Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

História e Natureza - Esmaltes e livros 05/12 - Natureza

 


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais e uma delas é esta.

Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV,  Blog Mãe Literatura  e Leticia Leonardi.  

Cada mês propomos um tema e esses temas são selecionados no ano anterior. O tema desse mês de maio é: natureza. Para o assunto trouxe o livro "História e Natureza" escrito pela historiadora Regina Horta Duarte. É um livro que traz reflexões sobre a relação do ser humano com a natureza aos longo do tempo. Dessa vez não pintei as unhas mas trouxe uma inspiração que é a unha francesinha.



Trechos do capítulo I: Vivemos em uma época em que o meio ambiente tornou-se um tema "quente", aparecendo por toda parte, desde discursos de presidentes e primeiros ministros de vários países, textos de revistas e jornais, programas de televisão em horário nobre e até me propagandas de carros para trilhas ecológicas. Nas escolas, o assunto reciclagem encontra-se cada vez mais presente nos livros didáticos, nas aulas e nas várias atividades propostas aos alunos. A expressão "desenvolvimento sustentável" também se tornou comum na fala das mais variadas pessoas. Enfim, parece que o nosso mundo tornou-se obcecado pela natureza e sua preservação. 

Mas como a vida é mesmo cheia de contradições, essa mesma sociedade atual - que elegeu o meio ambiente como um de seus temas mais populares - é a mesma na qual o consumo de bens e produtos alcançou um nível nunca antes conhecido por nenhuma outra sociedade ao longo da história do homem. 

Trechos do capítulo I: A busca do crescimento de forma sustentável tornou-se, assim, algo essencial em nosso tempo e não é um desafio fácil de ser resolvido. O estilo de vida voltado para o consumo enche nosso planeta e embalagens e objetos que, tão logo são comprados, tornam-se obsoletos. A reciclagem apresenta-se como uma solução, mas nosso planeta parece afogado em garrafas pets, montanhas de restos orgânicos, sacolas plásticas, baterias e carcaças. 

Trecho do capítulo III: No caso do Brasil, poderíamos destacar três autores clássicos em cujas obras o estudo das relações entre a sociedade e a natureza foi realizado de forma magistral, ainda na primeira metade do século XX. O primeiro é o cereanse João Capistrano de Abreu (1853-1927), um dos fundadores dos estudos históricos no Brasil. Autodidata e dotado de uma incansável curiosidade intelectual, publicou uma obra de grande importância, "Capítulos de História Colonial", em 1907. Logo nas primeiras páginas, o autor detém-se numa preciosa análise dos aspectos físicos do território brasileiro, abordando sua formação geológica, suas bacias hidrográficas, seu relevo, sua vegetação e sua fauna. Mas tudo isso não é feito como uma mera introdução desconectada da análise histórica pretendida pelo autor. O cuidado da descrição justifica-se pela clara intenção do autor de mostrar as condições em que as sociedades e as culturas indígenas se instituíram, ou ainda aquelas condições encontradas e transformadas pelos colonizadores. 


Livro: História & Natureza
Autora: Regina Horta Duarte 
Editora: Autêntica Autêntica 
Número de páginas: 112
ISBN: 97-8858-217-2193
Edição: 2007



Mãe Literatura: "O esmalte é o Allure, da @impala, Coleção A cor da sua moda, da, um tom que eu amo e acho que contrata bem com o verde da natureza. Fácil de esmaltar, ótima cobertura, passei duas camadas. O livro é Oração para Desaparecer, da Socorro Acioli. Livro deste mês do nosso amado Clube Companhia MãeLiteratura. Para compor o cenário, escolhi algumas plantas da nossa varanda, eu amo minhas suculentas!"


Letícia Leonardi: "Minha escolha de esmalte foi o Astral, um nude muito bonito da @Risque! Passei duas camadas e gostei muito do resultado. O livro é o ótimo o Avesso da Pele, do Jeferson Tenório. Para compor o cenário, escolhi uma das minhas plantas favoritas, a minha Philodendra. 


Acima o calendário das postagens do ano de 2024! Na sequência os livros escolhidos pelas queridas parceiras de Esmaltes e Livros! Já adianto: é cada título bom que eu tenho vontade de sentar e ler todos eles agora, mesmo! Visite, não perca.






Posts Relacionados:




Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                                Material de apoio: Quero ler mais este ano!







Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle 

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!




Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trab

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos