A Mente acima do dinheiro: o impacto das emoções em sua vida financeira - Esmaltes e Livros 11/12 - #novembroazul
Cada mês propomos um tema e esses temas são selecionados no ano anterior. O tema desse mês é: #novembroazul - Novembro Azul é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar os homens para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para esse tema escolhi o livro: "A Mente Acima di Dinheiro" de Brad Klontz e Ted Klontz, escolhi esse livro porque ele diz o seguinte logo na orelha: "A negação é um mecanismo de defesa clássico, projetado para reduzir a ansiedade e a vergonha com relação aos nossos problemas." Esse livro é sobre conscientização assim como o novembro azul é para conscientização. Somente depois da conscientização é que podemos agir e a prevenção ainda é a melhor ação.
Seguindo a orelha do livro: Portanto, a negação financeira é quando minimizamos nossos problemas financeiros ou tentamos o máximo possível evitar sequer pensar sobre eles, em vez de enfrentar nossa realidade financeira.
As pessoas que vivem a angústia da negação financeira geralmente não examinam os extratos bancários ou as faturas de cartão de crédito. Não negociam aumento de salário. Não falam com seus parceiros sobre dinheiro. Evitam economizar ou acumular fortuna. Não querem pensar em dinheiro de maneira nenhuma. Mas, como muitos mecanismos de defesa, na negação financeira quase sempre o tiro sai pela culatra, porque, ao ignorar os problemas, tudo o que estamos de fato fazendo é permitir que eles pesistam e se agravem.
Alguém que, por exemplo, evita abrir contas ou extratos para não ter de enfrentar a realidade, está essencialmente convidando taxas de atraso no pagamento ou por ausência de saldo, e acaba ainda mais afundado em dívidas.
Contracapa do livro: O dinheiro é a causa do seu estresse? Você se preocupa com o fato de estar gastando demais? Talvez suas finanças estejam equilibradas, mas você ainda não consiga controlar sua ansiedade em relação ao dinheiro. Talvez as desavenças sobre os gastos o estejam afastando de seu cônjuge, ou, quem sabe, você tenha dificuldade em falar sobre dinheiro com seus filhos ou outro membro da família. Quer você esteja enfrentando problemas em lidar com seus investimentos ou apenas lutando para que o salário dure até o final do mês, saiba de uma coisa: Você não é o único.
Com anos de experiência, ajudando pessoas a resolverem seus problemas financeiros, os Klontzes afirmam que as doze disfunções financeiras mais comuns, como infidelidade financeira, compulsão por compras ou dificuldade em poupar, têm solução. Eles ensinam como identificá-las, descobrir sua causa e superá-las.
Se você quer tomar decisões financeiras melhores e saber como lidar com os desafios econômicos atuais, A Mente Acima do Dinheiro lhe ajudará a ter uma vida financeira saudável.
O livro está dividido em três partes:
Primeira Parte - A Grande Mentira
1. Informação não basta
2. O Zoológico em Você
3. Pertencer a qualquer Custo: Correndo com a Tropa
4. Os Fantasmas do Trauma Financeiro
Segunda Parte - Distúrbios Financeiros
5. Afinal, o que é Exatamente um Distúrbio financeiro?
6. Distúrbios de Rejeição ao Dinheiro
7. Distúrbios de Adoração ao Dinheiro
8. Distúrbios Financeiros Relacionais
Terceira Parte - Vencendo seus distrúrbios Financeiros
9. Tratando aquele Assunto Não Resolvido
10. Terapia Financeira
11. Transformando a sua Vida Financeira
Para essa décima primeira edição de esmaltes e livros do ano de 2023 a minha escolha de esmaltes foram Coloram Longa Duração: Melancia e Colorama Base Setim Cuidados. O pincel da Colorama é médio em quantidade de cerdas o que colabora com a rapidez da esmaltação. Eu quem faço minhas unhas então sempre busco rapidez, durabilidade e secagem rápida. Todos os dois são ótimos e recomendo!
Instagram: @svdanielle
Dani querida, eu amei as suas dicas! Este assunto é muito sério, e já quero ler este livro. AMO a nossa parceria e te agradeço o cuidado, capricho e atenção com a nossa TAG. Beijão e até o mês que vem, a última edição de 2023 ( o tempo voou!). Beijão, Claudia
ResponderExcluir