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A reunião que poderia ter sido um e-mail


Quantas reuniões que tomam tempo inutilmente poderiam ter sido apenas um e-mail? muitas! Geralmente, os profissionais não enviam e-mails com a justificativa de serem mal interpretados mas isso tem solução.

Escrever e-mails profissionais, para que tenham uma boa interpretação pelo leitor, requerem objetividade, organização e exercício constante. Exercite escrever e-mails mais claros: pare e pense no que vai escrever - coloque intenção em sua tarefa. 

Minha sugestão é que sejam escritos em tópicos mesmo que tenha apenas dois tópicos. Dessa forma:

Selma,

Boa tarde,


Gostaria de tratar com você dois assuntos:

1) 

2) 


Obrigada,

Bom trabalho,

Danielle.

Perceberam? e-mail limpo e objetivo. Apenas o que interessa está no e-mail sem histórias compridas ou mirabolantes. Com uma despedida simples, agradável e sem o instantâneo e famoso: "Cordialmente" ou "Atenciosamente". Esses termos eram ensinados nas aulas de datilografia dos anos 90 e não são mais necessários no cotidiano a não ser que você trabalhe em uma empresa,  instituição pública e ou com outras nacionalidades que exija o uso. Caso contrário evite pois é nítida a falta de intenção e de envolvimento do remetente do e-mail.

Sempre que a reunião profissional puder ser trocada por um e-mail: faça! Pois essa atitude torna o cotidiano mais dinâmico e produtivo para todos.




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