Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Meu colega é muito negativo!


É muito comum encontrarmos colegas de trabalho negativos que acabam deixando o ambiente pesado e, não raro, gerando desarmonia com brigas e desavenças. Isso acontece porque muitos da equipe acabam sendo contagiados por essa negatividade, terminando o dia irritados e pouco produtivos.

O primeiro passo é reportar a situação ao líder ou ao superior, não como uma fofoca, mas como uma constatação de que o colega está atrapalhando o progresso da equipe. É importante comunicar de forma clara e objetiva, destacando os impactos negativos no ambiente de trabalho.

O líder deve chamar o colega em questão para uma conversa. Durante essa conversa, é essencial pedir que ele evite relatar tragédias diárias e acontecimentos negativos para os colegas, porque não é conveniente e, de fato, prejudica a harmonia da equipe. Essa abordagem deve ser feita com respeito, educação, paciência e boa vontade, qualidades esperadas de um líder. Aqui, os princípios da Comunicação Não-violenta, de Marshall Rosenberg, podem ser extremamente úteis. A CNV enfatiza a importância de expressar necessidades de forma clara e empática, criando um ambiente de compreensão mútua.

Se o líder passar por corredor e ouvir uma tragédia sendo contada, ele pode intervir de forma gentil e assertiva, dizendo algo como: "Estou ouvindo tragédias?" ou "Será que vocês não têm nenhum assunto que faça diferença na vida de todos? Algo que ajude no crescimento profissional, por exemplo?"

Os colegas de trabalho também devem ser sinceros, mas sempre com jeito e cuidando o tom de voz. Uma abordagem recomendada é dizer: "Colega, não me leve a mal, mas o mundo já está tão violento. Vamos tentar não conversar sobre esses assuntos por aqui? Assim mantemos o ambiente mais leve!" E se o colega voltar com o mesmo assunto, reforçar com calma e respeito: "Lembra que te falei que não estou interessado nesse tipo de assunto?"

Manter o ambiente de trabalho harmonioso e produtivo requer a colaboração de todos. Enfrentar a negatividade com respeito e assertividade pode fazer toda a diferença. Seja um líder ou um colega, a chave é sempre agir com educação, calma e empatia, seguindo os princípios da Comunicação Não-violenta para promover um ambiente de compreensão e cooperação.




Posts Relacionados:

Honestidade

Ser coerente é bom?

Não me chame de linda (o) no trabalho!

Não comente!

Em qualquer lugar: paciência!







Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão
Abaixo o banner da Vivara que é um anunciante aqui do blog. E que tem amor pelos detalhes em suas peças além de estar em momentos especiais e eternos da vida de cada cliente. Para quem ama joias e sabe o quão especial elas são que a Vivara tem peças incríveis, já conhece? Clica no banner e vai lá espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...