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Como você pode alinhar sua tomada de decisão com os objetivos estratégicos da organização


Todas as empresas possuem estratégia clara e alinhada com os líderes? infelizmente, não. Para que uma estratégia seja criada é preciso saber: qual objetivo, analisar o ambiente aqui entra a análise Swot (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e daí partir para o desenvolvimento das ações. Tudo escrito, tá? não é tudo de cabeça. Para você que está no início de uma equipe ou de sua empresa todas essas etapas são importantes para o crescimento e se quiser se aprofundar no tema aqui no blog tem mais detalhes sobre o livro Empreendedorismo

Dito isso, partimos para tomada de decisão alinhada a estratégia da empresa e para tal separei três momentos importantes: 

O primeiro deles é que exista uma estratégia pensada, caso contrário, como os líderes irão tomar decisões assertivas? Lembra, que estratégia é composta por aqueles apontamentos que vimos logo no começo desse texto. Estratégia vale para qualquer negócio? sim. Falamos em negócio (do micro ao grande) é preciso ter estratégia para crescer e se desenvolver baseado em fatos e dados e não em "achismo".

O segundo, que essa estratégia montada seja de conhecimento dos líderes que são os tomadores de decisão. Eles precisam participar das reuniões estratégicas para saberem quais decisões serão im-portantes para trilhar aquele caminho. Se a empresa possui a estrutura hierarquica bem desenhada existirão reuniões estratégicas, que os líderes táticos e operacionais participarão. Se a empresa é pequena como um comércio, por exemplo, é importante criar esse sistema oganizacional para que ele cresça. Meta de faturamento mensal pode é um objetivo mas como a equipe saberá como alcançar ele? cada um por si: pode funcionar por um período depois as consequências da falta de organização serão visíveis.

O terceiro e não menos importante é a visão amplasobre: envolvidos, perspectivas, como as decisões de hoje impactarão em curto, médio e longo prazo. Os líderes tanto no âmbito tático como operacional precisam ter a visão do todo da empresa para conseguir alinhar a tomada de decisão com a estratégia da organização. Se você deseja ler mais sobre Estratégico, tático e operacional aqui no blog já escrevi sobre e saliento que todas as áreas são importantes para administração de uma organização. Visão ampla é entender em que momento o trabalho de uma pessoa impacta no da outra e como o trabalho de todos impacta no objetivo. Visão ampla é treinável! Também, já escrevi texto sobre o tema aqui no blog e gravei vídeo para as redes sociais. 

A tomada de decisão baseada na estratégia colabora demais com os resultados de todos. Para isso, as pessoas que estão no estratégico e no tático devem estar alinhadas e ter uma comunicação clara e concisa com o operacional para que as decisões estejam alinhadas com a estratégia. Como funciona na empresa em que você trabalha? ou na sua empresa?





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Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


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