Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Soja: nutrição e saúde - com receitas práticas e saborosas

 


Este é um blog dedicado ao planejamento e gestão, focado em educação estratégica e gerencial. Isso inclui indicações de livros e alimentação saudável, pois ler é essencial para todas as profissões e manter uma alimentação equilibrada melhora o bem-estar físico, clareza mental e produtividade. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura e a alimentação saudável são ferramentas valiosas. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.

Sobre a autora: Conceição Trucom Bacharel em Química pela UFRJ desde 77, atuou por 24 anos na área da ciência aplicada, com projetos em Química Orgânica, Inorgânica e Bioquímica. Uma estudiosa eterna dos mistérios do corpo e da saúde, participa, desde 95, de cursos de formação em técnicas de: Alimentação natural, Meditação, Terapia do riso e os estudos sobre o poder da mente. Convencida de que para a construção e manutenção de um corpo saudável é necessário o uso de alimentos nobres, resolveu dedicar-se aos estudos sobre esta fantástica semente que é a soja.


Este livro vem preencher um espaço na literatura dos alimentos saudáveis e seus reflexos na saúde humana. Sua proposta não se restringe ao ensino de receitas e seu aplicativo na culinária, mas esclarece e informa, oferecendo todo o conhecimento para que o consumo da soja e a prática da alimentação natural se tornem hábito conscientes e saudáveis. 

Para aqueles que desejam reduzir o consumo dos alimentos de origem animal, ou mesmo àqueles que desejam encontrar fontes alternativas e saudáveis de alimentos, o livro Soja - Nutrição e Saúde traz uma valiosa contribuição, tornando-se uma importante fonte de consulta. 


Prefácio

São dez anos estudando as milenares medicinas Ayurvédica e Chinesa, como também as várias "dietas" criadas nas últimas décadas. Neste aspecto, a formação em química e a experiência como cientista muito têm ajudado a entender essas necessidades da existência humana, conferindo recursos para discernir o que de mais consistentes, assertivo e adequado tem a oferecer cada um destes conjuntos de conhecimentos para nossos tempos atuais.

Estudar química, bioquímica, biologia e nutrição humana faz com que esta jornada de esclarecer pessoas tenha uma base científica que permite entrar em sintonia com as suas reais necessidades, em harmonia com a inegável inteligência do corpo humano.

Sem dúvidas, o corpo humano é perfeito, mas necessita de nutrição para manter-se vivo e produtivo, e os alimentos naturais são fascinantes na prestação deste serviço. Começando pelas sementes, alimentos vivos, também chamados de biogênicos (bio=vida, gênico=gerar), que contêm todos os nutrientes, micronutrientes e informações genéticas para gerar um novo ser vegetal. Elas contêm a mensagem de gerar expansão e vida, principalmente se obtidas de forma natural e orgãnica.

Hoje, existem os alimentos reconhecidos como funcionais, porque são ricos em substâncias nutracêuticas (fármacos que nutrem), que ajudam o corpo humano a construir harmonia metabólica, ou seja, saúde. Este livro está dedicado a um destes alimentos: a soja. Uma semente dourada, uma representante especial da família dos feijões, ou leguminosas, devido ao seu elevado teor de proteína (40%), óleos nutricionais (20%) e fibras (18%), acrescida do fato de ser isenta de amido. 


Além de todas estas propriedades, a soja contém substâncias que a torna um grande instrumento na prevenção e tratamento das saúde humana, que a qualificam como um alimento funcional. Alimentos funcionais são aqueles que, além de funções nutricionais básicas, podem produzir efeitos metabólicos e ou fisiológicos benéficos à saúde, devendo ser seguros para o consumo sem supervisão médica.

Na verdade, a soja, por ser um alimento produzido em escala global, que envolve inúmeros setores da economia mundial e que usa enormes áreas de plantio, afetando sobremaneira alguns ecossistemas do planeta, acaba por ser a bandeira de muitas questões sociais, tecnológicas, ecológicas e sanitárias. Portanto, é hora de ter muito cuidado para não estigmatizá-lo, por estar sendo ela o foco de discussões que trancendem sua utilidade como alimento de inquestionável valor. É fundamental conhecê-la mais profundamente, abstraindo-se um pouco destes assuntos polêmicos. 

É digno e sábio considerar a presença milenar da soja na cultura oriental e buscar conhecer suas propriedades, composição, benefícios para a saúde, cuidados em seu manuseio, preparo e consumo, como também sobre todos os produtos gerados a partir deste grão. Nomes como tofu, missô, shoyo, tempeh, okara, kinako, soja hortaliça (edamame) e carne de soja (proteína texturizada de soja - PTS) não serão mais mistério para você. 

Uma fonte barata de porteína, a soja pode ser um recurso interessante de combate à desnutrição da população brasileira. Mais e mais pessoas precisam saber da capacidade nutricional deste alimento e das formas adequadas de usá-la em preparos saudáveis e gostosos. A soja tem seus segredos, que precisam ser conhecidos para obter a contribuição ótima para a saúde. 


Sumário
Apresentação
Prefácio
Introdução
Histórico
O que é soja

Os principais componentes da soja
A proteína da soja
Os carboidratos da soja
Os lipídios da soja
Os fitosteróis da soja
A lecitina e os fosfolipídios da soja
As saponinas da soja
O ácido fítico da soja
Os isoflavanóides da soja
As vitaminas da soja
Os sais minerais da soja

A soja na saúde
O câncer e a soja
O câncer de mama e a soja
O câncer de próstata e a soja
O câncer de cólon e a soja
O câncer de pele e a soja
A diabetes e a soja
A hipoglicemia e a soja
O colesterol e a soja
A menopausa, a TPM e a soja
A osteoporose e a soja
A memória e a soja

Os derivados da soja 
O óleo da soja
A lecitina da soja
As farinhas da soja
Os concentrados protéicos da soja
O leite de soja
A okara
O queijo da soja - tofu
A soja hortaliça
Os fermentados de soja

Receitas saudáveis com a soja
Receitas com o feijão de soja
Receitas com a massa básica
Receitas com leite de soja
Receitas com okara
Receitas com tofu
Receitas com os fermentados de soja
Receitas com brotos de soja
Receitas com farinha de soja
Receitas com carne de soja (proteína texturizada de soja - PTS)

Entendendo as críticas sobre a soja
O sabor esquisito - as lipoxigenases
Os agentes de flatulência - os oligossacarídeos
Os fatores antinutricionais dos feijões
Os inibidores de proteases - dificultam ou impossibilitam 
As lectinas ou hemaglutinas - aglutinantes do sangue

A soja transgênica
A biotecnologia
Um alerta ao agricultor
A soja transgênica no Brasil
O que é soja RR?

A soja orgânica
Alternativa para visionários

Bibliografia


Livro: Soja: nutrição e saúde - com receitas práticas e saborosas
Autor: Conceição Trucom
Editora: Alaúde
Número de páginas: 136
ISBN: 85-98497-20-7
Ano da Edição: 2005



Posts Relacionados

A importância da linhaça na saúde 

O poder de cura do limão











Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. C...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

As vezes resolver problemas não é nada fácil! O mais importante é focar na solução pois o problema  existe. Então fiz quatro folhas (planners) para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e ver qual será a mais acertada para aquele momento de vida.  Todas as folhas estão disponíveis para impressão só clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema: escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema: escreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1: Descreva a primeira forma de solucionar o problema que você pensou. e) A favor (prós) da solução 1: Relacione todos os pontos que são favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1: Relacione todos os ponto que são desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ou não as minhas expectativas? por quê?: Compare os prós e contras e faça uma observação crítica dos dois e reflita qual o que mais atende a suas...