Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

A coragem de não agradar


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. 

O livro - A coragem de não agradar: como a filosofia pode ajudar você a se libertar da opinião dos outros, superar suas limitações e se tornar a pessoa que deseja. Eu gostei muito da dinâmica de conversação proposta pelos autores e das percepções que eles oportunizam. É um livro muito bom! Se você já leu me conta o que achou? e se não leu: te indico!

Na contracapa do livro diz: Na periferia de uma cidade milenar vivia um filósofo que ensinava que o mundo era simples e que a felicidade estava ao alcance de todos. Certo dia, um jovem insatisfeito com a vida foi desafiá-lo a provar sua tese.

Com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, A coragem de não agradar conta uma história capaz de iluminar nosso poder interior e nos permitir ser quem somos. 

Inspirado nas ideias de Alfred Adler - um dos expoentes da psicologia ao lado de Sigmund Freud e Carl Jung -, o livro apresenta o debate transformador entre um jovem e um filósofo.

Ao longo de cinco noites, eles discutem temas como autoestima, raiva, autoaceitação e complexo de inferioridade. Aos poucos, fica claro que libertar-se das expectativas alheias e das dúvidas que nos paralisam e encontrar a coragem para mudar está ao alcance de todos.

Assim como nos diálogos de Platão, em que o conhecimento vai sendo construído através do debate, o filósofo oferece ao rapaz as ferramentas necessárias para que ele se torne capaz de se reinventar e de dizer não às limitações impostas por si mesmo e pelos outros.


Sobre os autores - segundo o livro:

Ichiro Kishimi nasceu em 1956 na cidade de Kyoto, no Japão. É filósofo, especialista em Platão, e psicólogo da linha adleriana. Traduziu para o japonês diversos escritos de Alfred Adler e é autor de vários livros de psicologia e filosofia. Atualmente, é professor na Faculdade Meiji de Medicina Oriental e tem uma clínica particular, além de dar palestras e oferecer aconselhamento para jovens em clínicas psiquiátricas. 

Fumitake Koga nasceu em 1973. Autor premiado, já escreveu vários livros de negócios e não ficção. Descobriu a psicologia adleriana ainda jovem e foi profundamente influenciado pelas ideias que desafiavam a sabdoria convencional.


Livro: A coragem de não agradar
Autor: Ichiro Kishimi e Fumitake Koga
Tradução: Ivo Korytowski
Editora: Sextante
Número de páginas: 272
ISBN: 978-85-431-0569-7
Ano de edição: 2018


Sumário:

A Primeira Noite

Negue o trauma

- O "terceiro gigante" desconhecido
- Por que as pessoas podem mudar
- O trauma não existe
- As pessoas criam a própria raiva
- Como viver sem ser controlado pelo passado
- Sócrates e Adler
- Você está bem do jeito que está?
- A infelicidade é algo que você escolhe para si
- As pessoas sempre optam por não mudar
- Sua vida é decidida aqui e agora


A Segunda Noite

Todos os problemas têm base nos relacionamentos interpessoais

- Por que você não gosta de si mesmo
- Todos os problemas têm base nos relacionamentos interpessoais
- Sentimentos de inferioridade são pressupostos subjetivos
- Complexo de inferioridade é apenas uma desculpa
- Os arrogantes têm sentimentos de inferioridade
- A vida não é uma competição
- Só você se preocupa com sua aparência
- Da luta pelo poder à vingança
- Admitir o erro não é derrota
- Cumprindo as tarefas da vida
- Cordão vermelho e correntes rígidas
- Não se deixe seduzir pela "mentira da vida"
- Da psicologia da posse à psicologia da prática


A Terceira Noite

Descarte as tarefas das outras pessoas

- Negue o desejo de reconhecimento
- Não viva para satisfazer as expectativas dos outros
- Como separar tarefas
- Descarte as tarefas das outras pessoas
- Como se livrar de problemas de relacionamentos interpessoais
- Corte o nó górdio
- O desejo de reconhecimento o escraviza 
- O que é a verdadeira liberdade
- Você dá as cartas nos relacionamentos interpessoais


A Quarta Noite

Onde fica o centro do mundo

- Psicologia individual e holismo
- A meta dos relacionamentos interpessoais  é a sensação de comunicade
- Por que só me interesso por mim mesmo?
- Você não é o centro do mundo
- Ouça a voz de uma comunidade maior
- Não repreenda nem elogie
- A abordagem do encorajamento
- Como sentir que você tem valor
- Existe no presente
- As pessoas não conseguem usar o eu apropriadamente

A Quinta Noite

Viva intensamente no aqui e agora

- A autoconsciência excessiva sufoca o eu 
- Autoafirmação não, autoaceitação sim
- A diferença entre garantia e confiança
- A essência do trabalho é a contribuição para o bem comum
- Os jovens caminham à frente dos velhos
- A compulsão pelo trabalho é uma mentira da vida
- Você pode ser feliz agora
- Dois caminhos trilhados pelos que querem se tornar "seres especiais"
- A coragem de ser normal
- A vida é uma série de momentos
- Viva como se estivesse dançando 
- Lance uma luz no aqui e agora
- A maior mentira da vida
- Dê sentido a uma vida aparentemente sem sentido






Posts Relacionados:










Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                                Material de apoio: Quero ler mais este ano!





Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle 

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!

Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos