Com raras exceções, os conflitos caminham lado a lado com quem trabalha com planejamento e gestão, pois, geralmente, muitos pessoas estão envolvidas nessas duas ações. Vamos começar entendendo o que é conflito na teoria: oposição mútua entre as partes que disputam o mesmo direito, competência ou atribuição. Você já deve ter ouvido falar em "conflito de ideias" quando pessoas tem ideias diferentes a cerca da mesma questão. Já a inteligência emocional é a capacidade de lidar com as emoções e sentimentos pessoais para depois por consequência conseguir lidar com o da equipe ou das outras pessoas.
Primeiro passo para lidar bem com os conflitos por intermédio da inteligência emocional é ir em busca do autoconhecimento. Nesse momento, sugiro o livro "A Mente vencendo o Humor" tem mais sobre ele aqui no blog e além disso conversamos muito sobre ele nas redes sociais. É um livro que uso desde o começo dos anos dois mil.
Separei três pontos importantes para solução de conflitos por intermédio da inteligência emocional:
O Primeiro de todos é sem dúvidas o autoconhecimento, pois quando ele está bem desenvolvido são poucas as situações que desestabilizam o líder. Por líder entenda cargos de liderança que podem ser: diretor, conselho deliberativo, superintendência, gerente, supervisor e encarregado. Se você tem um cargo de liderança e ele não está listado aqui deixa nos comentários. Quando a pessoa lidera uma equipe e essa equipe pode ser em pequeno número ou em maior número. Tenho um texto aqui se chama Estratégico, tático e operacional pode colaborar com o entendimento de cargos de liderança podem estar em todas as esferas de uma empresa desde o operacional até o estratégico.
O segundo ponto importante para solução de conflitos por intermédio da inteligência emocional é prezar pela comunicação clara. Nesse ponto entenda que comunicação não é apenas a verbal e sim, também, comunicação não verbal, comunicação visual e comunicação escrita. Vamos a um exemplo: um membro da equipe está explanando uma situação e o líder já está expressando raiva com o olhar ou com a expressão corporal. Calma, aí! Se você se identificou como sendo esse líder: fica aqui comigo que esse texto é para você, também. Saiba que seus dias podem ser menos estressantes se você treinar a inteligência emocional e quem sabe começar a usar o livro " A Mente vencendo o humor" sem um bom ponto de partida?
O terceiro e não menos importante é ser um bom ouvinte. Um membro da equipe veio explanar uma questão? ouça. Não fique com pressa querendo despachar a pessoa logo ou pensando no que vai dizer. Ouça com atenção. Se você não pode ouvir naquele momento combine com o colaborador o momento adequado e cumpra o combinado. Todos os membros da equipe são importantes para o bom andamento da empresa ou de um projeto ou de uma operação. Ouvir parece uma tarefa super simples mas não é pois todos temos inúmeras atividades, preocupações e demandas, sendo assim, é preciso exercitar o ato de ouvir o outro.
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