Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

5 Motivos para não ser "leva e traz" dentro da empresa

 


Se você tem um colega "leva e traz" ou é a pessoa que gosta de ficar contando o caso de um para o outro: vem refletir comigo. Vamos começar entendendo que a pessoa que "leva e traz" é uma pessoa insegura profissionalmente e usa da informação privilegiada para se destacar. Aqui no blog tem outro texto sobre o assunto que vou deixar no final desse para você que se interessa. Separei cinco motivos importantes para não ser "leva e traz" dentro da empresa - são eles: destrói a confiança, cria um ambiente tóxico, prejudica a comunicação, afeta reputação profissional e impacta negativamente na empresa. Se você é líder de uma equipe - fique atento ao "leva e traz" pois ele pode destruir a harmonia da empresa e o resultado será a perda de bons colaboradores. 


1. Destrói a confiança

Quando você espalha informações, especialmente se forem rumores ou fofocas, seus colegas de trabalho podem perder a confiança em você. A confiança é fundamental para um ambiente de trabalho saudável e colaborativo. 

2. Cria um ambiente tóxico

A disseminação de informações negativas ou falsas pode criar um ambiente de trabalho hostil e estressante. Isso pode levar à desmotivação e à baixa produtividade entre os funcionários.

3. Prejudica a comunicação

Em vez de facilitar a comunicação, ser um "leva e traz" pode distorcer mensagens e criar mal-entendidos. Isso pode resultar em conflitos e problemas de gerenciamento dentro da equipe. 

4. Afeta sua reputação profissional

Ser conhecido como alguém que espalha informações o famoso "leva e traz" pode prejudicar sua reputação e limitar suas oportunidades de crescimento na empresa. Os líderes e colegas podem vê-lo como pouco confiável e não profissional.

5. Impacta negativamente a empresa

informações erradas ou mal entendidos podem afetar a imagem da empresa e até mesmo causar danos financeiros. Manter a ética e a responsabilidade na comunicação é essencial para o sucesso organizacional.


Você ficou com alguma dúvida ou precisa de mais detalhes sobre "leva e traz" na empresa escreve aqui nos comentários. Duas vezes por mês envio um e-mail para os inscritos aqui no blog para mantermos um contato mais constante com o tema planejamento e gestão. Se você não se inscreveu! Se inscreva, pois por intermédio do e-mail eu lembro que você precisa dar atenção a planejar e gerir suas ações e intenções profissionais.


Abaixo outro texto sobre o mesmo tema





Posts Relacionados





Quais são as melhores maneiras de garantir que todos os membros da equipe entendam o tom do projeto?





Estamos no mês do BEDA (Blog Every Day August) em que todos os dias temos textos aqui no blog! Então, não deixa de se inscrever para receber notícias na Newsletter.



Participa, também, do BEDA:    MãeLiteratura



Sobre o BEDA





Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Não seja leva e traz!

Situação muito mais comum do que se imagina é a do " leva e traz" . Mas o que significa uma pessoa "leva e traz"? é o colega de trabalho que não se sente um fofoqueiro (mas é) e entende que contando assuntos que sabe é uma forma de alertar ou mesmo "ajudar" os colegas de trabalho . Essa pessoa gosta, geralmente, de manipular os outros por intermédio da informação privilegiada. Fique atento com esse colega pois, muitas vezes, ele está disposto a levar e trazer um assunto desnecessário. Dificilmente ele está concentrado em seu trabalho e sabe tudo que acontece com os outros dentro da empresa. Lamentavelmente, alguns líderes têm essa pessoa como "pessoa de confiança" mal sabem eles que esse colaborador (que não colabora de forma nenhuma) leva e traz informações inclusive do chefe e da empresa . Ele não poupa ninguém. Se você tem um colega que com frequência conta histórias que soube de outros colegas ou do chefe: desconfie! pois ele nã...