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Atendimento à distância: primeiros passos (Série 1/6)



Em virtude da pandemia o comércio está fechado e alguns lojistas estão começando a trabalhar com o atendimento a distância. Essa é uma ótima alternativa para não parar de trabalhar e quem sabe em um segundo momento inserir essa forma de venda como parte do cotidiano.

Para quem está começando separei aqui cinco pontos importantes para considerar antes, durante e depois dessa venda a distância. As próximas cinco postagens serão para tratarmos de cada um dos cinco pontos individualmente e com mais detalhes.

Pontos importantes:

1) WhatsApp, instagram ou Facebook qual das ferramentas irá escolher para essa venda? Uma apenas? duas ou as três? Sugestão: escolha as redes sociais: Instagram e Facebook para contato com o cliente e para efetivar a venda: WhatsApp. Será mais fácil (para iniciantes) controlar as vendas efetivas por um meio apenas.

2) Quem ficará responsável por atender o cliente? Será a mesma pessoa para os três meios de contato com o cliente? O bom é que a mesma pessoa que atenda um determinado cliente (comece, termine e faça o pós venda com ele). 

3) Quando estiver com o cliente no whatsapp tente criar uma conversa com ele para entender o que ele deseja de fato. Qual o problema que ele tem que o levou a procurar o seu comércio para solucionar? Entregue soluções para o cliente e não mais problemas. Faz parte da solução explanar ao máximo as características do produto ou serviço pelo qual o cliente se interessou. Paciência, atenção e tranquilidade nesse momento.

4) Como será feita a cobrança após a venda? O entregador irá levar a máquina de cartão? Será enviado um link de pagamento para o cliente? O cliente pagará em dinheiro? Entregue a solução completa e ensine o cliente a utilizar o meio que ele escolheu. Faz parte da venda instruir o cliente em tudo que ele tiver dúvidas ou inseguranças.

5) Faça um pós venda! a venda a distância é essencial acompanhar o processo inteiro de perto. Para entender a satisfação do cliente em relação: ao antedimento, ao vendedor, a forma de pagamento, a entrega e a embalagem. 

Essa postagem faz parte de uma série de seis. Comecei aqui com a introdução ao tema. Os próximos cinco dias irei explanar cada um dos cinco itens acima: um a um. Se você é comerciante e ainda ficou com dúvidas em qualquer um deles fique a vontade para entrar em contato comigo.

Posts Relacionados:

Escolhas das ferramentas para venda! (Série 2/6)

Atendimento ao cliente no WhatsApp (Série 3/6)

Cobrança na venda a distância (Série 4/6)

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