Pular para o conteúdo principal

Como lidar bem com os altos e baixos da vida profissional?


 Vamos começar entendendo que "lidar bem" é algo muito subjetivo cada um entende e sente de forma diferente os altos e baixos da vida profissional e não existe certo e errado. Existe a vida de cada um com as experiências de cada um. Mas geralmente a maior insegurança durante os altos e baixos da carreira é o medo do desconhecido.

Podemos considerar diferentes tipos de situações desconhecidas como: ficar sem emprego (tem profissionais que nunca ficaram), ficar sem renda, entrar em uma empresa nova com pessoas desconhecidas, mudar de setor dentro da própria empresa, mudar de cargo para um mais elevado com ainda maiores exigências etc.  Essas diferentes situações podem fazer parte dos altos e baixos da vida profissional e trazer com elas insegurança, ansiedade e desajustes no cotidiano.

Em todas elas é possível observar atentamente o quê exatamente traz essa insegurança? para daí vislumbrar soluções. Exemplo: Ficar sem emprego - o quê nessa situação lhe traz insegurança? a falta de renda? a falta do que fazer? a falta de convivência com os colegas? observe e busque soluções como: ter uma poupança que cubra no mínimo 6 meses das suas despesas totais, tenha o plano b pronto no caso de perder o emprego, tenha atividades para o plano b que lhe motivam etc. 

As soluções acima fazem parte de criar estratégias para que se lide melhor com o inusitado da vida profissional. Os altos e baixos da vida profissional sempre existirão, portanto criar estratégias para lidar melhor com esses momentos é importante para o bem estar físico e emocional.

Posts Relacionados:





No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Meu livro da consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia

Esse livro é um dos que uso muito: é pequeno deve ter em torno de 12 cm x 17 cm mas tem 400 páginas. Acho ele otimista sem ser exagerado e traz reflexões que muitas vezes ficam lá guardadas no subconsciente. O título é bem propício pois traz reflexões para que sejam conscientizadas e adequadas para realidade de cada um.  O autor é Terapeuta e professor universitário. Esse é um livro que pode ser usado em diversos momentos da vida mas nesses momentos de insegurança e descrença mundial é ainda mais útil. Cada folha dele tem data (sem ano) e uma reflexão para o dia. É bom colocar na balança determinados assuntos como: vida profissional, forma de vida cotidiana, pessoas e coisas que não acrescentam etc. Enfim, uma vida mais leve e satisfatória de acordo com as expectativas de cada um. Livro: Meu livro da Consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia Autor: Tadashi Kadomoto Editora: Gente  Número de páginas: 400 ISBN: 978-85-452-0212-7 Ano da Edi

Doando Plantas: que você não quer mais!

Que tal doar as plantas que você não quer mais? Aqui surge uma oportunidade para aqueles que tem uma planta, árvore e ou flor em casa e também para aqueles que não têm plantas mas querem ter. Se você tem uma planta em sua casa ou no seu escritório que não vingou  e ou quer mudar a decoração e não sabe o que fazer com elas? Doe! Sabe aquele velho ditado "se você não quer tem quem queira" essa situação se aplica! Porque colocar no lixo algo que ainda pode ser cuidado por alguém? As vezes a situação é de viagem: vai viajar? passar um bom tempo fora e não tem quem cuide de suas plantas? quem sabe doar para alguém que se interesse antes de viajar? Conte para todos, que você conhece que está doando! Via mídias sociais! Tire fotos e mostre para os amigos! logo aparecerá um novo lar para sua planta!  Posts Relacionados: Bloquinhos Reciclados do Bem Sustentabilidade = Coletividade Escolhas Certas! Mudar de Trabalho Planejamento e Organização Por que Pl

Qual a diferença de assiduidade e pontualidade

Assiduidade é o caso do profissional que aparece com frequência ao trabalho. Isso quer dizer é assíduo naquele local. Já pontualidade é a situação daquele profissional que cumpre com suas obrigações em dia e hora marcada (sem atrasar trabalhos ou compromissos). As duas situações caminham paralelas na vida de um bom profissional. Sim! Ser assíduo e pontual é parte das características de um bom profissional. Quer dizer que se você está pecando em uma delas: precisa melhorar. Assiduidade e pontualidade são duas qualidades de profissionais que cumprem com o que prometem, que empregam sua palavra e fazem acontecer. Geralmente, esse profissional não dá muitas desculpas para o que deixou de fazer e sim é focado em resultados coerentes com o prometido. Para ser considerado pontual é necessário ser assíduo - nesse caso eu poderia ouvir: mas a pessoa quando aparece no trabalho ela é pontual. A pessoa que falta demais ao trabalho (sem justificavas coerentes com um profissional)