Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Atender é diferente de vender


Atender o cliente é ouvir a demanda dele e ajudar naquilo que for possível. Isso quer dizer: ser reativo - reagir depois que o fato foi explanado.

Vender é ouvir a demanda do cliente e tentar solucionar o problema dele com as ferramentas que lhe cabem. Para vender é necessário ser proativo e conseguir interpretar o que o cliente precisa naquele momento para mostrar a ele as opções certas. Essa ação bem executada  conseguirá evitar situações antes mesmo que elas aconteçam.

Por isso atender é diferente de vender! São ações distintas mas que se complementam. Treine os novos colaboradores!

Exemplo: uma secretária em uma clínica - ela atende as necessidades do cliente e do profissional para quem ela trabalha. Um tem horários disponíveis (profissional) e o outro precisa de horário para consulta (cliente). Porém, se a secretária for proativa além de atender o cliente ela poderá vender os produtos oferecidos pela clínica.

Como? Com treinamento adequado e munida das ferramentas necessárias - um exemplo: folder (feito pelos profissionais) o qual terá a lista de alguns ou todos os serviços oferecidos pela clínica. Tudo com profissionalismo e responsabilidade, obviamente! A diferença está nos detalhes!

Outro exemplo: recepcionista de academia. Além de receber os alunos pode vender os pacotes oferecidos pela empresa. Para que tudo corra como esperado: o Treinamento humanizado irá ajudar!

Toda vez, que o cliente procura um estabelecimento comercial é com a intenção de solucionar uma questão. Visando isso,  o ato de vender pode ser pensado e planejado com a intenção de prevenir problemas!

Posts Relacionados:

Fale Menos da Sua Vida Pessoal em um Ambiente Profissional

A Minha Estratégia é o Planejamento

Tenho Loja Física e Gostaria de Marcar Presença na Web

Racionamento Foco em Melhorias

Público Alvo

No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...