Quando estiver com o cliente no whatsapp tente criar uma conversa com ele para entender o que ele deseja de fato. Qual o problema que ele tem que o levou a procurar o seu comércio para solucionar? Entregue soluções para o cliente e não mais problemas. Faz parte da solução explanar ao máximo as características do produto ou serviço pelo qual o cliente se interessou. Paciência, atenção tranquilidade nesse momento.
A conversa com o cliente é para tentar entender o que ele gosta ou que ele procura. Desenvolva o assunto não fique apenas respondendo o que ele pergunta. Se importe com a pessoa que está do outro lado, seja genuíno e tente sanar as dúvidas do cliente ao máximo mesmo que dessa vez ele não compre. O cliente que é bem atendido e com dedicação jamais esquece!
Trazer solução para o cliente é além de tentar interpretar o que ele diz mostrar o máximo de características dos produtos ou serviços que ele se interessou. Com fotos de diversos ângulos para que ele entenda, mesmo a distância, do que é feito o produto, o tamanho, o peso, se tem relevo ou se é liso, isso quer dizer, características por completo. Além disso, explane ao máximo os benefícios do produto ou serviço oferecido, isso quer dizer, quer dizer para que ele serve? quais as soluções ele oferece? soluções óbvias e além do óbvio.
Se o cliente não perguntar tantas características e benefícios explane igual as possibilidades pois assim você instrui o cliente em que tipo de atendimento ele deve confiar. Lembre também: quanto mais detalhes do produto menos chances de troca.
Mesmo que o cliente não compre dessa vez ele é um cliente conquistado pelo atendimento e pela confiança que foi passada durante o contato. Não meça esforços para ser atencioso e solícito. Quando formular respostas tente que elas não tenham apenas uma palavra como: sim! não! ou duas: pode ser! não sei! Esse tipo de afirmação ou negação restringe a conversa e pode dar a entender ao interlocutor falta de boa vontade do vendedor ou da loja.
Essa postagem faz parte de uma série de seis. Essa é a terceira postagem da série a primeira foi: Atendimento a distância: primeiros passos (Série 1/6) e a segunda foi: Escolhas das ferramentas para venda! (Série 2/6). Os próximos três dias irei explanar cada um dos três itens restantes: um a um. Se você é comerciante e ainda ficou com dúvidas em qualquer um deles fique a vontade para entrar em contato comigo.
Posts Relacionados:
Atendimento a distância: primeiros passos (Série 1/6)
Escolhas das ferramentas para venda! (Série 2/6)
Cobrança na venda a distância (Série 4/6)
Hora de trabalhar em conjunto
Aprendizados que a quarentena me trouxe
No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle
No Facebook: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!