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Má educação? Não admitimos!

 


Má educação? Não admitimos! Essa resposta deve ser clara para todos. Quando um colaborador é mal educado com o outro ou com o líder ou vice versa: atitudes como essa não devem ser negligenciadas. Isso quer dizer: fingir que não viu! Nem pensar! Outra situação: o cliente pode ser mal educado com um colaborador? Não! Assim como o colaborador não pode ser mal educado com o cliente.

Detalhe importante: a má educação não é estancada, também, com má educação. Gentilmente, o líder deve se impor e advertir verbalmente o mal educado. "Fulano, essa sua atitude não é adequada e nem admitida em nosso ambiente de trabalho: peça desculpas para o colega." Advirta até no máximo três vezes verbalmente à partir daí deve ser formalizada por escrito.

Considerando, que a má educação seja feita pelo cliente dirigida a um colaborador? Também, deve ser resolvida com educação e gentileza no mesmo momento: " O líder deve se aproximar do ocorrido e se dirigir ao cliente dizendo: "tudo bem? como posso ajudá-lo? vi que o sr./sra está um tanto alterado?" Essa abordagem tem a intenção de proteger o colaborador, o ambiente profissional e preservar a cultura da empresa e não arrumar confusão. Sendo assim, mantenha o tom de voz adequado e vá para a conversa com o propósito de resolver o assunto.

Nem sempre as situações terminam de forma amigável, porém é necessário o esforço e a boa vontade de manter um ambiente saudável, harmônico e com limites para todos. Imponha limites adequados pois eles fazem parte da cultura da empresa. 

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