Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

A Saga da Comida: Receitas e História - Esmaltes e livros 04/12 -Páscoa

 


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais e uma delas é esta.

Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV,  Blog Mãe Literatura  e Leticia Leonardi.  

Cada mês propomos um tema e esses temas são selecionados no ano anterior. O tema desse mês de Abril é: Páscoa e para esse tema eu trouxe o livro - A Saga da Comida. Páscoa é aquele momento que me lembra família ao redor da mesa confraternizando um dia gostoso. Por isso, trouxe o "A Saga da comida: receitas e história de Gabriel Bolaffi". Para ilustrar a Páscoa inclui na foto a palma recebida no Domingo de Ramos. Esse é um livro interessantíssimo, principalmente para quem gosta de cozinhar.


Contracapa do livro - Depoimentos: "O livro...conta a...saga do homem e do mundo através da comida. Poucas pessoas estariam tão credenciadas para a tarefa quanto (Bolaffi)." - Gula

"O sociólogo Gabriel Bolaffi, da USP, pesquisou a história da comida e reuniu deliciosas receitas." - Jornal da Tarde


Sumário

1. Segredos que não São Segredo

2. Molhos Básicos

3. Antepastos e Tira-gostos

4. Sopas, Quentes e Frias

5. Pães, Brioches e Croissants

6. Massas: Frescas e Secas

7. Pizzas, Calzoni e Fogaças

8. Tortas, Pastéis e Empadões

9. Ovos, Omeletes e Panquecas

10. Carnes: Bovinos

11. Carnes: Suínos, Caprinos e Ovinos

12. Carnes: Aves em geral

13. Carnes: Coelhos e Rãs 

14. Carnes: Peixes e Crustáceos

15. Arroz e Risottos

16. Milho: Polentas, Cuscuz e Pamonhas

17. Verduras e Legumes

18. Sobremesas: Frutas e Doces

19. Sobremesas: Tortas, Cremes e Gelados

Bibliografia

Fontes das Imagens

Índice de Receitas

Índice Geral

Índice Onomástico



Contracapa do livro: Este é um livro sobre a cozinha universal vista sob uma perspectiva brasileira. Não se limita a dar as receitas, sua origem e sua história, mas também ensina a cozinhar e a dominar a arte, interessando e divertindo o leitor. Mesmo uma leitura em diagonal será suficiente para mostrar ao leitor que na arte da cozinha não existem segredos, pois nessa arte tudo o que não é tradição é invenção e inovação. Quando muito, existem macetes ou pequenos truques, e todos eles serão amplamente descritos e explicados ao longo do texto. Com a quantidade de livros de cozinha, culinária e gastronomia que se publicam hoje em dia, certamente não será um livro totalmente original. Mas é um livro altamente inovador, na medida em que oferece um cabedal de receitas capaz de satisfazer os mais curiosos gourmets e os mais zelosos anfitriões, acompanhadas por uma variedade de informações sobre a origem dos principais ingredientes que foram produzidos e consumidos ao longo da história da cultura ocidental e daquelas que a precederam ou influenciaram. Mais importante, tenho certeza que será útil, interessante e divertido. Gabriel Bolaffi.



Página 345: 

Frango Frito à Vienense (Viener Schnitzel)

Este é o tipo da receita que muitos no Brasil chamariam de Frango à Milanesa. Não tem nada a ver e em Milão não existe. É vienense mesmo e fora de Viena só se encontra em outras cidades do antigo Império Austro-húngaro como Praga ou Budapeste. 

Livro: A Saga da Comida: receitas e história
Autor: Gabriel Bolaffi
Editora: Record 
Número de páginas: 712
ISBN: 85-01-05641-3
Edição: 2000

Para essa segunda edição de esmaltes e livros do ano de 2024 a minha escolha de esmaltes foi Panvel Panvel Make Up: Base e Risqué - Vermelho Felicidade. O pincel da Panvel é médio em quantidade de cerdas o que colabora com a rapidez da esmaltação. Já o Risqué é fininho ao meu ver poderia ter um pouquinho mais de cerdas. Eu quem faço minhas unhas então sempre busco rapidez, durabilidade e secagem rápida.


Acima o calendário das postagens do ano de 2024! Na sequência os livros escolhidos pelas queridas parceiras de Esmaltes e Livros! Já adianto: é cada título bom que eu tenho vontade de sentar e ler todos eles agora, mesmo! Visite, não perca.



Mãe Literatura: "O esmalte é o Sutileza, da @Impala, um tom que eu gosto bastante e acho que combina com chocolates. Fácil de esmaltar, passei duas camadas. O livro é o Segredos de família, da Liane Moriarty. Livro deste mês do nosso amado Clube MãeLiteratura. Para compor o cenário, escolhi os ovos de Páscoa, por aqui mantemos esta tradição!"



Letícia Leonardi: "Minha escolha de esmalte foi o Café, da @EsmaltesColorama! Eu achei este tom a cara da páscoa. Passei duas camadas e ficou uma cor bem bonita. O livro é o Morte no Nilo, um dos mais famosos da Agatha Christie. Para compor o cenário, escolhi um dos meus chocolates favoritos, os bombons da Ferrero Rocher."



Posts Relacionados

Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                                Material de apoio: Quero ler mais este ano!



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle 

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras são importantes por alguns motivos mas dois são muito importantes: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa forma não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trabalho . Evitar desavenças de

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos