Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Má educação? Não admitimos!

 


Má educação? Não admitimos! Essa resposta deve ser clara para todos. Quando um colaborador é mal educado com o outro ou com o líder ou vice versa: atitudes como essa não devem ser negligenciadas. Isso quer dizer: fingir que não viu! Nem pensar! Outra situação: o cliente pode ser mal educado com um colaborador? Não! Assim como o colaborador não pode ser mal educado com o cliente.

Detalhe importante: a má educação não é estancada, também, com má educação. Gentilmente, o líder deve se impor e advertir verbalmente o mal educado. "Fulano, essa sua atitude não é adequada e nem admitida em nosso ambiente de trabalho: peça desculpas para o colega." Advirta até no máximo três vezes verbalmente à partir daí deve ser formalizada por escrito.

Considerando, que a má educação seja feita pelo cliente dirigida a um colaborador? Também, deve ser resolvida com educação e gentileza no mesmo momento: " O líder deve se aproximar do ocorrido e se dirigir ao cliente dizendo: "tudo bem? como posso ajudá-lo? vi que o sr./sra está um tanto alterado?" Essa abordagem tem a intenção de proteger o colaborador, o ambiente profissional e preservar a cultura da empresa e não arrumar confusão. Sendo assim, mantenha o tom de voz adequado e vá para a conversa com o propósito de resolver o assunto.

Nem sempre as situações terminam de forma amigável, porém é necessário o esforço e a boa vontade de manter um ambiente saudável, harmônico e com limites para todos. Imponha limites adequados pois eles fazem parte da cultura da empresa. 

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas expectativas.