Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Vem refletir comigo!

 


Gosto de fazer este convite aos leitores: Vem refletir comigo! O tema principal do blog é Educação Estratégica e Gerencial, ou seja, planejamento e gestão, assuntos que estão profundamente presentes no cotidiano daqueles que me acompanham.  São tópicos amplos, com inúmeras possibilidades de aplicação prática, e é por isso que proponho uma pausa para reflexão. Essa prática, muitas vezes, leva o leitor a revisitar um assunto esquecido ou deixado de lado, mas que pode voltar a ser útil de forma surpreendente. Relembrar, retomar e refletir são ações essenciais para quem vive o dia a dia de um planejamento ou gestão. Essa capacidade de antecipação, tão vital para quem atua estrategicamente ou de forma tática, é desenvolvida, justamente nesses momentos de retomada.

Falando em retomada, lembro-me do livro A sorte segue a coragem de Mario Sergio Cortella, explica: a própria palavra "refletir" quer dizer "dobrar de novo", "flexionar novamente". Isso vale especialmente para quem está lidando com novas ocasiões e quer construir futuro. Isto é, "o que eu quero?", "para onde vou?" "o que vou aproveitar do que está à minha volta?". São decisões que têm de ser pensadas. O bom surfista se caracteriza por identificar o melhor momento de entrar na onda. Se ele passar um pouco do ponto ou perder o tempo da remada, não a aproveita. Se ele entrar antecipadamente, pode ser engolido. Essa perícia vem, acima de tudo, de treino, só o tempo e a prática irão aprimorar essa leitura que antecipa cenários. Quando a onda se forma ao longe, o surfista já percebe o movimento que ela vem fazendo, observa as nuances e se prepara para aproveitar o fluxo e realizar as manobras. 

A reflexão nos permite retomar experiências, agora com um olhar mais atento, percebendo detalhes que antes poderiam passar despercebidos. Esses insights tornam-se valiosos na construção do futuro. Nesse exercício de revisitar, desenvolvemos o olhar apurado para o "tempo certo" em nossa vida profissional. É tudo uma questão de treinamento! Com o hábito de refletir e observar cenários sob diferentes perspectivas, aprendemos a tomar decisões mais precisas e conscientes. Aquela sensação de "acertei na decisão, no momento ideal" não é sorte, mas o resultado de prática, estudo e análise. O "tempo certo" é, na verdade, fruto de preparação, conhecimento e muitas reflexões ao longo do caminho.

E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.



Estamos em abril que é o mês do BEDA (Blog Every Day April - 2023), isso quer dizer, que todos os dias têm textos no blog.









A Colvin é um dos anunciantes internacionais aqui do blog e uma renomada loja virtual com sede na Espanha, especializada em arranjos florais deslumbrantes para todas as ocasiões. É perfeita para quem quer surpreender amigos e familiares na Europa com um presente especial e marcante. Antes de finalizar sua escolha, verifique as localidades disponíveis para entrega e deixe a Colvin cuidar do resto. Clique no banner e conheça as opções exclusivas que eles prepararam. Você vai se encantar!






Posts Relacionados:

Liberdade, construção, autonomia, planejamento e gestão

Newsletter apenas para inscritos 2023

Observe: o que está de fato acontecendo

BEDA (Blog Every Day April) 2023

Comércio Eletrônico: estratégia e gestão







Sabia que aqui no blog tem mais de 200 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A forma como equipes compartilham recursos simples, como uma geladeira, revela muito sobre sua capacidade de organização e convivência. Pequenos hábitos refletem diretamente na produtividade e na eficácia gerencial. Por isso, este guia conecta práticas cotidianas com princípios da educação estratégica e gerencial : respeito ao espaço coletivo, disciplina e gestão eficiente. 7 regras essenciais para a geladeira coletiva 1. Lembre-se: a geladeira é de todos Respeitar o espaço compartilhado fortalece a convivência e evita conflitos desnecessários.  2. Organize seus alimentos em um único espaço Facilita o controle da validade e mantém a geladeira práticas para todos. 3. Consuma apenas o que é seu Evita mal-entendidos e reforça a confiança entre colegas. 4. Derramou algo? Limpe na hora Higiene imediata garante um ambiente limpo e agradável para o próximo usuário. 5. Não deixe alimentos estragarem   Escolha um dia fixo da semana para revisar seus itens e evitar desperdício.  6....

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? A resposta é sim - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.  Por que regras são necessárias?    1. Cultura organizacional em todos os espaços Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em cada detalhe. 2. Normas garantem bom funcionamento  Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  Sugestão prática Fixar um Guia de uso  na porta da geladeira ou próximo a ela é extremamente útil. Esse tipo de mater...

Não seja leva e traz!

O "leva e traz" é mais comum do que se imagina nos ambientes de trabalho. Mas afinal, quem é essa pessoa? Trata-se do colega que não se considera fofoqueiro, mas vive compartilhando informações que ouviu de outros, acreditando estar "ajudando" ou "alertando" a equipe. Na prática, ele manipula e desagrega, usando informações privilegiadas como forma de influência. Quem é o leva e traz Está sempre mais atento à vida dos outros do que ao próprio trabalho. Circula informações desnecessárias, muitas vezes destorcidas. Gosta de se apresentar como "pessoa de confiança", mas não poupa ninguém - nem colegas, nem líderes. Conta algo que ouviu de alguém e, logo em seguida, leva sua opinião de volta para essa pessoa, gerando conflitos. Lembrete do dia Desconfie da pessoa que se interessa demais pela vida alheia no trabalho e está sempre metida em confusões. Colegas assim raramente contribuem para a equipe - mantenha distância e foque no seu trabalho. Impac...