Pular para o conteúdo principal

Venda à distância: Paciência e tolerância com o cliente!



Venda a distância requer atenção redobrada com o cliente pois é mais trabalhoso identificar o que ele deseja. Considerando que não é possível ver suas expressões faciais, corporais e muitas vezes nem o tom de voz já que a conversa pode acontecer toda por intermédio de redes sociais. Para isso tolerância e paciência são fundamentais para que esse diálogo seja convertido em venda.

Vou listar aqui cinco momentos em que tolerância e paciência serão exercidas em sua plenitude:

1) Cliente que não tem o hábito de comprar à distância: o vendedor deve ensinar a ele de maneira sutil e conduzir a conversa tentando sempre entender o que ele deseja. O comércio ou serviço está na postura de solucionador de problemas, sendo assim, tente entender qual o problema que o cliente lhe trouxe. E lhe mostre soluções - nunca mais dúvidas e incertezas pois o cliente já está inseguro fazendo algo que não tem o hábito.

2) Cliente que está habituado com a compra à distância: ele quer rapidez e agilidade. Todavia, o comércio ainda está adaptando seus processos internos pois não vendia à distância antes. Seja honesto com cliente! Se perceber que ele está sem paciência com a demora, com as fotos ruins que você está enviando ou com a falta de detalhamento do produto explique em frases curtas. Esclareça que vocês estão melhorando os processos gerenciais de venda à distância pois não atendiam dessa forma antes e que a colocação dele é muito bem vinda. Acolha a falta de paciência do cliente! Seja gentil e sem explicações muito longas. Tente de imediato melhorar o que ele reclamou caso esteja difícil peça ajuda para um colega ou o líder.

3) Cliente não está entendendo o que o vendedor escreve ou diz. A comunicação entre os dois não está funcionando isso quer dizer tem ruídos nela. Peça ajuda assim que perceber que vocês não estão se entendendo como deveria. Não é um demérito e nem uma incompetência pedir ajuda afinal esse é um momento de aprendizado para todos e o trabalho em equipe é essencial.

4) As vendas à distância não estão acontecendo pois a comunicação está muito difícil. Nesse momento é hora de chamar o líder e pedir ajuda. Líderes devem ter paciência e acolher as dificuldades dos colaboradores para que juntos encontrem soluções

5) O cliente ficou chateado com o atendimento e quer reclamar ou faz uma reclamação. Líder: acolha o cliente e o colaborador que não conseguiu se entender com ele. Ouça as duas partes e pensem em soluções juntos (líder e colaborador que não conseguiu atingir as expectativas do cliente). O líder deve demostrar equilíbrio: ficar furioso e descontar no colaborador ou no cliente não vai levar a lugar algum. O mundo está passando por momentos complicados de pandemia e todos estão a "flor da pele". Tolerância e paciência com as reclamações do cliente e durante a conversa com o colaborador são essenciais para o êxito da equipe e das vendas.

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, empreendedorismo, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!

Como posso tirar dúvidas e contratar a T&V Mentoria e DP?

Bom Trabalho!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Meu livro da consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia

Esse livro é um dos que uso muito: é pequeno deve ter em torno de 12 cm x 17 cm mas tem 400 páginas. Acho ele otimista sem ser exagerado e traz reflexões que muitas vezes ficam lá guardadas no subconsciente. O título é bem propício pois traz reflexões para que sejam conscientizadas e adequadas para realidade de cada um. 


O autor é Terapeuta e professor universitário. Esse é um livro que pode ser usado em diversos momentos da vida mas nesses momentos de insegurança e descrença mundial é ainda mais útil. Cada folha dele tem data (sem ano) e uma reflexão para o dia. É bom colocar na balança determinados assuntos como: vida profissional, forma de vida cotidiana, pessoas e coisas que não acrescentam etc. Enfim, uma vida mais leve e satisfatória de acordo com as expectativas de cada um.
Livro: Meu livro da Consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia Autor: Tadashi Kadomoto Editora: Gente  Número de páginas: 400 ISBN: 978-85-452-0212-7 Ano da Edição: 2017
Posts Relacion…

Chocolate, Vida saudável e Trabalho!

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Confesso que um chocolate após o almoço com cafezinho me deixa mais alerta para trabalhar durante o resto do dia. Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Na foto estão os 85% cacau e o, que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?

Eu escolhi me adaptar aos poucos. fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%... 85% que é amargo mesmo e 99% cacau!

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Abaixo duas opções da Hershey's que são ótimas! O primeiro é caramelo salgado:

E o segundo aerado! Como ele é aerado a minha impressão é que deixa o chocolate ma…

Aprendizados que a quarentena me trouxe

Aqui um PDF para impressão com uma lista para reflexão e para ser posta em prática após os acontecimentos. E qual o motivo dessa lista agora? se a quarentena nem terminou ainda? Geralmente, temos mais detalhes do problema no momento em que ele está sendo vivido. Depois do caso passado ele é lembrado mas não mais com a riqueza de detalhes do momento.
O importante é escrever os pontos mais importantes agora no "calor" das emoções. Para depois de passado o problema com a cabeça fria o profissional possa começar a refletir em cima de sua lista e em uma terceira etapa começar a planejar como colocará em prática.
Muitos dos problemas individuais vividos nesse momento nem se quer serão lembrados depois dos fatos terminados. Com essa lista será possível agir para quem sabe em uma próxima crise ser possível viver com mais tranquilidade em relação a vida profissional.
Mas o que vou anotar nessa folha? Tudo que está lhe fazendo falta nesse momento de crise por exemplo: "preciso te…