Pular para o conteúdo principal

Atendimento ao cliente no WhatsApp (Série 3/6)



Quando estiver com o cliente no whatsapp tente criar uma conversa com ele para entender o que ele deseja de fato. Qual o problema que ele tem que o levou a procurar o seu comércio para solucionar? Entregue soluções para o cliente e não mais problemas. Faz parte da solução explanar ao máximo as características do produto ou serviço pelo qual o cliente se interessou. Paciência, atenção tranquilidade nesse momento.

A conversa com o cliente é para tentar entender o que ele gosta ou que ele procura. Desenvolva o assunto não fique apenas respondendo o que ele pergunta. Se importe com a pessoa que está do outro lado, seja genuíno e tente sanar as dúvidas do cliente ao máximo mesmo que dessa vez ele não compre. O cliente que é bem atendido e com dedicação jamais esquece!

Trazer solução para o cliente é além de tentar interpretar o que ele diz mostrar o máximo de características dos produtos ou serviços que ele se interessou. Com fotos de diversos ângulos para que ele entenda, mesmo a distância, do que é feito o produto, o tamanho, o peso, se tem relevo ou se é liso, isso quer dizer, características por completo. Além disso, explane ao máximo os benefícios do produto ou serviço oferecido, isso quer dizer, quer dizer para que ele serve? quais as soluções ele oferece? soluções óbvias e além do óbvio.

Se o cliente não perguntar tantas características e benefícios explane igual as possibilidades pois assim você instrui o cliente em que tipo de atendimento ele deve confiar. Lembre também: quanto mais detalhes do produto menos chances de troca. 

Mesmo que o cliente não compre dessa vez ele é um cliente conquistado pelo atendimento e pela confiança que foi passada durante o contato. Não meça esforços para ser atencioso e solícito. Quando formular respostas tente que elas não tenham apenas uma palavra como: sim! não! ou duas: pode ser! não sei! Esse tipo de afirmação ou negação restringe a conversa e pode dar a entender ao interlocutor falta de boa vontade do vendedor ou da loja.


Essa postagem faz parte de uma série de seis. Essa é a terceira postagem da série a primeira foi: Atendimento a distância: primeiros passos (Série 1/6) e a segunda foi: Escolhas das ferramentas para venda! (Série 2/6). Os próximos três dias irei explanar cada um dos três itens restantes: um a um. Se você é comerciante e ainda ficou com dúvidas em qualquer um deles fique a vontade para entrar em contato comigo.

Posts Relacionados:

Atendimento a distância: primeiros passos (Série 1/6)

Escolhas das ferramentas para venda! (Série 2/6)

Cobrança na venda a distância (Série 4/6)

Hora de trabalhar em conjunto

Aprendizados que a quarentena me trouxe

No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Acompanha PDF exclusivo e gratuito para baixar!)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente que não é só seu. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Coma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns comerem os lanches dos outros, se se quer pedir permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? imediatamente: limpe. Cada um

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos

Doando Plantas: que você não quer mais!

Que tal doar as plantas que você não quer mais? Aqui surge uma oportunidade para aqueles que tem uma planta , árvore e ou flor em casa e também para aqueles que não têm plantas mas querem ter. Se você tem uma planta em sua casa ou no seu escritório que não vingou  e ou quer mudar a decoração e não sabe o que fazer com elas? Doe! Sabe aquele velho ditado "se você não quer tem quem queira" essa situação se aplica! Porque colocar no lixo algo que ainda pode ser cuidado por alguém? As vezes a situação é de viagem: vai viajar? passar um bom tempo fora e não tem quem cuide de suas plantas ? quem sabe doar para alguém que se interesse antes de viajar? Conte para todos que você conhece que está doando! Via mídias sociais! Tire fotos e mostre para os amigos! logo aparecerá um novo lar para sua planta!   Caso deseje escrever uma mensagem aqui nesse post como tantas pessoas já fizeram: lembre de escrever qual seu Estado, sua Cidade e suas redes sociais pois o blog recebe lei