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Qual o papel da comunicação dentro da empresa

 


O papel da comunicação dentro da empresa é crucial para a organização, funcionamento e objetivo. A comunicação eficaz no cotidiano faz muita diferença, inclusive, no clima interpessoal. Separei cinco pontos importantes sobre o papel da comunicação dentro da empresa visando desenvolvimento e bons resultados. São eles: fortalecimento da cultura, engajamento das pessoas, resolução de conflitos e alinhamento de objetivos.


1. Fortalecimento da cultura - cada vez que a comunicação for feita de forma adequada ela será meio para fortalecer a cultura. Por meio de todos os tipos de comunicação é possível transmitir a missão, visão e valores, sendo assim,  fortalecendo os laços das pessoas com a cultura da empresa. Consequentemente criando um senso de pertencimento da equipe. A cultura da empresa deve estar no cotidiano de todas as pessoas envolvidas com a empresa por intermédio de: comunicação, ações, apresentações, reuniões etc. 



2. Engajamento - a equipe precisa de senso de pertencimento para se engajar. É um ambiente sólido, organizado em todas as esferas e com cultura fortalecida que transmite esse senso de engajamento. As pessoas querem fazer parte daquilo que acreditam e para isso o papel da comunicação dentro da empresa é essencial. Entenda comunicação de todas as formas e setores - as pessoas precisam "respirar" no cotidiano a cultura da empresa para fortalecimento do engajamento.


3. Resolução de conflitos - nesse momento a comunicação é ainda mais relevante. Se a cultura da empresa está no cotidiano - os líderes foram treinados de forma adequada para agir no momento da resolução de conflitos. Percebeu que escrevi treinados? sim, todas as pessoas precisam ser constantemente lembradas da importância da cultura da empresa e isso acontece por meio de treinamentos feitos baseados na cultura da empresa. Existem líderes que deixam os conflitos ainda mais profundos e isso acontece por falta de treinamento e por consequência a comunicação é falha. 



4. Tomada de decisão - essa etapa é feita com base na comunicação interna bem feita. Quando a comunicação interna é bem feita todos os setores se comunicam de forma clara e efetiva. Com essa comunicação eficiente as decisões serão baseadas em dados e serão pautadas no planejamento estratégico da empresa. Lembrando do fortalecimento da cultura: ele está em todas as etapas da empresa, inclusive, na tomada de decisão. Perceba que a comunicação é vital para o desenvolvimento das pessoas e para alcançar o objetivo.


5. Alinhamento de objetivos - Os objetivos devem estar alinhados entre toda a equipe para isso acontecer é preciso de comunicação eficaz em todas as etapas dos processos. O desenvolvimento das pessoas e da empresa é diretamente proporcional ao fortalecimento da cultura, ao engajmento das pessoas, a resolução de conflitos, a tomada de decisão e a comunicação permeia por todas elas. 

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