Estava lendo a revista Você S/A de abril 2020 e dentro de uma reportagem sobre a busca incessante pela produtividade tinha o seguinte parágrafo: a sigla FOMO (fear of missing out, ou medo de estar perdendo alguma coisa, em português), que passou a ser usada nos anos 2000 para descrever o estado de ansiedade, mau humor e até depressão em que algumas pessoas podem ficar quando não estão online, tem a ver com essa história. É sempre bom observar a si e os estados de humor que ali habitam: te digo isso porque muitos leitores me dizer que desejam ler mais - mas que é muito difícil, justamente, porque é difícil se concentrar e ficar sem verificar as redes sociais.
Entendo e vou te contar: comigo, inúmeras vezes, acontece o mesmo e o que eu faço para voltar a me concentrar? Primeiro acolho o que estou sentindo e não tento fingir que não estou sentindo e menos ainda: largo o livro e saio correndo. Me organizo emocionalmente para ler mais cinco minutos se acaso é um dia daqueles que pouco consigo me concentrar - me organizo de dois em dois minutos. Deixo o celular em outro cômodo para não ver ele e sem volume. Aos poucos fui aumentando o tempo de leitura e com um "passo" por vez, com consistência e frequência hoje consigo ler algumas horas sem pegar o celular ou pensar nas redes sociais. Ler é uma atividade solitária mas que incentiva demais a criatividade e o repertório de vida.
São pequenas atitudes do cotidiano que podem nos levar a evolução - a constância não é um passo grande (uma vez na vida): são inúmeros pequenos passos todos os dias. Quando escolho ler estou abrindo mão de inúmeras outras atividades e ficando de fora de outras tantas. A renúncia faz parte da escolha - se eu decido ler é porque sei que aquela atividade me fará bem e trará benefícios maiores que as renúncias que estou fazendo. Tenho um planejamento de leitura para o ano e isso colabora demais com a recorrência do que leio: organização externa é uma forma de exercitar a organização interna. Manter o ambiente ao redor organizado vai colaborar com a organização dos pensamentos e consequentemente com esse exercício da atividade: ler. Me conta nos comentários porque você considera importante a leitura e qual sua maior dificuldade com essa atividade?
Abaixo o link da Amazon direto para revista Você S/A ed. 263 04/2020 para que você possa adquirir:
Posts Relacionados:
Daqui um ano, você vai estar feliz por ter começado hoje.
Como fazer um planejamento para o ano novo?
Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
No Instagram: @svdanielle
Bom trabalho!
Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!