Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

A Mente acima do dinheiro: o impacto das emoções em sua vida financeira - Esmaltes e Livros 11/12 - #novembroazul

 

Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização constante é muito relevante para vida profissional. Geralmente trago livros de diferentes profissões e profissionais porque planejamento e gestão é para todos e para todas as profissões. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais e uma delas é esta.

Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV,  Blog Mãe Literatura  e Leticia Leonardi.  

Cada mês propomos um tema e esses temas são selecionados no ano anterior. O tema desse mês é: #novembroazul - Novembro Azul é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar os homens para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para esse tema escolhi o livro: "A Mente Acima di Dinheiro" de Brad Klontz e Ted Klontz, escolhi esse livro porque ele diz o seguinte logo na orelha: "A negação é um mecanismo de defesa clássico, projetado para reduzir a ansiedade e a vergonha com relação aos nossos problemas." Esse livro é sobre conscientização assim como o novembro azul é para conscientização. Somente depois da conscientização é que podemos agir e a prevenção ainda é a melhor ação. 

Seguindo a orelha do livro: Portanto, a negação financeira é quando minimizamos nossos problemas financeiros ou tentamos o máximo possível evitar sequer pensar sobre eles, em vez de enfrentar nossa realidade financeira. 

As pessoas que vivem a angústia da negação financeira geralmente não examinam os extratos bancários ou as faturas de cartão de crédito. Não negociam aumento de salário. Não falam com seus parceiros sobre dinheiro. Evitam economizar ou acumular fortuna. Não querem pensar em dinheiro de maneira nenhuma. Mas, como muitos mecanismos de defesa, na negação financeira quase sempre o tiro sai pela culatra, porque, ao ignorar os problemas, tudo o que estamos de fato fazendo é permitir que eles pesistam e se agravem. 

Alguém que, por exemplo, evita abrir contas ou extratos para não ter de enfrentar a realidade, está essencialmente convidando taxas de atraso no pagamento ou por ausência de saldo, e acaba ainda mais afundado em dívidas.



Sobre os autores: Os doutores Brad e Ted Klontz são reconhecidos como líderes pioneiros no campo da psicologia financeira. São confundadores da Your Mental Wealth e gestores da Klontz Consulting Group. São autores de inúmeros livros e artigos e constantemente requisitados pela mídia para tratar de assuntos relacionados a comportamento financeiro, desordens com relação ao dinheiro e vida financeira saudável. Eles são comentaristas no Wall Street Jounal, no The New York Times, na revista Money, na CNN, no Good Morning America e no programa today.


Contracapa do livro: O dinheiro é a causa do seu estresse? Você se preocupa com o fato de estar gastando demais? Talvez suas finanças estejam equilibradas, mas você ainda não consiga controlar sua ansiedade em relação ao dinheiro. Talvez as desavenças sobre os gastos o estejam afastando de seu cônjuge, ou, quem sabe, você tenha dificuldade em falar sobre dinheiro com seus filhos ou outro membro da família. Quer você esteja enfrentando problemas em lidar com seus investimentos ou apenas lutando para que o salário dure até o final do mês, saiba de uma coisa: Você não é o único.

Com anos de experiência, ajudando pessoas a resolverem seus problemas financeiros, os Klontzes afirmam que as doze disfunções financeiras mais comuns, como infidelidade financeira, compulsão por compras ou dificuldade em poupar, têm solução. Eles ensinam como identificá-las, descobrir sua causa e superá-las.

Se você quer tomar decisões financeiras melhores e saber como lidar com os desafios econômicos atuais, A Mente Acima do Dinheiro lhe ajudará a ter uma vida financeira saudável.

O livro está dividido em três partes:

Primeira Parte - A Grande Mentira

1. Informação não basta

2. O Zoológico em Você

3. Pertencer a qualquer Custo: Correndo com a Tropa

4. Os Fantasmas do Trauma Financeiro

Segunda Parte - Distúrbios Financeiros

5. Afinal, o que é Exatamente um Distúrbio financeiro?

6. Distúrbios de Rejeição ao Dinheiro

7. Distúrbios de Adoração ao Dinheiro

8. Distúrbios Financeiros Relacionais

Terceira Parte - Vencendo seus distrúrbios Financeiros

9. Tratando aquele Assunto Não Resolvido

10. Terapia Financeira

11. Transformando a sua Vida Financeira


Livro: A mente e o dinheiro: o impacto das emoções em sua vida financeira 
Autores: Brad Klontz e Ted Klontz 
Editora: Novo Século
Número de páginas: 270
ISBN: 
Edição: 2011

Para essa décima primeira edição de esmaltes e livros do ano de 2023 a minha escolha de esmaltes foram Coloram Longa Duração: Melancia e Colorama Base Setim Cuidados. O pincel da Colorama é médio em quantidade de cerdas o que colabora com a rapidez da esmaltação. Eu quem faço minhas unhas então sempre busco rapidez, durabilidade e secagem rápida. Todos os dois são ótimos e recomendo! 



Na sequência os livros escolhidos pelas queridas parceiras de Esmaltes e Livros! Já adianto: é cada título bom que eu tenho vontade de sentar e ler todos eles agora, mesmo! 


Mãe Literatura: "Para este mês, optei por um tom nude. Escolhi o noz moscada, da linha Diamond gel, da @risqueoficial. Gostei do resultado. O livro é o Finlay Donovan - sem tempo para matar, uma comédia deliciosa da @editoramelhoramentos. Para compor o cenário, escolhi uma das minhas pashiminas, para chamar a atenção para o nosso #NovembroAzul!"


Letícia Leonardi:  "Para este mês escolhi um tom rosado, o Astral, da @rsisqueoficial e apliquei a cobertura extra fosca da @Impala. Passei duas mãos e gostei muito da cor. O livro é ótimo Mais uma vez Olive, da Companhia das Letras. Para compor a foto, um fundo azul, para homenagear o #NovembroAzul!" @leleonardi






Posts Relacionados











Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                               Material de apoio: Quero ler mais este ano!









Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle (Descontos e informações)

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!
















Comentários

  1. Dani querida, eu amei as suas dicas! Este assunto é muito sério, e já quero ler este livro. AMO a nossa parceria e te agradeço o cuidado, capricho e atenção com a nossa TAG. Beijão e até o mês que vem, a última edição de 2023 ( o tempo voou!). Beijão, Claudia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos