Uma passagem do livro Comunicação Não-Violenta diz o seguinte: "Primeiramente, observamos o que está de fato acontecendo numa situação: o que estamos vendo os outros dizerem ou fazerem que é enriquecedor ou não para nossa vida? O truque é ser capaz de articular essa observação sem fazer nenhum julgamento ou avaliação - mas simplesmente dizer o que nos agrada ou não naquilo que as pessoas estão dizendo."
A ideia da comunicação não violenta é um ambiente onde as necessidades de todos são atendidas pacificamente.
No planejamento e gestão, as necessidades das pessoas devem ser organizadas para que estejam alinhadas com as da empresa e possam ser ouvidas de forma pacífica. Dessa forma, sendo você um estrategista ou um gestor, é importante que observe o que de fato está sendo dito (sem julgamentos ou avaliações). Ouvindo de forma objetiva, será possível ponderar e responder visando a comunicação não violenta.
E quem sabe, implementar ou não a ideia e/ou necessidade do outro. Mas é importante que esse debate de ideias não se transforme em um "campo de batalha" e, menos ainda, em motivo para discórdia. Tenha em mente que, por mais que seja um ambiente profissional, as pessoas tendem a desejar que suas necessidades sejam atendidas. Cabe aos gestores saber lidar com as questões da melhor forma possível, e a comunicação assertiva e não violenta pode colaborar muito com essa etapa do processo. Portanto, observe o que está de fato acontecendo.
Posts relacionados:
Livro: Comunicação Não-Violenta
BEDA (Blog Every Day April) 2023
Comércio Eletrônico: estratégia e gestão
O Pequeno Príncipe - Aliança dos Blogs 3/12: Fantasia (Prêmio Hugo)
Instagram: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!