Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Altos e Baixos da Vida Profissional

       



Quem entra para a vida profissional não sai ileso de altos e baixos. A diferença de um profissional para o outro é a forma como cada um lida com essas nuances. No livro Oportunidades Disfarçadas o autor cita uma passagem de Arthur Schopenhauer: "Devemos encarar com tolerância toda loucura, fracasso e vício dos outros, sabendo que encaramos apenas nossas próprias loucuras, fracassos e vícios. Pois eles são os fracassos da humanidade à qual também pertencemos e, assim, temos os mesmos fracassos em nós. Não devemos nos indignar com os outros por essas fraquezas apenas por não aparecerem em nós naquele momento.

Os altos e baixos da vida profissional tem muito dessa passagem de Schopenhauer: "apenas por não aparecerem em nós naquele momento". A vida é feita de momentos, passagens, altos e baixos e o que não está acontecendo hoje pode se acometer amanhã. Sendo assim, é importante seguir com as atitudes corretas e alinhadas com os valores pessoais independente do momento de vida. Por isso trago cinco reflexões para fazermos juntos. No final do texto, para facilitar, vou deixar o link da Amazon direto para o livro que citei aqui.



Vamos refletir sobre cinco pontos importantes dessas reviravoltas:

1) Quando se está no auge da vida profissional é necessário seguir tratando as pessoas de forma cordial e gentil? Sem dúvida. Existem profissionais que se sentem superiores quando estão em uma situação profissional privilegiada. Ter orgulho da competência é completamente diferente do sentimento de superioridade. Educação, respeito e cordialidade devem acompanhar o profissional independente do momento que  ele está.

2) Quando se está em um momento profissional desfavorável manter a constância das ações. Seja determinado e se comprometa consigo a melhorar. Não pare até que consiga êxito no que almeja. Se uma estratégia não funcionou passe para a próxima é importante ter flexibilidade para conseguir manter a constância.

3) No momento de sucesso no trabalho é tão esbanjador que desperdiça dinheiro sem pensar no momento seguinte? Fato: a vida profissional é composta por altos e baixos, portanto, o profissional deve pensar no momento de baixa sim! Economizar um pouco será muito útil para se manter constante em um período ruim.

4) Em um momento de baixa profissional se acomodar. O comodismo é uma forma de não enfrentar a situação ruim. Não se acomode. Lembre das pessoas que podem ser úteis com uma indicação ou mesmo com uma ideia interessante. Procure uma pessoa de confiança e que você admire profissionalmente para conversar e quem sabe fazer o papel de um mentor e ajudar a sair desse momento. Enfrente!

5) No momento de sucesso profissional opte por ser um exemplo bom. Nunca se sabe se amanhã ou depois uma das pessoas que trabalhou com você será seu líder ou um meio para uma indicação positiva.




Você chegou até aqui! Porque se interessa em alcançar um objetivo por intermédio de planejamento e gestão. Fico feliz! Saiba que os altos e baixos da vida profissional estarão ao longo da jornada de nós profissionais. Saiba que planejamento e a gestão: podem sim! Colaborar com cada uma das fases. Para isso, trago inúmeros autores com diferentes perspectivas de um mesmo assunto contudo esteja certo que eu sei da dificuldade que é formar essa disciplina organizacional interna. Para colaborar com a sua jornada,  que escrevi mais de 800 textos aqui no blog e que já passaram de 200 mil leituras. Meu comprometimento com você leitor é proporcionar aqui no blog minha experiência de forma gratuita para que o maior número de pessoas possível se desenvolva por intermédio do planejamento e gestão. Abaixo vou deixar o link da Amazon para que você possa adquirir o livro que citei acima:







Posts Relacionados










Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. C...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas...