Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Observe: o que de fato acontecendo



Durante o planejamento, a comunicação é de suma importância. Para que a gestão das etapas desse planejamento seja executada da melhor forma possível, é ainda mais relevante saber se comunicar. A comunicação deve ser aperfeiçoada e exercitada constantemente por estrategistas e gestores, pois pode ser considerada uma vantagem competitiva. Observar o que está de fato acontecendo é um dos componentes da comunicação não-violenta e uma atitude vital para o entendimento dos fatos. 

Uma passagem do livro Comunicação Não-Violenta diz o seguinte: "Primeiramente, observamos o que está de fato acontecendo numa situação: o que estamos vendo os outros dizerem ou fazerem que é enriquecedor ou não para nossa vida? O truque é ser capaz de articular essa observação sem fazer nenhum julgamento ou avaliação - mas simplesmente dizer o que nos agrada ou não naquilo que as pessoas estão dizendo."

A ideia da comunicação não violenta é um ambiente onde as necessidades de todos são atendidas pacificamente.

No planejamento e gestão, as necessidades das pessoas devem ser organizadas para que estejam alinhadas com as da empresa e possam ser ouvidas de forma pacífica. Dessa forma, sendo você um estrategista ou um gestor, é importante que observe o que de fato está sendo dito (sem julgamentos ou avaliações). Ouvindo de forma objetiva, será possível ponderar e responder visando a comunicação não violenta.

E quem sabe, implementar ou não a ideia e/ou necessidade do outro. Mas é importante que esse debate de ideias não se transforme em um "campo de batalha" e, menos ainda, em motivo para discórdia. Tenha em mente que, por mais que seja um ambiente profissional, as pessoas tendem a desejar que suas necessidades sejam atendidas. Cabe aos gestores saber lidar com as questões da melhor forma possível, e a comunicação assertiva e não violenta pode colaborar muito com essa etapa do processo. Portanto, observe o que está de fato acontecendo.



Estamos em abril que é o mês do BEDA (Blog Every Day April - 2023), isso quer dizer, que todos os dias têm textos no blog.




Posts relacionados:

Livro: Comunicação Não-Violenta

BEDA (Blog Every Day April) 2023

Comércio Eletrônico: estratégia e gestão

O Pequeno Príncipe - Aliança dos Blogs 3/12: Fantasia (Prêmio Hugo)

Dia da Blogueira






Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão

Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...