Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

O que é ser um amador? (Material de apoio exclusivo na Loja)


🕒 Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos -

Frases como: 
  • "Que trabalho de amador!"
  • "Nossa, que amadorismo..."
  • "Não consegue fazer porque é um amador."
  • "O amadorismo não deixa as pessoas evoluírem."
são comuns no dia a dia. Mas afinal, o que é ser um amador?
É aquele que não domina a atividade para a qual se propôs. Ou seja, entende superficialmente o que escolheu fazer, sem aprofundar ou desenvolver as habilidades necessárias.

Por que tantas pessoas permanecem amadoras?

Muitas vezes, porque não fazem uma autocrítica em relação ao próprio trabalho. Sem reflexão, não há evolução. E sem treino, não há desenvolvimento.

No livro "A sorte segue a coragem!", Mario Sergio Cortella lembra que carreira é um processo que dura até o término da vida. Não se limita ao emprego, mas é também o modo como "pela vida corro e percorro". Essa visão mostra que ser profissional é uma construção contínua.

O caminho para deixar o amadorismo
  • Autoconhecimento: olhar para si e observar o que não está bom.
  • Menos comparações: cada trajetória é única; comparar-se demais atrapalha o progresso.
  • Assumir responsabilidade: colocar menos culpa nos outros e mais foco em si.
Frases como "aquele cliente é muito chato", "muito detalhista", "sempre procurando pelos em ovos" ou "não sabe fazer e quer dar ordens" são típicas de quem terceiriza responsabilidades. Mas lembre: não temos controle sobre a vida e o pensamento dos outros. O que podemos - e devemos - fazer é olhar para nós mesmos e melhorar sempre. Dê o melhor de si. O autoconhecimento é de extrema relevância para quem deseja evoluir e se tornar profissional.



Autoavaliação profissional

Para sair do amadorismo, é essencial realizar uma autoavaliação estruturada. Reflita e desenvolva: 
  • Característica pessoais (valores, disciplina, resiliência)
  • Características profissionais (competência técnica, organização, entrega)
  • Características interpessoais (comunicação, empatia, colaboração)
  • Características técnicas (conhecimento específico da área, atualização constante)
E lembre-se: desenvolvimento sem plano é apenas intenção.
Crie um plano de ação escrito, com datas para começar e terminar, para transformar reflexão em prática. 

Material de apoio

Na loja do blog, está disponível um material exclusivo em PDF para ajudar nesse processo. São três folhas práticas para exercitar sua autoavaliação profissional e montar um plano de ação baseado em reflexões e melhoria contínua.

👉O investimento é de menos de R$20,00 - acessível e transformador para quem deseja evoluir. 

💡Transforme sua reflexão em ação.

Ser amador não é uma condição permanente, mas uma fase que pode ser superada com consciência, disciplina e autoconhecimento. Profissionalismo é uma construção diária, feita de escolhas e responsabilidades.

Se tiver dúvidas ou apontamentos, escreva nos comentários. Sua jornada pode inspirar outras pessoas que também desejam deixar o amadorismo para trás e construir uma carreira sólida.


Quero meu material de apoio







Posts Relacionados:







 




São  mais de 200 livros lidos e recomendados por aqui - cada um com algo especial para te inspirar.


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão



📄 Ficha Editorial

Título da publicação: Educação estratégica e gerencial
Tema central: planejamento, gestão e desenvolvimento profissional aplicados a todas as áreas de atuação
Editora responsável: Danielle SV
Formação: Bacharel em Administração
Periodicidade: Publicação contínua, com frequência mínima de 5 postagens semanais
Ano de criação do blog: Março de 2011
Volume: 
Número desta edição: 
Cidade e estado: Porto Alegre – RS, Brasil
E-mail de contato: daniellesv.contato@gmail.com
Site oficial: www.daniellesv.com.br




Abaixo o banner da Baggio Café que é um anunciante aqui do blog. Desde 1886 produzem o café brasileiro para você. São milhares de sacas ao ano, de fazendas espalhadas por São Paulo, Paraná e sul de Minas Gerais. A empresa utiliza um delicado processo para torrar grãos produzidos nessas fazendas a fim de transformá-los no saboroso e diferenciado café gourmet que chega até a sua mesa. A Baggio Café é reconhecida e premiada – no Brasil e exterior - pela qualidade de seus produtos e processos. Aliam tradição secular com a busca por novas tecnologias priorizando a qualidade da maior paixão: o café .Clica no banner e fique por dentro dos maravilhosos cafés!

Comentários

  1. Amei o texto e o conceito, é muito bacana entender que todo mundo algum dia vai ser amador ou já foi, até ter experiência e definição no assunto a ser elaborado. Mas, precisamos sempre dá o nosso melhor e fazer o nosso máximo pra cada vez aprender e saber passar o nosso conhecimento.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que você gostou do texto Vanessa! Sim, o mais importante é darmos o nosso melhor ao longo da jornada profissional. Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Não seja leva e traz!

Situação muito mais comum do que se imagina é a do " leva e traz" . Mas o que significa uma pessoa "leva e traz"? é o colega de trabalho que não se sente um fofoqueiro (mas é) e entende que contando assuntos que sabe é uma forma de alertar ou mesmo "ajudar" os colegas de trabalho . Essa pessoa gosta, geralmente, de manipular os outros por intermédio da informação privilegiada. Fique atento com esse colega pois, muitas vezes, ele está disposto a levar e trazer um assunto desnecessário. Dificilmente ele está concentrado em seu trabalho e sabe tudo que acontece com os outros dentro da empresa. Lamentavelmente, alguns líderes têm essa pessoa como "pessoa de confiança" mal sabem eles que esse colaborador (que não colabora de forma nenhuma) leva e traz informações inclusive do chefe e da empresa . Ele não poupa ninguém. Se você tem um colega que com frequência conta histórias que soube de outros colegas ou do chefe: desconfie! pois ele nã...