essa pessoa não tem compromisso e por isso não merece confiança. Erros devem ser apenas erros e não virar cotidiano. Errar é comum mas não persista neles caso contrário sua reputação termina.

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...