Quem é o público alvo da sua empresa? Você sabe?
Essa informação é muito útil pois todas as ações de Marketing, por exemplo, serão voltadas para ele. O marketing é apenas um dos exemplos de atividade que será voltada para esse cliente - o seu cliente! O dia a dia da empresa será pensado para esse consumidor! " Esquentar a barriga no balcão" é importante para vivenciar esse freguês. No e-commerce esse acompanhamento se dá de forma mais "fácil", que no comércio físico. Pois dentro de uma loja virtual todas as estatísticas podem ser acompanhadas. Na loja física esse relacionamento é presencial e comunicativa.
Loja física: Converse com o cliente! Troque ideias com ele e não fique apenas na conversa básica: ele pergunta e você responde e nada mais. Desenvolva um assunto amistoso para que seja criado um envolvimento do cliente com o estabelecimento e vice e versa. Aí você pode me dizer: mas existem clientes que não querem conversar! Sim! Concordo! mas tentar não custa nada. Tenho 26 anos de experiência em relacionamento com o cliente e posso te dizer que a minha experiência é que a grande maioria das pessoas gostam de conversar. O que ser que falte é boa vontade ou treinamento de quem está na linha de atendimento.
Loja virtual: Podemos seguir a mesma linha da loja física, porém o que representará sua face serão os Emojis ou Emoticons (as carinhas aquelas que se usa no WhatsApp). Sim, eles funcionam muito bem para aproximar o cliente na hora de uma conversa virtual. Não responda como um robô: respostas prontas demais desumaniza o atendimento. Nessa conversa amigável você pode analisar o perfil comportamental desse cliente e fazer as ações da empresa voltadas para esse perfil. Quanto mais direcionadas ao público alvo forem essas ações - melhor tendem a ser os resultados.
Fora a conversa pessoal, por chat, WhatsApp ou qualquer mídia digital, também, é possível fazer pesquisas para que o cliente responda. Pesquisas, também, bem direcionadas ou com a intenção dê. Lembrando! Fazer a pesquisa é importante mas analisar os dados para chegar em resultados é essencial!
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