Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Método, Material e Análise

Para quem é esse assunto? Esse é um assunto que tem absolutamente tudo a ver com planejamento e gestão. Como sempre escrevo aqui: planejamento e gestão é para todos. Sendo assim, vou dar exemplos e você aplica ao seu cotidiano, ok? Vamos começar entendendo o que é método: procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa de acordo com um plano. "Trocando em miúdos" é uma forma organizada de apresentação, ensino, instrução, investigação e análise.

Para fazer um livro, palestra, treinamento, aula ou conduzir uma reunião: a apresentação bem feita tende a causar boa impressão e entendimento. Pela: beleza, organização do conteúdo, objetividade, qualidade do trabalho feito e acima de tudo cria uma comunicação mais clara e entendível para todos. Tendo uma comunicação mais clara e entendível o objetivo da apresentação tende a ser alcançado de forma mais eficiente e de acordo com a estratégia de cada profissional ou empresa.

Eu não só crio o método com meu cliente mas também entrego o material digital pronto para apresentação. Porque fazer uma boa apresentação não é sorte: é técnica. Exemplo: líder, empreendedor, empresário, advogado, médico, professor de educação física, psicólogo, químico dentre outros profissionais são expert em seus assuntos mas não em organização de conteúdo para apresentação. Nesse momento eu entro com planejamento, gestão, levantamento e materiais. Como tenho blog há mais de uma década e já publiquei mais de 900 textos, sou expert em ferramentas de design de conteúdo (as que eu uso). Por isso não só faço o método e o plano como entrego pronto para apresentação.

Quando atendo esse tipo de demanda trabalho as três áreas. Faço o estratégico, tático e operacional - mas o conteúdo quem me passa é o cliente, pois ele quem é o profissional em seu assunto. Outra demanda: apresentação de trabalho de conclusão. Cabe nesse sistema organizacional, também. Para quem tem uma equipe: desenvolver materiais de ensino e guias de ética e treimamentos colabora para que a equipe seja mais producente e independente. Para advogados: os clientes que não estão acostumados com a demora dos processos, por exemplo: fazer para eles material explicativo das etapas administrativas de um processo jurídico será útil para tranquilizar eles e desafogar os advogados ou estagiários dessa demanda. Para médico: guia com os cuidados que o paciente deve ter pós cirúrgico, por exemplo. 

Mais um exemplo: para quem trabalha com sistemas para empresas (que se chamam software de ERP). Ensinar como e porque as análises gerenciais são importantes para a administração do negócio é muito potencializador da própria utilidade do sistema. Usar as ferramentas de gestão de um sistema é de extrema relevância para o negócio. E se a utilidade delas é explicada por uma administradora especialista em planejamento e gestão como eu: tende a aumentar a credibilidade do cliente. Isso se chama inteligência empresarial que diz respeito a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. 

Outro exemplo: imobiliárias e corretores: a análise dos dados potencializa o trabalho de todos. Imobiliárias têm sistemas operacionais, porém muitas não usam os dados para análises e melhorias. Porque, geralmente, desconhecem que existe esse profissional (eu) que faça isso de forma terceirizada com ética e responsabilidade. Planejamento e gestão é o caminho! Planejamento e gestão é para todos. Se a sua atividade não foi citada nesse texto como exemplo e você deseja entender melhor como aplicar planejamento e gestão dentro da sua área de atuação deixa a sua questão nos comentários.

Precisa desenvolver: método, material e análise? Entra em contato comigo! 





Posts Relacionados:

Dica de ouro para quem quer planejar e gerir (Acompanha material de apoio exclusivo e gratuito para baixar)

Hora de música boa: minha experiência com a JBL GO 3

A experiência gera mudança

Tecnologia que aproxima

Daqui um ano, você vai estar feliz por ter começado hoje.



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @svdanielle (Descontos e informações)

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!




Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos