Pular para o conteúdo principal

Varejo: assuntos internos na hora do atendimento


Assuntos internos na hora em que se está atendendo um cliente pode? Não! Evite ao máximo! O cliente entra em um estabelecimento comercial e as pessoas que deveriam o cumprimentar seguem conversando como se estivessem em um clube. Esse é o comportamento adequado de uma equipe? Não.

Mas se não é o comportamento adequado porque os clientes ainda reclamam tanto dessa falta de postura profissional no varejo? Obviamente que existem as exceções mas no geral a falta de postura ainda prevalece. 

Essa atitude da equipe acontece e os clientes ainda reclamam: em primeiro lugar por falta de regras claras, em segundo por falta de gerenciamento constante e em terceiro lugar por falta de treinamento constante e adequada. A empresa tem código de ética? lembre que na falta da moral é onde entra a ética! isso quer dizer se as pessoas não se comportam por si deve existir regras por escrito onde a empresa deixa claro como deseja que elas ajam. Outra questão importante: existe um gerente ou supervisor que acompanha o comportamento da equipe diariamente? E essa pessoa foi treinada para isso?

São atitudes que minimizam os comportamentos inadequados e ensinam de forma clara e concisa os adequados. Mas solucionam 100%? não. Pois trabalhar com o fator humano nunca será uma medida exata e sim completamente variável.

Tomar medidas preventivas que ajudam muito como essas que citei acima é melhor do que trabalhar constantemente com o comportamento inadequado. Prevenir é sempre melhor do que remediar! 

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira pelos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos

Doando Plantas: que você não quer mais!

Que tal doar as plantas que você não quer mais? Aqui surge uma oportunidade para aqueles que tem uma planta , árvore e ou flor em casa e também para aqueles que não têm plantas mas querem ter. Se você tem uma planta em sua casa ou no seu escritório que não vingou  e ou quer mudar a decoração e não sabe o que fazer com elas? Doe! Sabe aquele velho ditado "se você não quer tem quem queira" essa situação se aplica! Porque colocar no lixo algo que ainda pode ser cuidado por alguém? As vezes a situação é de viagem: vai viajar? passar um bom tempo fora e não tem quem cuide de suas plantas? quem sabe doar para alguém que se interesse antes de viajar? Conte para todos que você conhece que está doando! Via mídias sociais! Tire fotos e mostre para os amigos! logo aparecerá um novo lar para sua planta!   Caso deseje escrever uma mensagem aqui nesse post como tantas pessoas já fizeram: lembre de escrever qual seu Estado, sua Cidade e suas redes sociais pois o blog recebe leito

Livro: Meu livro da consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia

Esse livro é um dos que uso muito: é pequeno deve ter em torno de 12 cm x 17 cm mas tem 400 páginas. Acho ele otimista sem ser exagerado e traz reflexões que muitas vezes ficam lá guardadas no subconsciente. O título é bem propício pois traz reflexões para que sejam conscientizadas e adequadas para realidade de cada um.  O autor é Terapeuta e professor universitário. Esse é um livro que pode ser usado em diversos momentos da vida mas nesses momentos de insegurança e descrença mundial é ainda mais útil. Cada folha dele tem data (sem ano) e uma reflexão para o dia. É bom colocar na balança determinados assuntos como: vida profissional, forma de vida cotidiana, pessoas e coisas que não acrescentam etc. Enfim, uma vida mais leve e satisfatória de acordo com as expectativas de cada um. Livro: Meu livro da Consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia Autor: Tadashi Kadomoto Editora: Gente  Número de páginas: 400 ISBN: 978-85-452-0212-7 Ano da Edi