Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Saber delegar


A postagem anterior a essa aqui no blog é sobre trabalhar em conjunto, porém para isso é necessário saber delegar as tarefas. Nesse momento de quarentena não podemos esquecer das regras: que é possível delegar tarefas para os colaboradores que estão trabalhando em casa e não para aqueles que estão de férias ou de licença saúde por exemplo.

Uma das características de saber delegar é respeitar as diferenças: é importante explicar para o colaborador aonde se quer chegar com aquelas atividades para que ele possa, também, ajudar a pensar no processo da forma dele. Tentar impor 100% do processo só trará estresse e desavenças desnecessárias para os ambos. O colaborador que se envolve com a criação do método para as atividades tende a ter resultados mais positivos e de acordo com o esperado. 

Alguns líderes tentam controlar 100% o funcionário que está trabalhando em "home office" isso quer dizer insistem em ter o mesmo controle que tem fisicamente. Essa atitude é um erro muito comum. As regras devem existir, sem dúvida, e além disso o líder deve deixar claro o que espera do colaborador que está trabalhando a distância. Em contrapartida o colaborador deve explanar para o líder as dúvidas dele. Mas controlar a pessoa 100% do tempo que ela está em casa não é necessário. 

Todos os acordos nesse período atípico devem estar claros para ambos e por escrito (consulte seu advogado pois ele será o profissional adequado para lhe dar as instruções). Delegar vai demandar muita produtividade do líder pois será necessário que ele tenha paciência e organize as atividades  com antecedência e com dia e hora para entrega de cada um dos colaboradores que estão em casa. Assim conseguirá atingir metas diárias e semanais para alcançarem juntos os objetivos.

Implantar um processo novo por necessidade sem nenhum planejamento é sem dúvida um desafio muito grande, porém lembre que se funcionar pode ser uma nova forma de trabalho para o resto do ano. 

Posts Relacionados:







No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. C...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas...