Pular para o conteúdo principal

Atendimento à distância: primeiros passos (Série 1/6)



Em virtude da pandemia o comércio está fechado e alguns lojistas estão começando a trabalhar com o atendimento a distância. Essa é uma ótima alternativa para não parar de trabalhar e quem sabe em um segundo momento inserir essa forma de venda como parte do cotidiano.

Para quem está começando separei aqui cinco pontos importantes para considerar antes, durante e depois dessa venda a distância. As próximas cinco postagens serão para tratarmos de cada um dos cinco pontos individualmente e com mais detalhes.

Pontos importantes:

1) WhatsApp, instagram ou Facebook qual das ferramentas irá escolher para essa venda? Uma apenas? duas ou as três? Sugestão: escolha as redes sociais: Instagram e Facebook para contato com o cliente e para efetivar a venda: WhatsApp. Será mais fácil (para iniciantes) controlar as vendas efetivas por um meio apenas.

2) Quem ficará responsável por atender o cliente? Será a mesma pessoa para os três meios de contato com o cliente? O bom é que a mesma pessoa que atenda um determinado cliente (comece, termine e faça o pós venda com ele). 

3) Quando estiver com o cliente no whatsapp tente criar uma conversa com ele para entender o que ele deseja de fato. Qual o problema que ele tem que o levou a procurar o seu comércio para solucionar? Entregue soluções para o cliente e não mais problemas. Faz parte da solução explanar ao máximo as características do produto ou serviço pelo qual o cliente se interessou. Paciência, atenção e tranquilidade nesse momento.

4) Como será feita a cobrança após a venda? O entregador irá levar a máquina de cartão? Será enviado um link de pagamento para o cliente? O cliente pagará em dinheiro? Entregue a solução completa e ensine o cliente a utilizar o meio que ele escolheu. Faz parte da venda instruir o cliente em tudo que ele tiver dúvidas ou inseguranças.

5) Faça um pós venda! a venda a distância é essencial acompanhar o processo inteiro de perto. Para entender a satisfação do cliente em relação: ao antedimento, ao vendedor, a forma de pagamento, a entrega e a embalagem. 

Essa postagem faz parte de uma série de seis. Comecei aqui com a introdução ao tema. Os próximos cinco dias irei explanar cada um dos cinco itens acima: um a um. Se você é comerciante e ainda ficou com dúvidas em qualquer um deles fique a vontade para entrar em contato comigo.

Posts Relacionados:

Escolhas das ferramentas para venda! (Série 2/6)

Atendimento ao cliente no WhatsApp (Série 3/6)

Cobrança na venda a distância (Série 4/6)

Pensamento Coletivo

Tenho loja física e gostaria de marcar presença na web

No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Meu livro da consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia

Esse livro é um dos que uso muito: é pequeno deve ter em torno de 12 cm x 17 cm mas tem 400 páginas. Acho ele otimista sem ser exagerado e traz reflexões que muitas vezes ficam lá guardadas no subconsciente. O título é bem propício pois traz reflexões para que sejam conscientizadas e adequadas para realidade de cada um. 


O autor é Terapeuta e professor universitário. Esse é um livro que pode ser usado em diversos momentos da vida mas nesses momentos de insegurança e descrença mundial é ainda mais útil. Cada folha dele tem data (sem ano) e uma reflexão para o dia. É bom colocar na balança determinados assuntos como: vida profissional, forma de vida cotidiana, pessoas e coisas que não acrescentam etc. Enfim, uma vida mais leve e satisfatória de acordo com as expectativas de cada um.
Livro: Meu livro da Consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia Autor: Tadashi Kadomoto Editora: Gente  Número de páginas: 400 ISBN: 978-85-452-0212-7 Ano da Edição: 2017
Posts Relacion…

Chocolate, Vida saudável e Trabalho!

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Confesso que um chocolate após o almoço com cafezinho me deixa mais alerta para trabalhar durante o resto do dia. Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Na foto estão os 85% cacau e o, que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?

Eu escolhi me adaptar aos poucos. fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%... 85% que é amargo mesmo e 99% cacau!

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Abaixo duas opções da Hershey's que são ótimas! O primeiro é caramelo salgado:

E o segundo aerado! Como ele é aerado a minha impressão é que deixa o chocolate ma…

Aprendizados que a quarentena me trouxe

Aqui um PDF para impressão com uma lista para reflexão e para ser posta em prática após os acontecimentos. E qual o motivo dessa lista agora? se a quarentena nem terminou ainda? Geralmente, temos mais detalhes do problema no momento em que ele está sendo vivido. Depois do caso passado ele é lembrado mas não mais com a riqueza de detalhes do momento.
O importante é escrever os pontos mais importantes agora no "calor" das emoções. Para depois de passado o problema com a cabeça fria o profissional possa começar a refletir em cima de sua lista e em uma terceira etapa começar a planejar como colocará em prática.
Muitos dos problemas individuais vividos nesse momento nem se quer serão lembrados depois dos fatos terminados. Com essa lista será possível agir para quem sabe em uma próxima crise ser possível viver com mais tranquilidade em relação a vida profissional.
Mas o que vou anotar nessa folha? Tudo que está lhe fazendo falta nesse momento de crise por exemplo: "preciso te…