Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Aliança dos Blogs 11/12 - Momentos Históricos: Revolução Francesa

 


Chegamos na décima primeira publicação da Aliança dos Blogs que é uma blogagem coletiva  e o tema do mês é:  Momentos Históricos. A aliança dos blogs é composta por quatro blogs queridos: o meu Danielle SVLeitor dos SonhosMãeLiteratura e Tom Dutra.

Para essa décima primeira publicação da Aliança dos Blogs trouxe a Revolução Francesa. Que foi um período, de intensa movimentação política e social entre 1789 e 1799 com grandes impactos no país e na Europa. Gosto muito de política e história pois é preciso saber como foi o passado para entender um pouco do presente. Esse é um livro com poucas páginas, porém muito útil e de fácil leitura para quem deseja entender um pouco sobre alguns cenários desse grande momento histórico e para isso o autor dividiu o livro em três quadro.  No final do texto para facilitar vou deixar o link da Amazon para que você possa adquirir o livro.

Primeiro Quadro: O Iluminismo, Locke e a idéia da tolerância, Encyclopédie: o dicionário da razão e  La Mettrie e o materialismo.

Segundo Quadro: A queda do Antigo Regime, Os Jacobinos, o despotismo da liberdade, A revolução e a educação e Graco Babeuf e a Conspiração dos Iguais.

Terceiro Quadro: Napoleão, o general jacobino, Napoleão e a campanha da Itália, O olho de Fouché e Napoleão e o Código Civil da Burguesia.

Um trecho do livro: "A idéia de que todos nós, independentemente de sexo, religião, raça, nascimento ou situação social, devemos ter acesso à mesma educação, foi um dos mais significativos e duradouros legados da Revolução Francesa de 1789. Chegar a esta conquista realmente não tem sido fácil, mas o primeiro passo foi inquestionavelmente dado pela proclamação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789, e reafirmado por uma outra Declaração de Direitos, a de 1793, em seu artigo 22."

Contracapa do Livro: "Uma importante síntese dos eventos revolucionários ocorridos na França no final do século XVIII e das ideias que anteciparam a Revolução (o iluminismo), que a configuraram (o Jacobinismo), e que a consolidaram (o Bonapartismo). O que Voltaire Schilling registra em seu livro, numa linguagem agradável e dinâmica, é a origem do mundo em que vivemos hoje."


Acima o calendário do ano de 2022 dos temas da nossa Aliança dos Blogs! Para que você possa nos acompanhar e sugerir títulos de livros. Vamos Amar!


Livro - Revolução Francesa: iluminismo, jacobismo e bonapartismo
Autor: Voltaire Schilling
Editora: Leitura XXI
Número de páginas: 155 páginas
ISBN: 85-86880-40-X
Edição: 2003


Como prometi, abaixo segue o link da Amazon para que você possa adquirir o livro que citei acima. O blog é parceiro Amazon então quando você se inscreve e compra com meu link (isso quer dizer clicando nos links que indico aqui no blog) apoia o conteúdo para que ele siga existindo cada vez mais e melhor:





Lembre de passar nos blogs amigos para conferir outros bons títulos sobre o tema por lá:


"Olá, Sonhadores! O tema escolhido para a Aliança dos Blogs desse mês combina muito com onde eu estou nesse momento: a Itália! Se tem um país que foi palco de diversos momentos importantes para a História da humanidade é esse país. E para esse tema, eu decidi trazer uma lista de livros cujas histórias se passam em um desses momentos importantes."


"Hoje é dia da nossa Blogagem Coletiva! Eu gosto muito desta temática e sempre aprendo com este tipo de leitura. Por isso trouxe cinco dicas de livros que li e adorei, para indicar para vocês. Todos eles têm resenha no Blog. Te espero lá no MãeLiteratura."


"Eu e meus amigos tivemos a missão de trazer esse mês algo relacionado com o tema "Momentos Históricos" e eu não consigo pensar em personagens que tenham bagunçado tantos desses momentos como os Animaniacs! Essa é a minha dica da vez!"







Posts Relacionados:










Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle (Promoções e informações)

No Facebook: @sobremarmita (Receitas saudáveis, reflexões, produtos e livros)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!


Comentários

  1. Oi Dani. Muito bacana a sua dica. Não costumo ler sobre a Revolução francesa, mas este livro parece bem interessante! Beijão e até o mês que vem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos