Para quem é esse assunto? Esse é um assunto que tem absolutamente tudo a ver com planejamento e gestão. Como sempre escrevo aqui: planejamento e gestão é para todos. Sendo assim, vou dar exemplos e você aplica ao seu cotidiano, ok? Vamos começar entendendo o que é método: procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa de acordo com um plano. "Trocando em miúdos" é uma forma organizada de apresentação, ensino, instrução, investigação e análise.
Para fazer um livro, palestra, treinamento, aula ou conduzir uma reunião: a apresentação bem feita tende a causar boa impressão e entendimento. Pela: beleza, organização do conteúdo, objetividade, qualidade do trabalho feito e acima de tudo cria uma comunicação mais clara e entendível para todos. Tendo uma comunicação mais clara e entendível o objetivo da apresentação tende a ser alcançado de forma mais eficiente e de acordo com a estratégia de cada profissional ou empresa.
Eu não só crio o método com meu cliente mas também entrego o material digital pronto para apresentação. Porque fazer uma boa apresentação não é sorte: é técnica. Exemplo: líder, empreendedor, empresário, advogado, médico, professor de educação física, psicólogo, químico dentre outros profissionais são expert em seus assuntos mas não em organização de conteúdo para apresentação. Nesse momento eu entro com planejamento, gestão, levantamento e materiais. Como tenho blog há mais de uma década e já publiquei mais de 900 textos, sou expert em ferramentas de design de conteúdo (as que eu uso). Por isso não só faço o método e o plano como entrego pronto para apresentação.
Quando atendo esse tipo de demanda trabalho as três áreas. Faço o estratégico, tático e operacional - mas o conteúdo quem me passa é o cliente, pois ele quem é o profissional em seu assunto. Outra demanda: apresentação de trabalho de conclusão. Cabe nesse sistema organizacional, também. Para quem tem uma equipe: desenvolver materiais de ensino e guias de ética e treimamentos colabora para que a equipe seja mais producente e independente. Para advogados: os clientes que não estão acostumados com a demora dos processos, por exemplo: fazer para eles material explicativo das etapas administrativas de um processo jurídico será útil para tranquilizar eles e desafogar os advogados ou estagiários dessa demanda. Para médico: guia com os cuidados que o paciente deve ter pós cirúrgico, por exemplo.
Mais um exemplo: para quem trabalha com sistemas para empresas (que se chamam software de ERP). Ensinar como e porque as análises gerenciais são importantes para a administração do negócio é muito potencializador da própria utilidade do sistema. Usar as ferramentas de gestão de um sistema é de extrema relevância para o negócio. E se a utilidade delas é explicada por uma administradora especialista em planejamento e gestão como eu: tende a aumentar a credibilidade do cliente. Isso se chama inteligência empresarial que diz respeito a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
Outro exemplo: imobiliárias e corretores: a análise dos dados potencializa o trabalho de todos. Imobiliárias têm sistemas operacionais, porém muitas não usam os dados para análises e melhorias. Porque, geralmente, desconhecem que existe esse profissional (eu) que faça isso de forma terceirizada com ética e responsabilidade. Planejamento e gestão é o caminho! Planejamento e gestão é para todos. Se a sua atividade não foi citada nesse texto como exemplo e você deseja entender melhor como aplicar planejamento e gestão dentro da sua área de atuação deixa a sua questão nos comentários.
Precisa desenvolver: método, material e análise? Entra em contato comigo!
Posts Relacionados:
Hora de música boa: minha experiência com a JBL GO 3
Daqui um ano, você vai estar feliz por ter começado hoje.
Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!