Para melhorar algo é preciso ter começado, correto? Sendo assim, começar é um passo importante para quem deseja entrar no mundo de planejamento e gestão. Seja para quem vai planejar ou para quem vai gerir a vida pessoal ou profissional é preciso começar por algum lugar. Ter uma vida organizada não é sorte: é técnica mas é preciso em um dado momento parar de apenas estudar e praticar. Os estudos e a prática estarão juntos ao longo da jornada de quem deseja planejar e/ou gerir - serão parceiros em toda trajetória de execução. No livro Liderança pra tempos de incerteza de Margaret J. Wheatley a autora diz o seguinte: Aos poucos, aprendi que não há alternativa. Parceira nossa na dança, a vida nos quer em movimento, nos faz aprender a viver com instabilidade, caos, mudança e surpresa. Podemos continuar imobilizados na margem, tentando nos proteger das insistentes tempestades da vida ou podemos começar a nos mexer. Podemos ficar vendo a água arrastar nossos planos ou podemos descobrir alguma coisa nova. No final do texto, para facilitar, vou deixar o link da Amazon para que você possa adquirir o livro.
Justamente, baseado na experiência da prática que nascem as mudanças! Sua vida está o caos? comece de onde você está com o que você tem: existe uma gaveta ao seu lado precisando daquela organização? Retire um item de dentro dela para se desfazer e organize para ao longo de cinco dias, meia hora por dia se dedicar a essa gaveta e terminar ela no prazo máximo de cinco dias. Pronto, começou! Começou a entender o que é planejar uma atividade ao longo da semana dentro de um espaço de tempo, gestão do tempo, gestão dos recursos disponíveis, paciência, disciplina, constância e muitas outras habilidades em apenas uma gaveta. Termine a gaveta e comece organizar outro espaço. Esse pensamento organizacional de recursos, espaço e tempo é muito relevante para quem deseja gerir uma equipe ou planejar um projeto.
Com esse movimento você logo estará pensando em como vai melhorar o seu método de organização, em como vai alocar da melhor forma possível as coisas, quem sabe vender alguns itens em bom estado para abrir espaço, quem sabe doar outros tantas e assim a sua experiência com uma gaveta vai gerando mudanças em seu cotidiano e em seu aprendizado. Com esse movimento você também aprenderá a observar os detalhes que fazem a diferença no todo. Se você ao invés de dobrar a roupa colocar ela em um cabide? e se o cabide for mais fininho, caberá mais e ficará mais organizado? Detalhes do processos que farão diferença para o todo. Mudanças que vão acontecendo ao longo da sua experiência com aqueles detalhes.
Como prometi, abaixo segue o link da Amazon para que você possa adquirir o livro que citei acima. O blog é parceiro Amazon então quando você se inscreve e compra com meu link (isso quer dizer clicando nos links que indico aqui no blog) apoia o conteúdo para que ele siga existindo cada vez mais e melhor:
Posts Relacionados:
Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
No Instagram: @svdanielle
Bom trabalho!
Abaixo o banner da iplace br que é um anunciante aqui do blog. Reconhecidas pela qualidade, lojas e produtos inovadores ligados à marca, como o mais conhecido padrão de atendimento, com consultores especializados e um ambiente que você conhece para melhor interagir com o ambiente e ter a experiência Apple.Clica no banner e vai lá espiar!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!