Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Um lugar na Janela 3 - Aliança dos Blogs 4/12: Amigo Secreto

 


Chegamos na nossa quarta  postagem do ano. A Aliança dos Blogs é uma blogagem coletiva  que acontece uma vez por mês e para isso temos um tema para cada versão e o de Abril é:  Amigo Secreto. Para esse tema ganhei da minha querida amiga secreta - o livro: Um lugar na janela 3 de Martha Medeiros. Fizemos um amigo secreto entre nós amigos blogueiros em que cada um presentearia com um livro e chocolates para comemorarmos a Páscoa. Eu simplesmente amei a experiência pois moramos em cidades diferentes uns dos outros e a surpresa de receber um presente escolhido pelo amigo pessoalmente: foi incrível! Simplesmente amei! Ainda ganhei um livro da escritora que é minha conterrânea.  Obrigada querida amiga secreta por essa surpresa encantadora. A aliança dos blogs é composta por quatro blogs queridos: o meu Danielle SV, Leitor dos Sonhos, MãeLiteratura e Tom Dutra. 

Um lugar na Janela: relatos de viagem 3: é um livro leve e muito gostoso de ler como são a maioria dos livros que já li de Martha Medeiros. Gosto de capas e confesso que achei o design dessa um tanto dramático e pouco reflete o que é a leitura: nada que implique no excelente texto da autora. 

Logo no começo do livro me chamou atenção o relato sobre o coronavírus, pois foi o primeiro livro que li fora do contexto da saúde e da administração que falou sobre o vírus e os anos que nos acometeram. Diz o seguinte: Na primeira folha pós sumário vem o alerta: "Todas as viagens aqui narradas foram feitas antes da pandemia do coronavírus, portanto, é possível que muitos lugares citados tenham fechado provisória ou definitivamente."

E mais em frente a narrativa segue: "Ninguém sabia que vírus era aquele que havia surgido no interior da China e que se derramava pelos cinco continentes, atingindo desde grandes metrópoles até ilhas minúsculas no meio do oceano." Assim segue o texto por mais alguns parágrafos e logo já entra no que interessa: a narrativa das viagens. Que gostoso que é ler um relato de viagem! Achei o livro muito parecido com a amiga secreta que me tirou: gostei muito.💛

Para que você tenha uma ideia do quão gostoso é o livro vou colocar abaixo o sumário (acredite) você vai querer ler 😍 e para colaborar com você no final do texto vou deixar o link para que você possa adquirir na Amazon:

- Não fique em casa
- Viajar Sozinha
- Um mês inteiro em Paris
- O Amazonas
- Um pequeno país bem resolvido
- Pampa profundo
- Mar, amor  e medo
- Rio de Janeiro, revisto e ampliado
- Portugal, o reencontro
- Mi Buenos Aires (más o menos) querido
- Sapucaí em Cusco
- Praga e Berlim, antes e depois

Algumas passagens do livro que me chamaram atenção - (foi bem difícil escolher apenas essas 😅):

"Hoje, com o planeta totalmente conectado e as distâncias suprimidas, estar em Katmandu ou Mogi das Cruzes dá no mesmo, estamos todos ao alcance de um Whatsapp. Os aplicativos de localização acabaram com a fantasia de dobrar a esquina e fugir de casa. Perdemos o direito ao sumiço."

"Você deve ter um amigo que mora em Paris. Ou que mora perto de Paris. Ou que não mora em Paris, mas está viajando por lá agorinha. Eu tinha tudo isso, então, um dos programas favoritos em nosso retiro de um mês foi reencontrar conhecidos e até desconhecidos."

"Não se impõe, existe. Ajuda o planeta a respirar. É mãe, acolhe. Terra de gente risonha, que reparte o que sabe e tem apego pelo que é natural. O sol cai, alaranjado. As águas caudalosas espelham a vegetação das margens. A samaúma, árvore colossal que atinge até cinquenta metros, está ali há quinhentos, seiscentos anos, e resistirá outras tantas centenas, alertando para o nosso tamanho: somos pequenos e passamos ligeiro pela vida."

"O mar me conforta como se fosse uma religião. É como se o sagrado se apresentasse à altura dos meus olhos, e não no céu. Respeito seus variados humores: pode estar pacífico ao amanhecer e furioso ao cair da tarde."

"O Oceanário, no Parque das Nações, nos arrastou para as profundezas dos mares, deixando-nos hipnotizados diante do balé de tantos peixes impressionantes desfilando em seus aquários gigantescos. Virei criança. Foi preciso muito vinho branco no restaurante 100 Maneiras para eu reativar o modo adulto. E, depois de um aperitivo no rooftop Topo (ao lado do elevador de Santa Justa) e de percorrer os altos e baixos lisboetas, terminamos o dia sentados na plateia do teatro Trivoli."

Um pouquinho da autora: Matha Medeiros nasceu em Porto Alegre, trabalhou como publicitária que foi quando se lançou na poesia. É escritora, poetisa e aforista brasileira e já vendeu mais de um milhão de livros! 

(Aforista: sabe se expressar com pequenas frases. Para isso são pessoas perspicazes, cuja habilidade linguística permite sintetizar e representar por meio de sentenças aquilo que muitos gostariam de dizer e não conseguem. Interessante, né?)



Acima os temas do ano de 2023 da nossa Aliança dos Blogs! Para que você possa nos acompanhar e sugerir títulos de livros. Qual livro eu devo ler esse ano? deixa nos comentários. Vou adorar saber sua sugestão.



Como prometi: segue os links para você adquirir o livro na Amazon:






Lembre de passar nos blogs amigos para conferir outros bons títulos sobre o tema por lá:


Leitor dos Sonhos 

"O post desse mês da Aliança dos Blogs vai ser super especial. Nós combinamos de fazer um amigo oculto de Páscoa, onde faríamos o sorteio e daríamos para quem tirássemos um chocolate e um livro que nós gostamos e que gostaríamos que a pessoa conhecesse."



"O tema deste mês é AMIGO SECRETO. Esta foi a postagem mais bacana e interessante que tivemos até agora, na minha opinião! Fizemos um amigo oculto literário de chocolate. A proposta era enviar ao amigo sorteado um livro que fosse um dos nossos favoritos além claro, de um chocolate. eu AMEI! Vamos conferir?"


"Olá, gente amiga, e vamos que vamos para mais uma blogagem coletiva! Esse mês a proposta foi SEN-SA-CIO-NAL! Cada um de nós presenteou um amigo secreto com um livro que fizesse parte da nossa lista de favoritos e com chocolate, tem coisa melhor?? Eu amei isso, tanto a parte de receber como a parte de presentear, quero mais vezes! Vem conferir como foi tudo isso!"





Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle (Promoções e informações)

No Facebook: @sobremarmita (Receitas saudáveis, reflexões, produtos e livros)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!


Comentários

  1. Não li esse livro, mas conhecia o primeiro volume. Deve ser uma ótima inspiração para descobrir lugares para viajar e mostrar possibilidades para quem não tem tanta experiência com viagens.

    ResponderExcluir
  2. Que legal seu presente, Dani!! E eu amei o meu, viu?? Obrigado! Que divertido foi participar desse Amigo Secreto, já quero mais um! ^^

    ResponderExcluir
  3. Dani, minha amiga querida! Eu amei tirar você!! Que bom que vc gostou do presente,, eu adoro a escrita da Martha. Beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras são importantes por alguns motivos mas dois são muito importantes: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa forma não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trabalho . Evitar desavenças de

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos