Quem é o público alvo da sua empresa? Você sabe?
Essa informação é necessária pois todas as ações de Marketing, por exemplo, serão voltadas para ele. O marketing é apenas um dos exemplos de atividade que será voltada para esse cliente - o seu cliente! O dia a dia da empresa será pensado para esse consumidor!
" Esquentar a barriga no balcão" é importante para vivenciar esse freguês. No e-commerce esse acompanhamento se dá de forma mais "fácil",que no comércio físico. Pois dentro de uma loja virtual todas as estatísticas podem ser acompanhadas. Na loja física esse relacionamento é presencial e comunicativa.
Loja física: Converse com o cliente! Troque idéias com ele e não fique apenas na conversa básica...ele pergunta e você responde e nada mais. Desenvolva um assunto amistoso para que seja criado um envolvimento do cliente com o estabelecimento e vice e versa.
Aí você pode me dizer: mas existem clientes que não querem conversar! Sim! Concordo! mas no Brasil são poucos. Tenho 24 anos de experiência em relacionamento com o cliente e posso garantir que são poucos. O que falta é boa vontade ou falta de treinamento de quem está na linha de atendimento.
Loja virtual: Podemos seguir a mesma linha da loja física, porém o que representará sua face serão os emojis ou emotions (os bonequinhos aqueles que usamos no whatsapp). Sim, eles funcionam muito bem para aproximar o cliente na hora de uma conversa virtual. Não responda como um robô! Apenas respostas prontas desumaniza o atendimento.
Nessa conversa amigável você pode analisar o perfil comportamental desse cliente e fazer as ações da empresa voltadas para esse perfil. Quanto mais direcionadas ao público alvo forem essas ações...melhor serão os resultados.
Fora a conversa pessoal, por chat, whatsapp ou qualquer mídia digital, também, é possível fazer pesquisas para que o cliente responda. Pesquisas, também, bem direcionadas ou com a intenção dê. Lembrando! Fazer a pesquisa é importante mas analisar os dados para chegar em resultados é essencial!
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Bom Trabalho!
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