Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

A Viúva Clicquot: A história de um império do champanhe e da mulher que o construiu


Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.

Além do conteúdo sobre planejamento e gestão, temos uma seção especial dedicada ao fascinante mundo dos vinhos. Muitos dos nosso leitores, assim como eu e você, compartilham o amor por esse universo, e foi por isso que essa seção nasceu. Aqui, valorizamos a leitura contínua como um pilar fundamental para o crescimento profissional. O vinho, além de ser uma paixão, é apresentado como uma forma de celebrar bons momentos com amigos e família. Também destacamos o trabalho dedicado dos produtores de vinho, que colocam sua expertise e paixão em cada rótulo. Esta seção é perfeita para você, que tem pouco tempo, mas busca bons rótulos de forma prática e direta.

Esse livro é fascinante sob vários pontos de vista, mas o que realmente se destaca para mim é a perspectiva do empreendedorismo feminino. A história de uma mulher que, ao ficar viúva, teve que assumir a vinícola da família em uma época em que as mulheres raramente tinham protagonismo nos negócios, é profundamente inspirador.


Logo na orelha do livro temos uma apresentação muito interessante que diz o seguinte: Quando, em 1772, o marido de Barbe-Nicole Clicquot deu início à sua produção de champanhe, sua jovem mulher não imaginava que, durante as Guerras Napoleônicas, e após a morte do esposo, teria em suas mãos o destino  da casa de champanhe Veuve Clicquot. Com Barbe-Nicole no comando, a companhia não só tornou-se célebre e mundialmente reconhecida, como o champanhe passou a ser sinônimo de luxo e sofisticação ao cair nas graças da rica burguesia ascendente.

Era essa classe emergente que a viúva Clicquot ambicionava conquistar, transformando o mercado de bebidas enquanto toda a estrutura do ancién regime ruía. 

A historiadora TilarJ. Mazzeo constrói a vida dessa grande dama, a "mulher que recusou a submissão" e ultrapassou os rígidos limites impostos ao sexo feminino nos séculos XVIII e XIX. Criada, como toda a mulher de seu tempo, para ser mãe e esposa, defendeu o direito de ter total controle sobre sua própria vida. Audaciosa, em vez de se casar novamente ou de se recolher à dor e à solidão, enfrentou o desafio de comandar uma companhia de bebidas em tempos turbulentas, servindo como exemplo de empreendedorismo.


Tilar J. Mazzeo consegue combinar o fascínio e o glamour da história do champanhe com o empreendedorismo da lendária Veuve Clicquot, a mulher que cedeu muito mais do que o nome a uma das maiores marcas do mundo.


Sobre a autora: Tilar J. Mazzeo é professora do departamento de Inglês em Colby College, Maine, nos Estados Unidos. É autora de Plagiarism and Literary Property in the Romantic Period (University of Pennsylvania Press, 2007), além de contribuir para diversos periódicos especializados em gastronomia. A viúva Clicquot é seu primeiro livro publicado no Brasil.



Livro: A Viúva Clicquot: a história de um império do champanhe e da mulher que o construiu
Autor: Tilar J. Mazzeo
Editora: Rocco
Número de páginas: 302
ISBN: 978-85-325-2419-5
Ano de edição: 2009











Posts Relacionados: 















Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!




Sabia que aqui no blog tem mais de 200 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Não seja leva e traz!

Situação muito mais comum do que se imagina é a do " leva e traz" . Mas o que significa uma pessoa "leva e traz"? é o colega de trabalho que não se sente um fofoqueiro (mas é) e entende que contando assuntos que sabe é uma forma de alertar ou mesmo "ajudar" os colegas de trabalho . Essa pessoa gosta, geralmente, de manipular os outros por intermédio da informação privilegiada. Fique atento com esse colega pois, muitas vezes, ele está disposto a levar e trazer um assunto desnecessário. Dificilmente ele está concentrado em seu trabalho e sabe tudo que acontece com os outros dentro da empresa. Lamentavelmente, alguns líderes têm essa pessoa como "pessoa de confiança" mal sabem eles que esse colaborador (que não colabora de forma nenhuma) leva e traz informações inclusive do chefe e da empresa . Ele não poupa ninguém. Se você tem um colega que com frequência conta histórias que soube de outros colegas ou do chefe: desconfie! pois ele nã...