Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

A coragem de não agradar


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. 

O livro - A coragem de não agradar: como a filosofia pode ajudar você a se libertar da opinião dos outros, superar suas limitações e se tornar a pessoa que deseja. Eu gostei muito da dinâmica de conversação proposta pelos autores e das percepções que eles oportunizam. É um livro muito bom! Se você já leu me conta o que achou? e se não leu: te indico!

Na contracapa do livro diz: Na periferia de uma cidade milenar vivia um filósofo que ensinava que o mundo era simples e que a felicidade estava ao alcance de todos. Certo dia, um jovem insatisfeito com a vida foi desafiá-lo a provar sua tese.

Com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, A coragem de não agradar conta uma história capaz de iluminar nosso poder interior e nos permitir ser quem somos. 

Inspirado nas ideias de Alfred Adler - um dos expoentes da psicologia ao lado de Sigmund Freud e Carl Jung -, o livro apresenta o debate transformador entre um jovem e um filósofo.

Ao longo de cinco noites, eles discutem temas como autoestima, raiva, autoaceitação e complexo de inferioridade. Aos poucos, fica claro que libertar-se das expectativas alheias e das dúvidas que nos paralisam e encontrar a coragem para mudar está ao alcance de todos.

Assim como nos diálogos de Platão, em que o conhecimento vai sendo construído através do debate, o filósofo oferece ao rapaz as ferramentas necessárias para que ele se torne capaz de se reinventar e de dizer não às limitações impostas por si mesmo e pelos outros.


Sobre os autores - segundo o livro:

Ichiro Kishimi nasceu em 1956 na cidade de Kyoto, no Japão. É filósofo, especialista em Platão, e psicólogo da linha adleriana. Traduziu para o japonês diversos escritos de Alfred Adler e é autor de vários livros de psicologia e filosofia. Atualmente, é professor na Faculdade Meiji de Medicina Oriental e tem uma clínica particular, além de dar palestras e oferecer aconselhamento para jovens em clínicas psiquiátricas. 

Fumitake Koga nasceu em 1973. Autor premiado, já escreveu vários livros de negócios e não ficção. Descobriu a psicologia adleriana ainda jovem e foi profundamente influenciado pelas ideias que desafiavam a sabdoria convencional.


Livro: A coragem de não agradar
Autor: Ichiro Kishimi e Fumitake Koga
Tradução: Ivo Korytowski
Editora: Sextante
Número de páginas: 272
ISBN: 978-85-431-0569-7
Ano de edição: 2018


Sumário:

A Primeira Noite

Negue o trauma

- O "terceiro gigante" desconhecido
- Por que as pessoas podem mudar
- O trauma não existe
- As pessoas criam a própria raiva
- Como viver sem ser controlado pelo passado
- Sócrates e Adler
- Você está bem do jeito que está?
- A infelicidade é algo que você escolhe para si
- As pessoas sempre optam por não mudar
- Sua vida é decidida aqui e agora


A Segunda Noite

Todos os problemas têm base nos relacionamentos interpessoais

- Por que você não gosta de si mesmo
- Todos os problemas têm base nos relacionamentos interpessoais
- Sentimentos de inferioridade são pressupostos subjetivos
- Complexo de inferioridade é apenas uma desculpa
- Os arrogantes têm sentimentos de inferioridade
- A vida não é uma competição
- Só você se preocupa com sua aparência
- Da luta pelo poder à vingança
- Admitir o erro não é derrota
- Cumprindo as tarefas da vida
- Cordão vermelho e correntes rígidas
- Não se deixe seduzir pela "mentira da vida"
- Da psicologia da posse à psicologia da prática


A Terceira Noite

Descarte as tarefas das outras pessoas

- Negue o desejo de reconhecimento
- Não viva para satisfazer as expectativas dos outros
- Como separar tarefas
- Descarte as tarefas das outras pessoas
- Como se livrar de problemas de relacionamentos interpessoais
- Corte o nó górdio
- O desejo de reconhecimento o escraviza 
- O que é a verdadeira liberdade
- Você dá as cartas nos relacionamentos interpessoais


A Quarta Noite

Onde fica o centro do mundo

- Psicologia individual e holismo
- A meta dos relacionamentos interpessoais  é a sensação de comunicade
- Por que só me interesso por mim mesmo?
- Você não é o centro do mundo
- Ouça a voz de uma comunidade maior
- Não repreenda nem elogie
- A abordagem do encorajamento
- Como sentir que você tem valor
- Existe no presente
- As pessoas não conseguem usar o eu apropriadamente

A Quinta Noite

Viva intensamente no aqui e agora

- A autoconsciência excessiva sufoca o eu 
- Autoafirmação não, autoaceitação sim
- A diferença entre garantia e confiança
- A essência do trabalho é a contribuição para o bem comum
- Os jovens caminham à frente dos velhos
- A compulsão pelo trabalho é uma mentira da vida
- Você pode ser feliz agora
- Dois caminhos trilhados pelos que querem se tornar "seres especiais"
- A coragem de ser normal
- A vida é uma série de momentos
- Viva como se estivesse dançando 
- Lance uma luz no aqui e agora
- A maior mentira da vida
- Dê sentido a uma vida aparentemente sem sentido






Posts Relacionados:















Sabia que aqui no blog tem mais de 200 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão



Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A forma como equipes compartilham recursos simples, como uma geladeira, revela muito sobre sua capacidade de organização e convivência. Pequenos hábitos refletem diretamente na produtividade e na eficácia gerencial. Por isso, este guia conecta práticas cotidianas com princípios da educação estratégica e gerencial : respeito ao espaço coletivo, disciplina e gestão eficiente. 7 regras essenciais para a geladeira coletiva 1. Lembre-se: a geladeira é de todos Respeitar o espaço compartilhado fortalece a convivência e evita conflitos desnecessários.  2. Organize seus alimentos em um único espaço Facilita o controle da validade e mantém a geladeira práticas para todos. 3. Consuma apenas o que é seu Evita mal-entendidos e reforça a confiança entre colegas. 4. Derramou algo? Limpe na hora Higiene imediata garante um ambiente limpo e agradável para o próximo usuário. 5. Não deixe alimentos estragarem   Escolha um dia fixo da semana para revisar seus itens e evitar desperdício.  6....

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? A resposta é sim - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.  Por que regras são necessárias?    1. Cultura organizacional em todos os espaços Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em cada detalhe. 2. Normas garantem bom funcionamento  Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  Sugestão prática Fixar um Guia de uso  na porta da geladeira ou próximo a ela é extremamente útil. Esse tipo de mater...

Não seja leva e traz!

O "leva e traz" é mais comum do que se imagina nos ambientes de trabalho. Mas afinal, quem é essa pessoa? Trata-se do colega que não se considera fofoqueiro, mas vive compartilhando informações que ouviu de outros, acreditando estar "ajudando" ou "alertando" a equipe. Na prática, ele manipula e desagrega, usando informações privilegiadas como forma de influência. Quem é o leva e traz Está sempre mais atento à vida dos outros do que ao próprio trabalho. Circula informações desnecessárias, muitas vezes destorcidas. Gosta de se apresentar como "pessoa de confiança", mas não poupa ninguém - nem colegas, nem líderes. Conta algo que ouviu de alguém e, logo em seguida, leva sua opinião de volta para essa pessoa, gerando conflitos. Lembrete do dia Desconfie da pessoa que se interessa demais pela vida alheia no trabalho e está sempre metida em confusões. Colegas assim raramente contribuem para a equipe - mantenha distância e foque no seu trabalho. Impac...