Pular para o conteúdo principal

Atendimento ao cliente no Natal


O atendimento na época que antecede o Natal deve ter uma atenção especial? Sim! Mas por quê? Porque é uma época em que os ânimos em geral estão alterados: as pessoas estão cansadas, tem muitas atividades acumuladas, quem procura o comércio é porque pretende presentear e ser mal atendido é tudo que o cliente não quer.

Sendo assim fique atento a cinco pontos importantes para essa data:

1) Tenha uma expressão agradável! A expressão agradável deixa o dia do cliente melhor pois ele se sente bem tratado e deixa o dia do profissional que está atendendo, também, melhor pois está levando com leveza. É fácil manter uma expressão agradável diante de tantas pessoas com pressa e as vezes sem educação? Não! Não é fácil. Mas é possível treinar e treinar significa ter consciência e mudar cada vez que o rosto carrancudo aparecer. 

2) Paciência! Paciência com os clientes e paciência com os colegas. Tente falar de modo educado e coerente. Não desconte as suas frustrações nos outros. Se uma cliente indecisa entrou e você já está a ponto de explodir - troque sua vez com um colega. Não atenda o cliente mal. Atendimento ruim é uma perda para empresa e para o profissional.

3) Seja coerente! Prometa apenas o que será possível cumprir. Fazer uma promessa para um cliente de pós venda apenas para ele levar aquele produto ou serviço é muita falta de caráter e de coerência. Se você cobra pontualidade dos colaboradores e assiduidade se comporte da mesma forma: seja o exemplo. 

4) Tente não deixar pendências de trabalho para o outro dia para não gerar mais ansiedade. Lembre: essa é uma época de muita ansiedade para muitas pessoas e evitar é necessário. Organize uniforme e alimentação um dia antes de sair - assim conseguirá manter o compromisso em dia.

5) Se você está conseguiu um trabalho temporário: aja como se fosse fixo. Dê o melhor de si pois só dessa forma terá chances de ser efetivado. Não faça "corpo mole" e nem ande no meio de fofocas de equipe.

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Meu livro da consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia

Esse livro é um dos que uso muito: é pequeno deve ter em torno de 12 cm x 17 cm mas tem 400 páginas. Acho ele otimista sem ser exagerado e traz reflexões que muitas vezes ficam lá guardadas no subconsciente. O título é bem propício pois traz reflexões para que sejam conscientizadas e adequadas para realidade de cada um.  O autor é Terapeuta e professor universitário. Esse é um livro que pode ser usado em diversos momentos da vida mas nesses momentos de insegurança e descrença mundial é ainda mais útil. Cada folha dele tem data (sem ano) e uma reflexão para o dia. É bom colocar na balança determinados assuntos como: vida profissional, forma de vida cotidiana, pessoas e coisas que não acrescentam etc. Enfim, uma vida mais leve e satisfatória de acordo com as expectativas de cada um. Livro: Meu livro da Consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia Autor: Tadashi Kadomoto Editora: Gente  Número de páginas: 400 ISBN: 978-85-452-0212-7 Ano da Edi

Doando Plantas: que você não quer mais!

Que tal doar as plantas que você não quer mais? Aqui surge uma oportunidade para aqueles que tem uma planta, árvore e ou flor em casa e também para aqueles que não têm plantas mas querem ter. Se você tem uma planta em sua casa ou no seu escritório que não vingou  e ou quer mudar a decoração e não sabe o que fazer com elas? Doe! Sabe aquele velho ditado "se você não quer tem quem queira" essa situação se aplica! Porque colocar no lixo algo que ainda pode ser cuidado por alguém? As vezes a situação é de viagem: vai viajar? passar um bom tempo fora e não tem quem cuide de suas plantas? quem sabe doar para alguém que se interesse antes de viajar? Conte para todos que você conhece que está doando! Via mídias sociais! Tire fotos e mostre para os amigos! logo aparecerá um novo lar para sua planta!   Caso deseje escrever uma mensagem aqui nesse post como tantas pessoas já fizeram: lembre de escrever qual seu Estado, sua Cidade e suas redes sociais pois o blog rec

Qual a diferença de assiduidade e pontualidade

Assiduidade é o caso do profissional que aparece com frequência ao trabalho. Isso quer dizer é assíduo naquele local. Já pontualidade é a situação daquele profissional que cumpre com suas obrigações em dia e hora marcada (sem atrasar trabalhos ou compromissos). As duas situações caminham paralelas na vida de um bom profissional. Sim! Ser assíduo e pontual é parte das características de um bom profissional. Quer dizer que se você está pecando em uma delas: precisa melhorar. Assiduidade e pontualidade são duas qualidades de profissionais que cumprem com o que prometem, que empregam sua palavra e fazem acontecer. Geralmente, esse profissional não dá muitas desculpas para o que deixou de fazer e sim é focado em resultados coerentes com o prometido. Para ser considerado pontual é necessário ser assíduo - nesse caso eu poderia ouvir: mas a pessoa quando aparece no trabalho ela é pontual. A pessoa que falta demais ao trabalho (sem justificavas coerentes com um profissional)