Pular para o conteúdo principal

Abrir espaço para o diálogo

       

Abrir espaço para o diálogo é um excelente termômetro para saber da equipe: como anda o desempenho de todos, a motivação, quais pontos precisam melhorar, novas ideias, colocações e reclamações.

Abra esse canal inclusive com as pessoas que você tem mais dificuldade para lidar, pois é com o diálogo que se observa e se coloca em prática atitudes adequadas com as características de cada um. É um exercício sem igual: ouvir, falar e ter paciência.

Mas como abrir esse canal? Uma maneira bem simples: pergunte! converse! coloque assuntos em pauta para conhecer os indivíduos que trabalham com você. É uma troca constante de diálogos e opiniões.

Quando alguém solicitar conversar com você: pare! ouça! mas ouça com atenção e interesse genuíno de quem está interessado (mesmo que para você seja uma besteira sem tamanho). Dispa-se de preconceitos pois o que é difícil para alguns pode não ser para outros. 

Ouça ideias e pense nelas! Será que aquela ideia sugerida faz sentido para a estratégia da empresa no momento? será que se adequado de uma forma diferente ela pode ser útil? Pense e depois dê uma resposta para quem trouxe a ideia. Explique como ela será aplica no momento ou os motivos pelos quais não será! Não precisa detalhes longos e desnecessários. Chamar para o diálogo é sempre uma forma de interesse no crescimento dos envolvidos.

Abir espaço para o diálogo não vai diminuir a autoridade do líder e menos ainda menosprezar seu trabalho! Vai é acolher a equipe de forma profissional, interessada e consequentemente criar um ambiente harmônico de crescimento mútuo. O líder é acima de tudo um facilitador do trabalho de todos: lembre disso!

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, empreendedorismo, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!



Bom Trabalho!

Comentários

  1. Escutar com paciência e atenção muda tudo, escutar de verdade. E, saber que é através do diálogo que as coisas começam a fluir.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sim! algo que parece tão simples mas não é. Largar tudo que se está fazendo para ouvir o outro deve ser um exercício diário. Bj bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!

Postagens mais visitadas deste blog

Chocolate, Vida saudável e Trabalho!

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Confesso que um chocolate após o almoço com cafezinho me deixa mais alerta para trabalhar durante o resto do dia. Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Na foto estão os 85% cacau e o, que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?

Eu escolhi me adaptar aos poucos. fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%... 85% que é amargo mesmo e 99% cacau!

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Aqui 70% da cacau show! Mais forte que o anterior!



Aqui 80% cacau da Lindt e da Cacau show!!! Os dois são bons, porém o Lindt tem o preço de importação então é mai…

Aprendizados que a quarentena me trouxe

Aqui um PDF para impressão com uma lista para reflexão e para ser posta em prática após os acontecimentos. E qual o motivo dessa lista agora? se a quarentena nem terminou ainda? Geralmente, temos mais detalhes do problema no momento em que ele está sendo vivido. Depois do caso passado ele é lembrado mas não mais com a riqueza de detalhes do momento.
O importante é escrever os pontos mais importantes agora no "calor" das emoções. Para depois de passado o problema com a cabeça fria o profissional possa começar a refletir em cima de sua lista e em uma terceira etapa começar a planejar como colocará em prática.
Muitos dos problemas individuais vividos nesse momento nem se quer serão lembrados depois dos fatos terminados. Com essa lista será possível agir para quem sabe em uma próxima crise ser possível viver com mais tranquilidade em relação a vida profissional.
Mas o que vou anotar nessa folha? Tudo que está lhe fazendo falta nesse momento de crise por exemplo: "preciso te…

Por que Planejar é importante?

1) Definir os objetivos é o primeiro passo para ir de encontro a eles. Ter claro! de onde vai sair - para saber onde quer chegar! Se os objetivos estão sendo traçadas em conjunto ou em dupla é necessário organizar para observar se todos estão pensando da mesma forma. Assim, ninguém vai se perder no caminho. Metas Pessoais X Metas Profissionais

2) Para alcançar os objetivos com êxito é necessário, que tarefas sejam feitas diariamente . Objetivos Claros?! As metas diárias podem ser agendadas e traçadas com competência e exercidas com desempenho. Para que  nenhum detalhe importante será esquecido e tudo se desenvolva com mais tranquilidade. A Minha Estratégia é o Planejamento

3) Cada meta deve ser avaliada em relação a seus custos benefícios e ser cuidadosamente pensada. Será que vale a pena? O preço que ela custa é ideal para o bolso? O tempo que leva está de acordo com a vida real? Ou pode ser trocada por algo parecido e mais barato em custo e tempo?

4) Quando tudo está planejado os r…