Abrir espaço para o diálogo é um excelente termômetro para saber da equipe: como anda o desempenho de todos, a motivação, quais pontos precisam melhorar, novas ideias, colocações e reclamações.
Abra esse canal inclusive com as pessoas que você tem mais dificuldade para lidar, pois é com o diálogo que se observa e se coloca em prática atitudes adequadas com as características de cada um. É um exercício sem igual: ouvir, falar e ter paciência.
Mas como abrir esse canal? Uma maneira bem simples: pergunte! converse! coloque assuntos em pauta para conhecer os indivíduos que trabalham com você. É uma troca constante de diálogos e opiniões.
Quando alguém solicitar conversar com você: pare! ouça! mas ouça com atenção e interesse genuíno de quem está interessado (mesmo que para você seja uma besteira sem tamanho). Dispa-se de preconceitos pois o que é difícil para alguns pode não ser para outros.
Ouça ideias e pense nelas! Será que aquela ideia sugerida faz sentido para a estratégia da empresa no momento? será que se adequado de uma forma diferente ela pode ser útil? Pense e depois dê uma resposta para quem trouxe a ideia. Explique como ela será aplica no momento ou os motivos pelos quais não será! Não precisa detalhes longos e desnecessários. Chamar para o diálogo é sempre uma forma de interesse no crescimento dos envolvidos.
Abir espaço para o diálogo não vai diminuir a autoridade do líder e menos ainda menosprezar seu trabalho! Vai é acolher a equipe de forma profissional, interessada e consequentemente criar um ambiente harmônico de crescimento mútuo. O líder é acima de tudo um facilitador do trabalho de todos: lembre disso!
Posts Relacionados:
No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle
No Facebook: @svdanielle
Escutar com paciência e atenção muda tudo, escutar de verdade. E, saber que é através do diálogo que as coisas começam a fluir.
ResponderExcluirBeijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Sim! algo que parece tão simples mas não é. Largar tudo que se está fazendo para ouvir o outro deve ser um exercício diário. Bj bj
ResponderExcluir