Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Final de Ano: como lidar com o amigo secreto da empresa

 


O final do ano é uma época repleta de festividades, e entre as tradições corporativas, o amigo secreto é uma das mais comuns. No entanto, apesar de ser uma atividade divertida para muitos, algumas pessoas não gostam do amigo secreto justamente porque correm o risco - e às vezes um grande risco - de pegar alguém de quem não gostam.

É comum não gostar de todos os colegas de trabalho. As razões podem variar desde diferenças pessoais a desentendimentos profissionais. E quando o amigo secreto coloca você na posição de presentear alguém por quem não tem simpatia, pode ser desconfortável. A primeira dica é manter o profissionalismo. Lembre-se de que o ambiente de trabalho exige uma conduta respeitosa e cordial, independentemente das preferências pessoais.

Tente separar a vida pessoal da vida profissional. Avalie se os motivos pelos quais você não gosta de alguém são realmente relevantes no ambiente de trabalho. Às vezes, o desgosto pode ser baseado em percepções superficiais que não refletem a realidade profissional. Planejamento e gestão são para todos e para todas as profisssões, e isso inclui saber lidar com situações desconfortáveis no trabalho. Não deixe para comprar o presente de última hora. Planejar com antecedência ajuda a reduzir o estresse e a encontrar um presente adequado que possa agradar, mesmo sem muita afinidade pessoal. Considere itens neutros que sejam de bom gosto e úteis, como uma caneca elegante para o café, um bom livro ou uma espumante, que pode ser uma escolha elegante e capaz de "quebrar o gelo". 

Se a tradição do amigo secreto inclui dizer algumas palavras sobre a pessoa, foque nas qualidades profissionais. Encontre duas ou três atitudes positivas no ambiente de trabalho que possam ser mencionadas. Isso demonstra sua capacidade de ser justo e profissional. Se considerar trocar o nome do amigo secreto, só faça isso se tiver total confiança na discrição da pessoa com quem está trocando. Trocar de amigo secreto pode virar assunto para fofocas no escritório, o famoso "rádio corredor", e piorar a situação.

Encare o amigo secreto como uma oportunidade de melhorar a relação profissional. Um gesto amigável pode suavizar desentendimentos passados e abrir caminho para uma convivência mais harmoniosa no futuro. Lidar com o amigo secreto no trabalho, especialmente quando você tira alguém de quem não gosta, pode ser desafiador. No entanto, com um pouco de planejamento e uma atitude profissional, é possível transformar essa experiência em algo positivo e até mesmo fortalecer as relações no ambiente de trabalho. 

Você já passou por uma situação assim? Como lidou com isso? Compartilhe suas experiências nos comentários!




Posts relacionados

Amigo secreto no trabalho: O Desafio de Presentear alguém que você não gosta

A diferença entre responsabilidade e distração

A estratégia do oceano azul - Calendário do Advento de livros

As mais lindas histórias têm começo, medo e sim

Nada é mais difícil do que sentar e fazer o seu trabalho







Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão

Abaixo banner da Kipling que é um anunciante aqui do blog e que eu sou cliente a mais de uma década. O sucesso começou em 1987, no coração da Antuérpia (Bélgica) com as icônicas bolsas de nylon plissado. Hoje as famosas bolsas e esportes podem ser encontradas por todo o mundo, em 436 lojas Kipling, em 80 países, e podem ser encontradas em outras 7500 lojas, incluindo as melhores lojas de departamento e no site. Clica no banner e vem espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...