Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Vem refletir comigo!

 


Gosto de fazer este convite aos leitores: Vem refletir comigo! O tema principal do blog (que na realidade são dois): planejamento e gestão e esses comumente estão no cotidiano dos leitores que me acompanham. São temas com uma amplitude e aplicabilidade diversa e ampla por isso convido o leitor a refletir. Sendo assim, o leitor, muitas vezes, volta em um assunto que estava esquecido em algum canto e que pode ser novamente útil. Relembrar, retomar e refletir é importante para quem está envolvido no cotidiano de um planejamento ou de uma gestão. A visão antecipada tão necessária para aqueles que trabalham com estratégico ou tático é, justamente, treinada nos momentos de retomada de uma certa vivência.

Falando em retomar lembrei do livro - A sorte segue a coragem de Mario Sergio Cortella que diz o seguinte: A própria palavra "refletir" quer dizer "dobrar de novo", "flexionar novamente". Isso vale especialmente para quem está lidando com novas ocasiões e quer construir futuro. Isto é, "o que eu quero?", "para onde vou?" "o que vou aproveitar do que está à minha volta?". São decisões que têm de ser pensadas. O bom surfista se caracteriza por identificar o melhor momento de entrar na onda. Se ele passar um pouco do ponto ou perder o tempo da remada, não a aproveita. Se ele entrar antecipadamente, pode ser engolido. Essa perícia vem, acima de tudo, de treino, só o tempo e a prática irão aprimorar essa leitura que antecipa cenários. Quando a onda se forma ao longe, o surfista já percebe o movimento que ela vem fazendo, observa as nuances e se prepara para aproveitar o fluxo e realizar as manobras. 

Cada reflexão que fazemos retomamos uma experiência e tendemos a ver nela mais um detalhe que não tínhamos nos atentado anteriormente e que podem ser relevantes para construção de um futuro. É nesse exercício de revisitar que criamos aquele olhar apurado do "tempo certo" na vida profissional. É treinamento! Com esse exercício de refletir e observar mais detalhes é que se aprende a analisar cenários futuros por diversos ângulos antes de tomar uma decisão. Sabe aquela decisão que você pensa: "tomei a decisão certa no tempo certo" - não é sorte. Saber interpretar o "Tempo certo" é treinamento, é estudo e acima de tudo muitas reflexões e análise de cenários.


Se você chegou até aqui é porque se interessa pelo assunto planejamento e gestão e saiba que o pensamento de curto, médio e longo prazos têm muito a ver com o tema. Por isso, trago inúmeros autores com diferentes perspectivas de um mesmo assunto mas saiba que eu sei da dificuldade que é formar essa disciplina organizacional. Para colaborar com a sua jornada, que já escrevi mais de 800 textos aqui no blog e que já passaram de 200 mil leituras. Meu comprometimento com você leitor é proporcionar aqui no blog minha experiência de forma gratuita para que o maior número de pessoas possível se desenvolva por intermédio do planejamento e gestão. Abaixo vou deixar o link da Amazon para que você possa adquirir o livro que citei acima:

 A sorte segue a coragem! : oportunidades, competências e tempos de vida.

Tem no Kindle, também - clique aqui para adquirir o livro digital.




Estamos em abril que é o mês do BEDA (Blog Every Day April - 2023), isso quer dizer, que todos os dias têm textos no blog.




Posts Relacionados:

Liberdade, construção, autonomia, planejamento e gestão

Newsletter apenas para inscritos 2023

Observe: o que está de fato acontecendo

BEDA (Blog Every Day April) 2023

Comércio Eletrônico: estratégia e gestão



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos