Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Conflitos e inteligência emocional

 


Com raras exceções, os conflitos caminham lado a lado com quem trabalha com planejamento e gestão, pois, geralmente, muitos pessoas estão envolvidas nessas duas ações. Vamos começar entendendo o que é conflito na teoria: oposição mútua entre as partes que disputam o mesmo direito, competência ou atribuição. Você já deve ter ouvido falar em "conflito de ideias" quando pessoas tem ideias diferentes a cerca da mesma questão. Já a inteligência emocional é a capacidade de lidar com as emoções e sentimentos pessoais para depois por consequência conseguir lidar com o da equipe ou das outras pessoas. 

Primeiro passo para lidar bem com os conflitos por intermédio da inteligência emocional é ir em busca do autoconhecimento. Nesse momento, sugiro o livro "A Mente vencendo o Humor"  tem mais sobre ele aqui no blog e além disso conversamos muito sobre ele nas redes sociais. É um livro que uso desde o começo dos anos dois mil. 

Separei três pontos importantes para solução de conflitos por intermédio da inteligência emocional:


O Primeiro de todos é sem dúvidas o autoconhecimento, pois quando ele está bem desenvolvido são poucas as situações que desestabilizam o líder. Por líder entenda cargos de liderança que podem ser: diretor, conselho deliberativo, superintendência, gerente, supervisor e encarregado. Se você tem um cargo de liderança e ele não está listado aqui deixa nos comentários. Quando a pessoa lidera uma equipe e essa equipe pode ser em pequeno número ou em maior número. Tenho um texto aqui se chama Estratégico, tático e operacional pode colaborar com o entendimento de cargos de liderança podem estar em todas as esferas de uma empresa desde o operacional até o estratégico.

O segundo ponto importante para solução de conflitos por intermédio da inteligência emocional é prezar pela comunicação clara. Nesse ponto entenda que comunicação não é apenas a verbal e sim, também, comunicação não verbal, comunicação visual e comunicação escrita. Vamos a um exemplo: um membro da equipe está explanando uma situação e o líder já está expressando raiva com o olhar ou com a expressão corporal. Calma, aí! Se você se identificou como sendo esse líder: fica aqui comigo que esse texto é para você, também. Saiba que seus dias podem ser menos estressantes se você treinar a inteligência emocional e quem sabe começar a usar o livro " A Mente vencendo o humor" sem um bom ponto de partida?

O terceiro e não menos importante é ser um bom ouvinte. Um membro da equipe veio explanar uma questão? ouça. Não fique com pressa querendo despachar a pessoa logo ou pensando no que vai dizer. Ouça com atenção. Se você não pode ouvir naquele momento combine com o colaborador o momento adequado e cumpra o combinado. Todos os membros da equipe são importantes para o bom andamento da empresa ou de um projeto ou de uma operação. Ouvir parece uma tarefa super simples mas não é pois todos temos inúmeras atividades, preocupações e demandas, sendo assim, é preciso exercitar o ato de ouvir o outro. 






Posts Relacionados














Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...