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Saber delegar


A postagem anterior a essa aqui no blog é sobre trabalhar em conjunto, porém para isso é necessário saber delegar as tarefas. Nesse momento de quarentena não podemos esquecer das regras: que é possível delegar tarefas para os colaboradores que estão trabalhando em casa e não para aqueles que estão de férias ou de licença saúde por exemplo.

Uma das características de saber delegar é respeitar as diferenças: é importante explicar para o colaborador aonde se quer chegar com aquelas atividades para que ele possa, também, ajudar a pensar no processo da forma dele. Tentar impor 100% do processo só trará estresse e desavenças desnecessárias para os ambos. O colaborador que se envolve com a criação do método para as atividades tende a ter resultados mais positivos e de acordo com o esperado. 

Alguns líderes tentam controlar 100% o funcionário que está trabalhando em "home office" isso quer dizer insistem em ter o mesmo controle que tem fisicamente. Essa atitude é um erro muito comum. As regras devem existir, sem dúvida, e além disso o líder deve deixar claro o que espera do colaborador que está trabalhando a distância. Em contrapartida o colaborador deve explanar para o líder as dúvidas dele. Mas controlar a pessoa 100% do tempo que ela está em casa não é necessário. 

Todos os acordos nesse período atípico devem estar claros para ambos e por escrito (consulte seu advogado pois ele será o profissional adequado para lhe dar as instruções). Delegar vai demandar muita produtividade do líder pois será necessário que ele tenha paciência e organize as atividades  com antecedência e com dia e hora para entrega de cada um dos colaboradores que estão em casa. Assim conseguirá atingir metas diárias e semanais para alcançarem juntos os objetivos.

Implantar um processo novo por necessidade sem nenhum planejamento é sem dúvida um desafio muito grande, porém lembre que se funcionar pode ser uma nova forma de trabalho para o resto do ano. 

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