Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Empreendedorismo

 


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui mais de uma centena de indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão.

Quem é empreendedor sabe que assume a responsabilidade e os riscos por seu envolvimento, desenvolvimento e sobrevivência, também, desfruta de recompensas, muitas vezes, proporcionais ao empenho. Um empreendedor é aquela pessoa que sempre está disposta a assumir riscos e empenhar os esforços necessários para que sua ideia dê certo! Esse é um livro muito bom para quem já é empreende e também para quem deseja ser.


Contracapa: Em sua nona edição, Empreendedorismo desvenda o processo de formular, planejar e implementar um novo negócio. Estudos de caso acompanham os conceitos apresentados em cada capítulo e fornecem exemplos aprofundados de muitos tipos de empresas empreendedoras.

Os autores basearam-se tanto em seu conhecimento acadêmico - da tomada de decisões empresariais ao empreendedorismo global - quanto em suas experiências na condução de negócios reais para criar um livro que equilibra a teoria moderna e a prática e que aborda os desafios atuais do empreendedorismo.


Destaques:

  • Uma nova seção sobre Empreendedorismo Sustentável conclui o Capítulo 1.
  • No Capítulo 7, novos exemplos de avaliação de planos de negócios durante momentos de crise da economia, fontes atualizadas de dados e a utilização da internet para a preparação de planos de negócios.
  • No Capítulo 12, novas seções sobre investidores-anjos e capital de risco.

Sobre os autores: 

Robert D. Hisrich 

É professor de empreendedorismo global (Garvin Professor of Global Entrepreneurship) e diretor do Walker Center for Global Entrepreneurship na Thunderbird School of Global Management. É bacharel pela DePauw University e possui MBA e doutorado pela Universidade de Cincinnati.

Os objetivos da pesquisa do professor Hisrich estão focados no empreendedorismo e na criação de empreendimentos: ética empresarial, empreendedorismo corporativo, empreendedorismo feminino e de minorias, financiamento de empreedimentos e criação de empreendimentos globais. Ele ministra cursos e seminários nessa áreas, bem como em gestão mercadológica e planejamento e desenvolvimento de produtos. Seu interesse em gerenciamento e empreendedorismo global resultou em dois projetos financiados pela Fulbright em Budapeste, Hungria; diplomas honorários na Universidade Estadual de Chuvash (Rússia) e Universidade de Miskolc (Hungria); e na oportunidade de ser professor visitante em universidades na Áustria, Austrália, Irlanda e Eslovênia. O professor Hisrich atua no conselho editorial de vários periódicos importantes, pertence a diversos conselhos de administração e é autor ou coautor de mais de 300 artigos de pesquisa publicados em periódicos, como Journal of Marketing, Journal of Marketing Research, Journal of Business Venturing, Journal of Small Business Finance, Small Business Economics, Journal of Developmental Entrepreneurship e Entrepreneurship Theory and Practice. O professor Hisrich é autor ou coautor de 28 livros ou suas edições, incluindo Marketing: A Practical Management Approach, How to fix and Prevent the 13 Biggest Problems That Derail Business, International Entrepreneurship: Starting, Developing and Managing a Global Venture e Technology Entrepreneuship: Value Creation, Protection, and Capture.

Michael P. Peters

É professor emérito do Departamento de Marketing na Caroll School os Management, Boston College, PhD pela Massachusetts University, Amherst, e MBA e bacharel pela Notheastern University. Aposentado do magistério, o professor Peters tem atuado como professor visitante na Graduate School of Business da American College of Greece em Atenas, Grécia, onde vem desenvolvendo componentes de planejamento de negócios e empreendedorismo no novo programa de MBA da insituição. Além disso, continua escrevendo, ministrando palestras, atuando em diversos conselhos diretores e auxiliando na administração de empresas familiares. Além de sua paixão por ajudar os empreendedores americanos em novos empreendimentos, ele presta consultorias e ministra seminários e workshops no mundo inteiro, relacionados a empreendedorismo, tomada de decisões internacional e doméstica para o desenvolvimento de novos produtos, planejamento de mercado e estratégia de marketing. Publicou mais de 30 artigos em periódicos como Journal of Business Research, Journal of Marketing, Journal of Marketing Research, Journal of International Business Studies, Columbia Journal of World Business, Journal of Business Venturing e Sloan Management Review. O professor Peters foi coautor de três livros: Marketing a New Product: Its Planning, Development and Control; Marketing Decisions for New and Mature Products; e Empreendedorismo, atualmente na nona edição. Atuou como chefe de departamento e diretor do Small Business Institute, na Boston College, por mais de 16 anos. Adora fotografia, tênis, golfe e praticar canoagem na Baía do Cabo Cod.

Dean A. Shepherd

Ocupa a cátedra Randall L. Tobias em liderança empreendedora da Kelley School of Business na Indiana University. Ele fez doutorado e MBA pela Bond University (Austrália). Sua pesquisa se concentra no campo da liderança empreendedora; ele investiga o processo de tomada de decisão envolvido no uso de recursos cognitivos e de outras naturezas no aproveitamento de oportunidades e os processos de aprendizagem a partir da experimentação de maneiras que levam a altos níveis de desempenho para indivíduos e organizações. Dean publicou, ou aceitou para publicação, mais de 100 artigos, em sua maioria nas principais revistas acadêmicas sobre empreendedorismo, administração, gestão estratégica, gerenciamento de operações e psicologia.



Prefácio: Fazer um novo negócio começar a funcionar envolve risco e esforço consideráveis para superar a inércia existente contra a criação de algo novo. Ao criar e desenvolver uma nova empresa, o empreendedor assume a responsabilidade e os riscos por seu desenvolvimento e sobrevivência e usufruir das respectivas recompensas. O risco é ainda maior para empreendedores que se expandem para o mercado internacional ou mesmo trabalham nele desde o primeiro momento.

O interesse de consumidores, empresários e autoridades governamentais de todo o mundo pelo empreendedorismo revela-se na crescente pesquisa sobre o assunto, nos inúmeros cursos e seminários relacionados ao tema, nos mais de 2 milhões de novas empresas inauguradas a cada ano (apesar da taxa de fracasso de 70%), na significativa cobertura e no foco da mídia e na compreensão de que esse é um aspecto importante das economias desenvolvidas, das que estão em desenvolvimento e até mesmo das controladas.

Quem é o foco de toda essa atenção? Quem está disposto a aceitar todos os riscos e a despender os esforços necessários para criar um novo empreendimento? Pode ser um homem ou uma mulher, alguém de classe alta ou baixa, um técnico ou alguém sem sofisticação tecnológica, um universitário formado ou alguém que abandonou o curso secundário; pode ser inventor, gerente, enfermeiro, vendedor, engenheiro, enfermeiro, estudante, professor, dona de casa ou aposentado: porém, é alguém capaz de fazer malabarismos com trabalho, família e responsabilidades civis sem perder de vista a folha de pagamento.

Para explicar como é essa pessoa e o processo de criação e expansão de um novo empreendimento internacionalmente, a nona edição de Empreendedorismo está dividida em cinco seções.



Nele um panorama do empreendedorismo e para isso se divide em 5 partes mais os casos:

Parte I - A perspectiva do empreendedorismo

1. O empreendedorismo e a mentalidade empreendedora

2. Intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo

3. Estratégia empreendedora: geração e exploração de novas entradas

Parte II: Da ideia à oportunidade

4. Criatividade e a ideia da empresa

5. Identificação e análise de oportunidades nacionais e internacionais

6. A proteção da ideia e outras questões legais para o empreendedor

Parte III: Da oportunidade ao plano de negócios

7. Plano de negócio: criando e dano início ao empreendimento

8. Plano de marketing

9. Plano organizacional

10. Plano Financeiro

Parte IV: Do plano de negócios ao financiamento do negócio

11. Fontes de capital 

12. Capital de risco informal, capital de risco formal e abertura de capital

Parte V: Do financiamento do negócio ao lançamento, crescimento e encerramento

13. Estratégias de crescimento e gerenciamento das implicações do crescimento

14. Acessando recursos para crescimento em fontes externas

15. Planejamento da sucessão e estratégias para colher os resultados e encerrar as atividades do empreendimento

Parte VI: Casos 

O livro traz exemplos de perfis empreendedores (inclusive um exemplo do mundo do vinho: salientei aqui porque gosto muito do tema vinho e no blog tem muitas indicações de livros sobre o tema).

No capítulo 5 tem uma parte que se chama: Planejamento da sucessão e estratégias para colher os resultados e encerrar as atividades do empreendedorismo. Gosto particularmente dessa parte do livro pois poucos empreendedores pensam nesse tema e ler o livro é um bom começo para o desenvolvimento dessa etapa tão importante.



Autor: Robert D. Hisrich, Michael P. Peters, Dean A. Shepherd
Editora: Grupo A
Número de páginas: 456
ISBN: 978-85-8055-332-1
Ano de edição: 2014




Posts Relacionados:

Livro: Enciclopédia do Vinho

Livro: Oportunidades Disfarçadas

Livro: A Viúva Clicquot

Livro: A coragem de não agradar

Livro: A sorte segue a coragem




Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                                Material de apoio: Quero ler mais este ano!





Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas expectativas.