Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Devo ou não: dar presente de Natal para meu chefe?


Vamos entender primeiro que presente não é um dever e nem uma obrigação e sim um agrado e uma gentileza. Portanto, dar ou não presente de natal é uma opção de acordo com o orçamento e relacionamentos de cada um. 

Vamos refletir diante de 5 situações:

1) A equipe vai dar um presente em conjunto? Essa seria a melhor alternativa caso a ideia seja dar um presente para o chefe. Se a equipe dará um presente em conjunto não é necessário e nem de bom tom que um membro da equipe faça o seu sozinho. 

2) O seu chefe lhe ajudou a ser um profissional melhor ou lhe ajudou em algo que fez muita diferença em sua vida e por isso você quer agradar ele de forma individual? Quem sabe enviar o presente para casa dele via tele-entrega. Um presente mais com cara de gentileza do que de ostentação, exemplos: um espumante, um vinho, uma caixa de chocolates de uma loja especializada, um panetone especial e lembre de colocar um cartão simples e elegante com seus agradecimentos. 

3) A equipe não vai dar um presente em conjunto mas você e outros colegas gostariam de dar: uma pessoa pode ser o organizador e fazer uma lista dos que desejam participar. Nada escondido e todos da equipe devem ser convidados a participar sem serem julgados caso não queiram participar. Façam um cartão onde assinarão todos os que colaboraram.

4) Quer dar um presente individual apenas para se destacar dos demais? Não é nada profissional ter relacionamentos de trabalho baseados em troca de presentes ou de vantagens. Se você é competente, está fazendo o seu melhor por intermédio do próprio trabalho será reconhecido e se os líderes não o reconhecem como você gostaria quem saber repensar o que é reconhecimento para você? E depois quem sabe repensar a vida profissional?

5) A maioria da equipe combinou que terá apenas um amigo secreto coletivo e que não darão presentes para o chefe em conjunto mas você gostaria de dar, mesmo assim? Você deu a sua opinião quando decidiram pelo amigo secreto coletivo? O momento de participar com opiniões é, justamente, na hora que estão debatendo o assunto. Quando se trabalha em equipe é importante participar dos debates não só de corpo presente mas com opiniões mesmo quando são contrárias a da maioria.

Se você trabalha em equipe é sempre gentil e profissional planejar o presente do chefe junto com os colegas de trabalho. Quando são muitas pessoas para decidir um presente e valor: quem sabe fazer uma pesquisa no Google Forms - pode colaborar com a tomada de decisão da equipe?



Posts Relacionados:








                                       Amigo secreto no trabalho: tirei alguém que não gosto!



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle (Descontos e informações)

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!








Abaixo o Banner da Orell füssli que é um dos anunciantes aqui do blog. É uma loja virtual conhecida como o maior varejista de livros suíço. Orell füssli oferece a você a oportunidade de escolher entre 8 milhões de artigos: você pode encontrar uma gama abrangente de tudo o que tem a ver com livros, e-books, e-readers, etc. Mas se é uma loja na Suíça porque está aqui no blog - que é brasileiro? Muitos leitores moram no Brasil, mas tem amigos ou familiares que residem na Suíça ou em outros países da Europa e gostam de enviar presentes e livros são sempre bem vindos. Além dos leitores que vivem no Brasil também temos por aqui leitores que moram na Suíça e que gostam de comprar livros. Já conhece a Orel füssli? Então clica no Banner e vai dar uma espiada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras são importantes por alguns motivos mas dois são muito importantes: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa forma não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trabalho . Evitar desavenças de

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos