Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão! Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constante são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.
Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV, Blog Mãe Literatura e Leticia Leonardi.
O tema do mês é: Primavera. É o tema da nossa maravilhosa Esmaltes e Livros. Para esse tema escolhi o livro - Aventuras de Alice no país das Maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Com ilustrações de John Tenniel. Penso que a primavera tem seu encanto, as cores e maravilhas da primavera me lembram essa literatura infantil clássica publicada pela primeira vez em 1865. Embora, esse seja um livro infantil ele faz críticas sutis a sociedade vitoriana e normas culturais de sua época. Os esmaltes escolhidos foram ambos da marca "Anita": base unhas de ferro e team bride ambos ótimos em durabilidade e cobertura.
Sobre Carroll e Tenniel, segundo o livro:
Lewis Carroll é o pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, nascido em 27 de janeiro de 1832 em Cheshire, Inglaterra. Suas obras mais famosas são Aventuras de Alice no País das Maravilhas - publicada em 1865 e escrita para Alice Liddell, filha do deão do Christ Church - e sua continuação, Através do Espelho, publicada em 1872. Carroll morreu em 14 de julho de 1898, em decorrência de uma bronquite.
John Tenniel nasceu em Londres em 1820. Cego de um olho e com uma memória fotográfica prodigiosa, desenhava sem modelos. Entre 1850 e 1901 colaborou com a revista satírica Punch, para a qual produziu mais de 2.000 ilustrações e caricaturas. Ilustrou também vários livros, incluindo uma edição de 1848 das fábulas de Esopo, porém seus trabalhos mais importantes foram em Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho. John Tenniel morreu em 1914.
O contexto Vitoriano em "Alice no País das Maravilhas"
Lewis Carroll publicou "Alice no País das Maravilhas" em 1865, durante a era vitoriana na Inglaterra, um período de profundas transformações sociais e políticas. A obra de Carroll, embora repleta de fantasia e nonsense, reflete muitos dos acontecimentos da época.
Reinado da Rainha Vitória
A era vitoriana, marcada pelo longo reinado da Rainha Vitória, influenciou fortemente a cultura e a política britânicas. A figura da rainha permeia a obra de Carroll, especialmente na personagem da Rainha de Copas, que governa seu reino com uma mistura de autoridade e capricho, ecoando a percepção do poder real na sociedade.
Industrialização
A Inglaterra estava em plena Revolução Industrial, transformando a economia e a sociedade. Carroll, através de seu livro, incorpora elementos dessa transformação, ilustrando um mundo em constante mudança e inovação, mas também mostrando os desconfortos e as incertezas que acompanhavam esse progresso.
Imperialismo
A Grã-Bretanha expandia seu domínio global, aumentando o nacionalismo e a promoção da superioridade britânica. As aventuras de Alice podem ser vistas como uma exploração dos territórios desconhecidos, refletindo a mentalidade imperialista da época e o fascínio pela descoberta e conquista.
Mudanças Sociais
A era vitoriana foi marcada por mudanças nas estruturas sociais, com debates sobre direitos das mulheres e reformas sociais. Alice, uma protagonista feminina jovem e curiosa, desafia os papéis tradicionais de gênero, representando uma nova geração que questionava as normas sociais estabelecidas.
Cultura e Literatura
A era vitoriana foi um período de florescimento cultural e literário. "Alice no País das Maravilhas" se destaca como uma obra que mistura comédia e crítica social, questionando as convenções da época. A obra de Carroll é um reflexo do ambiente literário vibrante e inovador da época.
Em "Alice no País das Maravilhas", Lewis Carroll teceu um conto que, embora fantasioso, está profundamente enraizado nas realidades sociais e políticas de sua época. Ao ler a obra, podemos vislumbrar a complexidade e as transformações da sociedade vitoriana, tornando a história de Alice não apenas um conto de fantasia, mas também um comentário social perspicaz.
Obras-primas de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho há mais de um século encantam crianças e adultos. Instigante, divertida, inusitada, profunda, a saga de Alice é inesgotavelmente interpretada, parodiada, filmada, citada...e, claro, lida.
Esta charmosa edição de bolso contendo os dois clássicos, inédita no mercado brasileiro, traz os textos na íntegra e ilustrações originais de John Tenniel. Imperdível!
Sumário - Aventuras de Alice no País das Maravilhas
1. Pela toca do Coelho
2. A lagoa de lágrimas
3. Uma corrida em comitê e uma história comprida
4. Bill paga o pato
5. Conselho de uma Lagarta
6. Porco e pimenta
7. Um chá maluco
8. O campo de croqué da Rainha
9. A história da Tartaruga Falsa
10. A Quadrilha da Lagosta
11. Quem roubou as tortas?
12. O depoimento de Alice
Sumário - Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá
1. A Casa do Espelho
2. O jardim das flores vivas
3. Insetos do Espelho
4. Tweedledum e Tweedledee
5. Lã e água
6. Humpty Dumpty
7. O Leão e o Unicórnio
8. "É uma invenção minha"
9. Rainha Alice
10. Sacudida
11. Despertar
12. Quem sonhou?
Livro: Aventuras de Alice no País das Maravilhas; Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá
Ilustrações: Lewis Carroll
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Autor: Lewis Carroll
Editora: Zahar
Número de páginas: 317
ISBN: 978-85-378-0172-7
Edição: 2009
Desta vez escolhi o esmalte Pimenta Rosa, da Colorama, um dos meus esmaltes favoritos. Um rosa bem a cara da primavera. Combinou bem com a capa do livro, Tom Lake, que é o livro deste mês do nosso amado Clube MãeLiteratura. Para compor a foto, algumas das minhas lindas suculentas, que estão florindo, já comemorando a chegada da primavera.
Minha escolha de esmalte foi Rosa Candy da @Impala! Passei duas camadas e adorei o resultado. Quarta asa será a minha próxima leitura! Para compor o cenário uma das minhas plantas favoritas! @leleonardi
Acima o calendário das postagens do ano de 2024! Na sequência os livros escolhidos pelas queridas parceiras de Esmaltes e Livros! Já adianto: é cada título bom que eu tenho vontade de sentar e ler todos eles agora, mesmo! Visite, não perca.
Fontes de Pesquisa:
Posts Relacionados:
Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Instagram: @svdanielle
Bom trabalho!
Nossa maravilhosa blogagem coletiva desse Mês vem com o tema: Música. Ouço música todos os dias! Gosto da história dos artistas e fico encantada como são sensíveis. Para essa postagem trouxe filme, documentário e livro: Edith Piaf, Maria Callas, Bowie, Pitty, Badi Assad e Humberto Gessinger. Vem conferir!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!