Gosto de fazer este convite aos leitores: Vem refletir comigo! O tema principal do blog (que na realidade são dois): planejamento e gestão e esses comumente estão no cotidiano dos leitores que me acompanham. São temas com uma amplitude e aplicabilidade diversa e ampla por isso convido o leitor a refletir. Sendo assim, o leitor, muitas vezes, volta em um assunto que estava esquecido em algum canto e que pode ser novamente útil. Relembrar, retomar e refletir é importante para quem está envolvido no cotidiano de um planejamento ou de uma gestão. A visão antecipada tão necessária para aqueles que trabalham com estratégico ou tático é, justamente, treinada nos momentos de retomada de uma certa vivência.
Falando em retomar lembrei do livro - A sorte segue a coragem de Mario Sergio Cortella que diz o seguinte: A própria palavra "refletir" quer dizer "dobrar de novo", "flexionar novamente". Isso vale especialmente para quem está lidando com novas ocasiões e quer construir futuro. Isto é, "o que eu quero?", "para onde vou?" "o que vou aproveitar do que está à minha volta?". São decisões que têm de ser pensadas. O bom surfista se caracteriza por identificar o melhor momento de entrar na onda. Se ele passar um pouco do ponto ou perder o tempo da remada, não a aproveita. Se ele entrar antecipadamente, pode ser engolido. Essa perícia vem, acima de tudo, de treino, só o tempo e a prática irão aprimorar essa leitura que antecipa cenários. Quando a onda se forma ao longe, o surfista já percebe o movimento que ela vem fazendo, observa as nuances e se prepara para aproveitar o fluxo e realizar as manobras.
Cada reflexão que fazemos retomamos uma experiência e tendemos a ver nela mais um detalhe que não tínhamos nos atentado anteriormente e que podem ser relevantes para construção de um futuro. É nesse exercício de revisitar que criamos aquele olhar apurado do "tempo certo" na vida profissional. É treinamento! Com esse exercício de refletir e observar mais detalhes é que se aprende a analisar cenários futuros por diversos ângulos antes de tomar uma decisão. Sabe aquela decisão que você pensa: "tomei a decisão certa no tempo certo" - não é sorte. Saber interpretar o "Tempo certo" é treinamento, é estudo e acima de tudo muitas reflexões e análise de cenários.
Se você chegou até aqui é porque se interessa pelo assunto planejamento e gestão e saiba que o pensamento de curto, médio e longo prazos têm muito a ver com o tema. Por isso, trago inúmeros autores com diferentes perspectivas de um mesmo assunto mas saiba que eu sei da dificuldade que é formar essa disciplina organizacional. Para colaborar com a sua jornada, que já escrevi mais de 800 textos aqui no blog e que já passaram de 200 mil leituras. Meu comprometimento com você leitor é proporcionar aqui no blog minha experiência de forma gratuita para que o maior número de pessoas possível se desenvolva por intermédio do planejamento e gestão. Abaixo vou deixar o link da Amazon para que você possa adquirir o livro que citei acima:
A sorte segue a coragem! : oportunidades, competências e tempos de vida.
Tem no Kindle, também - clique aqui para adquirir o livro digital.
Posts Relacionados:
Liberdade, construção, autonomia, planejamento e gestão
Newsletter apenas para inscritos 2023
Observe: o que está de fato acontecendo
BEDA (Blog Every Day April) 2023
Comércio Eletrônico: estratégia e gestão
Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?
No Instagram: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!