Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui mais de uma centena de indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a
visão ampla tão importante para tomada de decisão.
Quem é empreendedor sabe que assume a responsabilidade e os riscos por seu envolvimento, desenvolvimento e sobrevivência, também, desfruta de recompensas, muitas vezes, proporcionais ao empenho. Um empreendedor é aquela pessoa que sempre está disposta a assumir riscos e empenhar os esforços necessários para que sua ideia dê certo! Esse é um livro muito bom para quem já é empreende e também para quem deseja ser.
Contracapa: Em sua nona edição, Empreendedorismo desvenda o processo de formular, planejar e implementar um novo negócio. Estudos de caso acompanham os conceitos apresentados em cada capítulo e fornecem exemplos aprofundados de muitos tipos de empresas empreendedoras.
Os autores basearam-se tanto em seu conhecimento acadêmico - da tomada de decisões empresariais ao empreendedorismo global - quanto em suas experiências na condução de negócios reais para criar um livro que equilibra a teoria moderna e a prática e que aborda os desafios atuais do empreendedorismo.
Destaques:
- Uma nova seção sobre Empreendedorismo Sustentável conclui o Capítulo 1.
- No Capítulo 7, novos exemplos de avaliação de planos de negócios durante momentos de crise da economia, fontes atualizadas de dados e a utilização da internet para a preparação de planos de negócios.
- No Capítulo 12, novas seções sobre investidores-anjos e capital de risco.
Sobre os autores:
Robert D. Hisrich
É professor de empreendedorismo global (Garvin Professor of Global Entrepreneurship) e diretor do Walker Center for Global Entrepreneurship na Thunderbird School of Global Management. É bacharel pela DePauw University e possui MBA e doutorado pela Universidade de Cincinnati.
Os objetivos da pesquisa do professor Hisrich estão focados no empreendedorismo e na criação de empreendimentos: ética empresarial, empreendedorismo corporativo, empreendedorismo feminino e de minorias, financiamento de empreedimentos e criação de empreendimentos globais. Ele ministra cursos e seminários nessa áreas, bem como em gestão mercadológica e planejamento e desenvolvimento de produtos. Seu interesse em gerenciamento e empreendedorismo global resultou em dois projetos financiados pela Fulbright em Budapeste, Hungria; diplomas honorários na Universidade Estadual de Chuvash (Rússia) e Universidade de Miskolc (Hungria); e na oportunidade de ser professor visitante em universidades na Áustria, Austrália, Irlanda e Eslovênia. O professor Hisrich atua no conselho editorial de vários periódicos importantes, pertence a diversos conselhos de administração e é autor ou coautor de mais de 300 artigos de pesquisa publicados em periódicos, como Journal of Marketing, Journal of Marketing Research, Journal of Business Venturing, Journal of Small Business Finance, Small Business Economics, Journal of Developmental Entrepreneurship e Entrepreneurship Theory and Practice. O professor Hisrich é autor ou coautor de 28 livros ou suas edições, incluindo Marketing: A Practical Management Approach, How to fix and Prevent the 13 Biggest Problems That Derail Business, International Entrepreneurship: Starting, Developing and Managing a Global Venture e Technology Entrepreneuship: Value Creation, Protection, and Capture.
Michael P. Peters
É professor emérito do Departamento de Marketing na Caroll School os Management, Boston College, PhD pela Massachusetts University, Amherst, e MBA e bacharel pela Notheastern University. Aposentado do magistério, o professor Peters tem atuado como professor visitante na Graduate School of Business da American College of Greece em Atenas, Grécia, onde vem desenvolvendo componentes de planejamento de negócios e empreendedorismo no novo programa de MBA da insituição. Além disso, continua escrevendo, ministrando palestras, atuando em diversos conselhos diretores e auxiliando na administração de empresas familiares. Além de sua paixão por ajudar os empreendedores americanos em novos empreendimentos, ele presta consultorias e ministra seminários e workshops no mundo inteiro, relacionados a empreendedorismo, tomada de decisões internacional e doméstica para o desenvolvimento de novos produtos, planejamento de mercado e estratégia de marketing. Publicou mais de 30 artigos em periódicos como Journal of Business Research, Journal of Marketing, Journal of Marketing Research, Journal of International Business Studies, Columbia Journal of World Business, Journal of Business Venturing e Sloan Management Review. O professor Peters foi coautor de três livros: Marketing a New Product: Its Planning, Development and Control; Marketing Decisions for New and Mature Products; e Empreendedorismo, atualmente na nona edição. Atuou como chefe de departamento e diretor do Small Business Institute, na Boston College, por mais de 16 anos. Adora fotografia, tênis, golfe e praticar canoagem na Baía do Cabo Cod.
Dean A. Shepherd
Ocupa a cátedra Randall L. Tobias em liderança empreendedora da Kelley School of Business na Indiana University. Ele fez doutorado e MBA pela Bond University (Austrália). Sua pesquisa se concentra no campo da liderança empreendedora; ele investiga o processo de tomada de decisão envolvido no uso de recursos cognitivos e de outras naturezas no aproveitamento de oportunidades e os processos de aprendizagem a partir da experimentação de maneiras que levam a altos níveis de desempenho para indivíduos e organizações. Dean publicou, ou aceitou para publicação, mais de 100 artigos, em sua maioria nas principais revistas acadêmicas sobre empreendedorismo, administração, gestão estratégica, gerenciamento de operações e psicologia.
Prefácio: Fazer um novo negócio começar a funcionar envolve risco e esforço consideráveis para superar a inércia existente contra a criação de algo novo. Ao criar e desenvolver uma nova empresa, o empreendedor assume a responsabilidade e os riscos por seu desenvolvimento e sobrevivência e usufruir das respectivas recompensas. O risco é ainda maior para empreendedores que se expandem para o mercado internacional ou mesmo trabalham nele desde o primeiro momento.
O interesse de consumidores, empresários e autoridades governamentais de todo o mundo pelo empreendedorismo revela-se na crescente pesquisa sobre o assunto, nos inúmeros cursos e seminários relacionados ao tema, nos mais de 2 milhões de novas empresas inauguradas a cada ano (apesar da taxa de fracasso de 70%), na significativa cobertura e no foco da mídia e na compreensão de que esse é um aspecto importante das economias desenvolvidas, das que estão em desenvolvimento e até mesmo das controladas.
Quem é o foco de toda essa atenção? Quem está disposto a aceitar todos os riscos e a despender os esforços necessários para criar um novo empreendimento? Pode ser um homem ou uma mulher, alguém de classe alta ou baixa, um técnico ou alguém sem sofisticação tecnológica, um universitário formado ou alguém que abandonou o curso secundário; pode ser inventor, gerente, enfermeiro, vendedor, engenheiro, enfermeiro, estudante, professor, dona de casa ou aposentado: porém, é alguém capaz de fazer malabarismos com trabalho, família e responsabilidades civis sem perder de vista a folha de pagamento.
Para explicar como é essa pessoa e o processo de criação e expansão de um novo empreendimento internacionalmente, a nona edição de Empreendedorismo está dividida em cinco seções.
Nele um panorama do empreendedorismo e para isso se divide em 5 partes mais os casos:
Parte I - A perspectiva do empreendedorismo
1. O empreendedorismo e a mentalidade empreendedora
2. Intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo
3. Estratégia empreendedora: geração e exploração de novas entradas
Parte II: Da ideia à oportunidade
4. Criatividade e a ideia da empresa
5. Identificação e análise de oportunidades nacionais e internacionais
6. A proteção da ideia e outras questões legais para o empreendedor
Parte III: Da oportunidade ao plano de negócios
7. Plano de negócio: criando e dano início ao empreendimento
8. Plano de marketing
9. Plano organizacional
10. Plano Financeiro
Parte IV: Do plano de negócios ao financiamento do negócio
11. Fontes de capital
12. Capital de risco informal, capital de risco formal e abertura de capital
Parte V: Do financiamento do negócio ao lançamento, crescimento e encerramento
13. Estratégias de crescimento e gerenciamento das implicações do crescimento
14. Acessando recursos para crescimento em fontes externas
15. Planejamento da sucessão e estratégias para colher os resultados e encerrar as atividades do empreendimento
Parte VI: Casos
O livro traz exemplos de perfis empreendedores (inclusive um exemplo do mundo do vinho: salientei aqui porque gosto muito do tema vinho e no blog tem muitas indicações de livros sobre o tema).
No capítulo 5 tem uma parte que se chama: Planejamento da sucessão e estratégias para colher os resultados e encerrar as atividades do empreendedorismo. Gosto particularmente dessa parte do livro pois poucos empreendedores pensam nesse tema e ler o livro é um bom começo para o desenvolvimento dessa etapa tão importante.
Autor: Robert D. Hisrich, Michael P. Peters, Dean A. Shepherd
Número de páginas: 456
ISBN: 978-85-8055-332-1
Ano de edição: 2014
Posts Relacionados:
Livro: Enciclopédia do Vinho
Livro: Oportunidades Disfarçadas
Livro: A Viúva Clicquot
Livro: A coragem de não agradar
Livro: A sorte segue a coragem
Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura.
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Instagram: @svdanielle
Aqui no Blog você encontra, Também:
Bom trabalho!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!